Após passar 42 anos servindo ao Ministério Público, o ex-procurador Geraldo Magela Pirauá tem se dedicado de corpo e alma à causa da saúde de Arapiraca. Recentemente, construiu modernas enfermarias para o setor de ortopedia do Hospital Regional Nossa Senhora do Bom conselho. Diante da pandemia do novo coronavírus, em conversa com o Governador Renan Filho e o vice Luciano Barbosa, Magela determinou, de imediato e já funciona há um mês e meio, que duas enfermarias fossem reformadas para atender aos pacientes com Covid-19. Seu foco é o Hospital Regional.
Bem relacionado
Com um grande acesso ao segmento empresarial da segunda cidade mais importante de Alagoas em termos econômicos e populacional, Geraldo Magela se relaciona bem com a classe política interiorana, mas não é filiado a nenhum partido político. Outro fato importante é o bom relacionamento que mantém com os segmentos sociais.
Avalia possibilidade
Como aposentado do MP, Dr. Magela, como é mais conhecido em Arapiraca, avalia a possibilidade de colocar uma banca de advocacia, tão logo passe a pandemia do Covid-19. Lembrando que também se destaca como um excelente orador e já foi professor de direito penal.
Não deseja
Atualmente, Geraldo Magela está trabalhando em casa, na quarentena, e ainda encontra tempo para suas crônicas. Ele tem se dedicado ler clássicos da literatura e tem escrito alguns contos. Em conversa com este colunista, Dr. Magela deixou claro que não tem nenhuma atividade político-partidária e nem tampouco deseja ser político. Mesmo em sua aposentadoria, não deixa de trabalhar.
Durante a pandemia
O deputado Estadual Tarcizo Freire (PP), solicitou na Assembleia Legislativa do Estado (ALE), através de uma Matéria, que o Governo do Estado de Alagoas e a Desenvolve - Agencia de Fomento de Alagoas não considerem as negativações ocorridas desde o início da pandemia de Covid-19, até o fim do decreto governamental.
Apoio financeiro
O deputado Tarcizo Freire, autor da Indicação, destaca que os autônomos estão no rol dos mais atingidos pela crise da pandemia e que precisam de um apoio financeiro através de créditos bancários disponibilizados pela Desenvolve para retomarem suas atividades.
Isolamento social
De acordo com o parlamentar as pessoas estão em isolamento social em suas residências, sem produzir suas atividades, principalmente os autônomos que não tem como receber dinheiro para sua sobrevivência e realizar o pagamento de todas as suas obrigações.
Pequenos comerciantes
“Devido à pandemia de Covid-19 o nosso Estado está fechado, atingindo diretamente pequenos comerciantes e trabalhadores informais, que tem praticamente comprometida toda renda com o próprio sustento. É importante frisar que, todos esses fatos elevam as chances de passarem por dificuldades financeiras e ficarem inadimplentes com contas a pagar, e assim, impedidos de realizarem novas compras no comércio e de ter acesso a serviços de créditos” concluiu o deputado Tarcizo Freire.
Treinamentos periódicos
Desde a abertura dos leitos clínicos e de UTI, para o atendimento a pacientes com a Covid-19, o Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, vem promovendo treinamentos periódicos de atualização profissional para os servidores.
Redobrando os cuidados
Com isso, o hospital segue redobrando os cuidados na assistência aos pacientes que chegam, diariamente, na maior unidade pública de saúde do interior de Alagoas e vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). O HE do Agreste dispõe, atualmente, de 66 leitos para o tratamento de pacientes com a Covid-19. Desse total, 16 são de UTI e mais 50 leitos clínicos.
... Foram divulgados os resultados referentes ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. O Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Palmeira dos Índios, é destaque no ranking do estado de Alagoas entre escolas públicas e privadas.
... A unidade de ensino tem a melhor nota na cidade de Palmeira dos Índios, alcançando a 1ª posição; e em relação às escolas públicas atingiu o 2º lugar, ficando atrás apenas do Ifal Arapiraca.
... Em Alagoas, entre escolas da rede particular e pública (284 no total), o campus Palmeira ficou em 22ª posição. (Com assessoria).
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.