Alisson Barreto
A sábia arte do “reset”
A sábia arte do “reset”
Publicação: 17/8/2020 Autor: Alisson Barreto O que um termo que parece remeter a um botão de computador pode servir de lição a uma pessoa em tempo de pandemia? Eis, pois, a questão! A verdade é que a significação do supracitado termo diz muito mais respeito a eminentes necessidades dos tempos hodiernos do que nossa prática vulgar poderia prever. Atente-se aos aspectos computacional e etimológico para melhores conclusões. No computador, o botão “reset” é utilizado diante de um travamento severo do sistema, levando o computador a reiniciar, como se estivesse sendo ligado naquele momento. Diante de algumas falhas em sistemas operacionais, muitas vezes é difícil identificar quando se trata de um procedimento demorado ou de um travamento. E o usuário fica na dúvida em qual das opções perderá menos tempo ou ganhará mais benefícios. Ainda que muitos dos computadores não venham mais com tal botão, a função ou o resultado acaba sendo conseguido com um “CTRL+ALT+DEL” ou o acionamento do botão de desligar por alguns minutos seguido do religamento. O prefixo “re” faz alusão a algo que passou, tem significado de “de volta”, novamente. Por exemplo os verbos refazer (fazer de novo) e remarcar (marcar mais uma vez). O botão “reset” leva de volta ao “set” (não “Bios set up”), de volta à configuração de onde parte para o funcionamento. Trata-se de um substantivo cujo dicionário remete a uma variedade de significados como “grupo, curso, série, conjunto, adaptação, direção, plano, posição, endurecimento, lugar de filmagem” (cf. Dicionário Dict.land, 2019), mas seu uso mais comum entre brasileiros que usam computador é “configuração”. Para pessoas humanas, em algumas situações da vida, não é diferente. Enquanto vive no mundo regido pelo “cronos”, o homem não volta dos mortos para o “cronos”; mas volta várias vezes para refazer sua vida. O próprio dormir pode ser tido como uma espécie de “reset”, ensejando novas oportunidades no dia que se descortinará. Mudanças de cursos, idades, cidades, anos do calendário e empregos também são exemplos ensejadores de “resets”. Por necessidades, obrigações, por amor ou sonhos muitos têm suas vidas reiniciadas, mas nem todos se dão conta da oportunidade surgida, das novas vitórias que poderão ser buscadas. A pandemia, se bem observada, coloca o homem em estado de reinício e a capacidade de enxergar isso pode ser o marco divisor entre sua empresa reinventar-se e persistir ou quebrar, de a pessoa readaptar-se a novas realidades ou definhar, de fazer o novo ou lamentar. Poesia: [embed]https://youtu.be/AKIPj4Ls84Y[/embed] A sábia arte do resetA pandemia de tantas dores e sustos.
Mas será justo dizer um dia:
Gerou mudanças que eu não imaginaria.
De uma escola à universidade,
De aniversários a mudanças de cidades,
Tudo isso é rito de passagem.*
Todos, ensejos de resets.
Do ir do cliente ao vir do produto.
Decaíram empresas que muitos clientes recebiam.
E eclodiram umas que poucos conheciam.
Reerguendo a cabeça e enfim:
Como os ciclos da vida e coisas afins,
Inícios sucedendo fins.
A sábia arte do reset.
Maceió, 17 de agosto de 2020.Alisson Francisco Rodrigues Barreto
*Obs.: na hora de gravar o vídeo, enquanto eu pensava nos ritos de passagem, acabei esquecendo o termo "tudo". o qual, a meu ver deveria puxar o restante da frase para o singular. No entanto, no vídeo, o verbo acabou indo para o plural para concordar com "ritos de passagem". Sobre o autor: Alisson Francisco Rodrigues Barreto é poeta, filósofo (Seminário Arquidiocesano de Maceió), bacharel em Direito (Universidade Federal de Alagoas), pós-graduado em Direito Processual (Escola Superior de Magistratura de Alagoas), tendo também cursado, parcialmente, os cursos de Engenharia Civil (Universidade Federal de Alagoas) e Teologia (Seminário Arquidiocesano de Maceió). Autor do livro “Pensando com Poesia” e escritor do blog “Alisson Barreto” (outrora chamado de “A Palavra em palavras”), desde 2011, e da Revista Pio. Alisson Barreto na internet: Site pessoal: Alisson Barreto, acesso em https://sites.google.com/view/alissonbarreto Youtube: canal Alisson Barreto, acesso em https://www.youtube.com/channel/UCqtpMzyLava_Z0hkmh75WAw/ Revista pessoal do autor: Revista Pio, acesso em https://alissonbarreto14.wixsite.com/revistadigital-pio "Blog" do autor: Alisson Barreto, acesso em http://tribunahoje.com/blog/a-palavra-em-palavras/ Twitter: @alissonbarreto1 (acesso em https://twitter.com/alissonbarreto1) LinkedIn: @alissonbarreto1 (acesso em https://www.linkedin.com/in/alissonbarreto1/)Alisson Barreto
Sobre
Alisson Francisco Rodrigues Barreto é poeta, filósofo (Seminário Arquidiocesano de Maceió), bacharel em Direito (Universidade Federal de Alagoas), pós-graduado em Direito Processual (Escola Superior de Magistratura de Alagoas), com passagens pelos cursos de Engenharia Civil (Universidade Federal de Alagoas) e Teologia (Seminário Arquidiocesano de Maceió). Autor do livro “Pensando com Poesia”, escritor na Tribuna com o blog “Alisson Barreto” (outrora chamado de “A Palavra em palavras”), desde 2011. O autor, que é um agente público, também apresenta alguns dos seus poemas, textos e reflexões, bem como, orações no canal Alisson Barreto, no Youtube, a partir do qual insere seus vídeos aqui no blog.