Edmilson Teixeira

Em expansão

Edmilson Teixeira 19 de agosto de 2020
A Iguá Saneamento- controladora da Agreste Saneamento- aqui em Alagoas comemora três anos e se prepara para uma nova fase de transformações e crescimento. A companhia, que gere 18 operações e beneficia mais de seis milhões de clientes em cinco estados, marca esse importante momento com a chegada do novo controlador chefe, Carlos Brandão, e uma agenda ambiciosa de crescimento. Em expansão II “Há três anos a Iguá atua com o propósito de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil, agora vamos acelerar o ritmo para também posicionar a empresa como a melhor plataforma de expansão e desenvolvimento do setor”, explica Brandão. Em expansão III Em Alagoas, a Agreste Saneamento atua na captação e tratamento da água que abastece dez municípios e beneficia mais de 377 mil pessoas, por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) com a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal). Além da prestação do serviço, a empresa atua junto à comunidade com diversas ações que repercutem em benefícios sociais, ambientais e econômicos para a população. Pancada   Alguns  prefeitos alagoanos ficaram surpresos com as retenções do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) feitas pela Receita Federal . Os descontos foram de parcelas de obrigações correntes (patronal e segurado) e obrigações devedoras não recolhidas da competência junho. Devido ao grande número de prorrogações que aconteceram devido a Pandemia, a AMA esclarece os descontos vigentes. Pancada II Segundo a Associação dos Municípios Alagoanos – AMA – existem duas portarias distintas: a 139/2020, que prorroga o prazo para recolhimento da contribuição patronal Previdência Social, e a portaria 201 de 2020 que prorroga o prazo dos vencimentos das parcelas mensais dos parcelamentos Administrativo.

Capela

O ex-prefeito Eustaquinho Moreira (Podemos) disse que  teve uma proveitosa reunião com o secretário estadual de Infraestrutura, Maurício Quintela, com a participação do vereador Júnior de Santa Efigênia. “Reivindicamos melhorias em Capela para a recuperação da estrada de acesso à antiga usina João de Deus e à fazenda Vieira, bem como para a água destas duas localidades e da Rua do Alto” disse.

Capela II

Eustaquinho que é pré-candidato a prefeito afirmou ainda que  solicitou ao secretário Maurício,  uma ligação e mais segurança entre as Casas Novas e a área central da cidade, trecho este em que acontecem vários acidentes. “E, quanto à Santa Efigênia, reivindicamos casas de alvenaria no lugar das de taipas, solução para a água e para a estrada do nosso povoado, inclusive conversamos sobre estudos para uma nova rota nos pontos em que há alagamento durante o inverno! Obrigado ao Secretário Maurício Quintela pela importante reunião.”

Chã Preta

A Prefeitura  segue firme no enfrentamento à pandemia de Covid-19. “Em parceria com o Governo de Alagoas, garantimos a chegada de oxímetros de pulso a Secretaria de Saúde. O aparelho, que mede a saturação de oxigênio no sangue e verifica os batimentos cardíacos, será utilizado como um instrumento de triagem em atendimentos de casos possivelmente relacionados ao novo coronavírus” disse a prefeita Rita Tenório (PMN)

São Luís do Quitunde

Quem toma posse nesta quinta-feira para este restinho de mandato como vereadora é Maria de Lourdes de Melo Araújo. Ocupará a lacuna aberta deixada então ocupada pela vereadora Nena do Jakson. Nena teve seu mandato cassado após TSE reconhecer a inelegibilidade decorrente do previsto pelo artigo 14, §7º, da Constituição Federal, uma vez que o seu cunhado Jilson Lima era prefeito em exercício na época.

Dados interessantes

Segundo levantamento oficial  do próprio governo federal em relação ao Bolsa Família, o Estado de Alagoas é uma das 10 unidades da federação em que o número de beneficiários pelo programa ultrapassa o de trabalhadores com carteira assassinada. Esse é mais um dos dados que mostra a dificuldade que Alagoas tem para a geração de emprego e renda. Um desafio que se associa ao período de pós-pandemia, quando muitos dos auxílios recebidos por parte do governo federal devem chegar ao fim.

Penedo

Ontem a Assembleia Legislativa de Alagoas aprovou, nesta  por unanimidade, e em primeira votação, o Projeto de Lei, de autoria do deputado Inácio Loiola (PDT), que denomina "Hélio Nogueira Lopes", o trecho da estrada que liga os municípios de São Sebastião a Penedo. Dr. Hélio chegou a ser prefeito de Penedo durante um  mandato de cinco anos, de 31 de janeiro de 1956 a 31 de janeiro de 1961.

Argumento

“Poucos alagoanos tiveram a oportunidade de servir ao seu Estado como Hélio Nogueira Lopes, que dedicou toda a sua vida de médico e homem público às causas maiores de Alagoas e de sua cidade de Penedo. Hélio Lopes marcou toda a sua vida pela firmeza de caráter, competência e, sobretudo, honestidade no trato com a coisa pública, virtude cada vez mais rara no mundo da política brasileira”, justifica Inácio Loiola.

 Maragogi

A tão esperada obra do Aeroporto de Maragogi, já determinada pelo governo alagoano será encabeçada pela Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand). Para o secretário da pasta, Mosart Amaral, a publicação do edital dá a largada para a concretização de um sonho antigo dos alagoanos.

Maragogi II

“O aeroporto de Maragogi, juntamente com todo o conjunto de obras estruturantes que estão sendo tocadas no Norte do Estado, é sinal de que o governador Renan Filho valoriza e investe na vocação turística da região. E o resultado disso é desenvolvimento”, afirmou o secretário, Mosart Amaral.