Enfermeira concursada no município de Anadia há 11 anos, professora universitária e ex-primeira dama de Palmeira dos Índios durante os oito anos de mandato do seu esposo James Ribeiro, Mosabelle Ribeiro é pré-candidata a prefeita de Palmeira. Em entrevista, Mosabelle fez crítica ao atual gestor Júlio Cezar e de seus planos para administrar o município.
.
Falta assistência e respeito
“Sou pré-candidata porque acredito na boa política. Sei o quanto ela pode contribuir para melhorar a vida das pessoas mais humildes. Dediquei a maior parte da minha vida à área social, que é a minha vocação. Sempre foi assim. Mas quando tive a oportunidade como primeira dama, nosso trabalho chegou mais longe. Cuidamos mais das pessoas. Pudemos fazer mais. Essa é a boa política. Hoje eu vejo as pessoas mais humildes abandonadas. Faltam políticas públicas. Falta assistência e respeito”, explica a pré-candidata pelo PTB.
Divisão da oposição
Sobre a possível divisão da oposição ao atual prefeito Júlio Cezar, com a provável disputa de três mulheres no pleito eleitoral - a deputada estadual Ângela Garrote, a ex-juíza de Direito Sônia Beltrão e Mosabelle Ribeiro -, a esposa de James Ribeiro foi enfática. (Com Éder Patriota).
Parlamentar mais atuante
O deputado estadual Tarcizo Freire (PP), encerra o primeiro semestre como um dos mais atuantes da Assembleia Legislativa do Estado (ALE). Freire apresentou inúmeras proposições, entre Projetos de Lei Ordinária (PLO), Moções, Requerimentos e Indicações. O parlamentar que ocupa a vice-presidência da Comissão de Educação, Saúde, Cultura e Turismo da Assembleia Legislativa de Alagoas, chegou a apresentar na Casa de Tavares Bastos um Requerimento que solicitava o cancelamento do recesso Legislativo.
Matérias do parlamentar
Entre as principais Matérias do parlamentar está o Projeto de Lei Ordinária (344/2020), que visa promover a divulgação do Disque Denúncia Nacional, Estadual e da Central de Atendimento nas contas mensais dos serviços públicos de abastecimento de água, de distribuição de energia elétrica, de gás natural e de dados.
Retorno das feiras
As feiras livres fixas e móveis do município de Feira Grande, situado no Agreste alagoano, voltaram a funcionar desde a primeira sexta-feira do mês de julho. O prefeito Flavio do Chico da Granja liberou a volta da atividade econômica, de maneira organizada e controlada.
Medidas de prevenção
As feiras livres e móveis acontecem em dias e locais específicos, retomadas com algumas condições apresentadas e aceitas pelos feirantes, que se comprometeram a seguir medidas de prevenção contra o novo coronavírus. Uma delas é a barreira sanitária colocada nos acessos às feiras, local onde se faz a aferição de temperatura das pessoas. Quem apresentar estado febril, será encaminhado para atendimento, de modo a verificar se o sintoma é provocado por Covid-19.
Combate a covid-19
Outras medidas adotadas pela Prefeitura de Feira Grande para proteger a população, feirantes e ajudantes é a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção e o maior espaçamento entre as barracas. Além disso, os feirantes precisam manter recipiente com álcool 70% em suas barracas para uso próprio, de auxiliares, empregados e clientes e atender somente o cliente que estiver usando máscara facial.
Girau do Ponciano
Os testes para a detecção da Covid-19, adquiridos com recursos próprios pela Prefeitura de Girau do Ponciano e enviados às Unidades Básicas de Saúde, alcançam mais de 10% da população, índice recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde do Brasil. Na prática, a ação de combate ao coronavírus em Girau representa mais de 1.800 pessoas testadas, na zona urbana e zona rural. O trabalho identificou 684 casos confirmados para a Covid-19.
Tratamento precoce
O governo municipal acompanha tanto os casos positivos para a covid-19, quanto os suspeitos, que seguem em tratamento precoce, ação promovida pela gestão de Girau, trabalho que reduz ao máximo a entrada de pacientes ao Hospital de Campanha contra o novo coronavírus. No município situado no Agreste alagoano já são 301 pessoas curadas, casos recuperados da doença que pode levar a óbito, sem precisar do atendimento hospitalar porque foram tratadas precocemente pela equipe médica das unidades de saúde de Girau do Ponciano.
... Desde o início da pandemia, a Prefeitura de Arapiraca vem aprimorando ações de enfrentamento ao coronavírus, seguindo protocolos e procedimentos orientados pelo Organização Mundial de Saúde para identificação, monitoramento e tratamento da população.
...Com mais de 13 mil arapiraquenses testados, o município irá aumentar, nos próximos dias, a qualidade e a quantidade dos exames aplicados. Além do teste rápido, o teste molecular RT-PCR, considerado pelos infectologistas um dos mais eficientes no diagnóstico da COVID-19, com taxas de sensibilidade e especificidade acima de 90%.
... A prefeitura realizou a compra de mais 60 mil testes que, a partir da próxima semana, deverão estar disponíveis para quem apresentar sintomas de síndrome gripal e receber indicação médica para o exame. A previsão da secretaria de saúde do município é testar cerca de 50% da população, nos próximos meses. (Com assessoria).
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.