No Agreste, dois prefeitos estão se recuperando do coronavírus e nos próximos dias estarão de volta ao trabalho. O prefeito de Girau do Ponciano, David Barros, e a prefeita de Lagoa da Canoa, Tainá Veiga, seguiram todas as recomendações médicas e aguardam o período certo para retomarem as atividades.
Os dois gestores estão bem e se preparam para retomar os trabalhos.
É pelo diálogo
Em release enviado a imprensa, na quarta-feira, 01, a vereadora Gilvania Barros confirmou a sua pré-candidatura rumo a Prefeitura de Arapiraca pelo SOLIDARIEDADE. “Sou democrática, o meu diálogo continua, principalmente, com o povo que exige de mim o compromisso que todas e todos esperam da política”, disse.
Formação de chapas
Gilvania Barros recebe com muita surpresa o fato de ver seu nome ventilado na imprensa local e em postagens nas redes sociais, especulando a composição de formação de chapas em vários cenários com outros seguimentos políticos, afirmando não existir nenhum entendimento nesse sentido.
Maneira conciliadora
Ela prosseguiu dizendo que a divulgação do seu nome é por agregar os atributos que uma postulante à Prefeitura de Arapiraca deve ter: uma maneira conciliadora, trabalhando para resolver os desafios, colocando os interesses do povo arapiraquense em primeiro lugar e que é chegada a hora de atender à vontade das pessoas que acreditam e confiam na sua capacidade para implantar no Município uma gestão moderna, humana e que dê um salto de qualidade na prestação dos serviços públicos.
Não confronta
Ao lembrar sua combativa atuação parlamentar, Gilvania destacou que conhece de perto os desafios das comunidades e que sempre esteve ao lado do povo, votando favoravelmente nos projetos que beneficiem a coletividade, classificando isso como governabilidade, na busca de soluções para o bem estar da população. Sou eleita pra trabalhar dessa forma e não para confrontar posicionamentos políticos, prejudicando assim os interesses da coletividade.
Data histórica
Ainda em seu release, Gilvania lembrou que Arapiraca completará 100 anos, data histórica que ocorrerá daqui a quatro anos e que o Município precisa dar uma demonstração da sua grandeza, sobretudo quanto ao seu macro desenvolvimento. Precisamos modernizar o jeito de fazer política, sem disputas meramente eleitoreiras, sem rancor, mas com união e compromisso, que levem Arapiraca ao lugar que merece, que é o de destaque em nível nacional.
Mortes pelo Covid-19
E o novo coronavírus avança pelo interior de Alagoas. Em Arapiraca, até quinta-feira, 02, o número oficial de mortos passava de 100 e de casos confirmados cerca de quatro mil. Especialistas mostram com preocupação a reabertura do comércio com a falta de cuidado da população, que não segue as orientações, ficando exposta ao vírus. No Centro, muita gente circulando sem máscaras e outras as usando de forma incorreta.
Atendimento precoce
Desde que foi inaugurado em Arapiraca, o Centro de Triagem Iza Castro, localizado no ginásio João Paulo II, no Parque Ceci Cunha, tem levado atendimento precoce a população com sintomas do vírus Covid-19.
Momento delicado
“Nossa estrutura tem capacidade para atender as pessoas com segurança, infraestrutura e acolhimento. O momento é delicado e todos os nossos esforços tem sido para salvar vidas”, comentou a enfermeira e coordenadora da unidade, Jackeline Almeida.
Atendimento 24 horas
Segundo a profissional, cerca de 300 pessoas tem procurando o local diariamente. Numa escala de atendimento de 24 horas, o Centro de Triagem conta com uma equipe composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistente social, farmacêutico e auxiliar de farmácia, além do departamento administrativo. (Com assessoria).
... O Hospital Regional Santa Rita e Maternidade Santa Olímpia – Palmeira dos Índios/AL, conta com um projeto inovador para auxiliar no tratamento aos pacientes com COVID-19.
... A implantação da “UTI Virtual” pode ser considerada um avanço, onde a telemedicina possibilita que uma equipe multiprofissional do HRSR consiga debater o caso do paciente junto aos profissionais do Hospital do Coração em Maceió.
... Isso tudo em um ambiente virtual onde se consegue anexar todos os dados do paciente como, por exemplo, os exames realizados, a evolução, a prescrição, entre outras informações, sendo ainda possível fazer vídeoconferência com os profissionais na central do HCOR, onde eles centralizam os avanços das instituições.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.