O vice-governador Luciano Barbosa parece mais perdido do que cego em tiroteio, principalmente em relação à disputa pela Prefeitura Municipal de Arapiraca. Vejamos: Barbosa vem atropelando o pré-candidato natural do MDB, deputado Ricardo Nezinho, que perdeu o pleito para o atual prefeito Rogério Teófilo por uma margem pequena de votos. Lembrando que Nezinho foi eleito deputado estadual com 44 mil votos, dos quais 23 mil só em Arapiraca.
Jogo confuso
Outro detalhe que vem confundindo a cabeça do eleitor arapiraquense é a indefinição de Luciano. Ora ele fala que conta com apoio do partido e de um grupo de empresários, ora envolve o filho Daniel, um garoto de boa índole, mas se percebe o seu completo desconhecimento da realidade local, ou melhor: mal sabe onde fica localizada a cidade que o pai administrou por oito anos consecutivos.
Indefinição total
Em meio a uma turbulência política quanto à indefinição do senador Renan Calheiros e do governador Renan Filho, se disputa a Prefeitura de Arapiraca ou se resguarda para ser o candidato do governo nas eleições de 2022, Luciano planta matéria em sites e jornais impressos sobre a sua pré-candidatura a prefeito pelo MDB, uma situação até vexatória para a agremiação partidária que não definiu se apoia Ricardo ou Luciano.
Eterna pendenga
Enquanto dura essa pendenga, o prefeito Rogério Teófilo vai se robustecendo administrativamente em meio à pandemia terrível do Covid-19 para o povo arapiraquense e outros nomes vão se fortalecendo na corrida pela sucessão municipal que deve ocorrer no mês de novembro próximo.
Nomes como da vereadora Gilvania Barros, advogados Claudio Canuto e Hector Martins, além do deputado Tarcizo Freire e da atual vice-prefeita de Arapiraca, Fabiana Pessoa, vão se fortalecendo para o pleito deste ano.
Sem ofensa
Como perguntar não ofende a ninguém, alguém em Arapiraca ouviu o deputado estadual Ricardo Nezinho anunciar apoio à pré-candidatura de Luciano Barbosa para prefeito de Arapiraca?
Como dizia o saudoso radialista Ferreira Junior: “É loita por cima de loita”!!!!
Tem jeito uma coisa dessa?
Exposição irresponsável
Parte do arapiraquense não segue as orientações dos especialistas e continua frequentando o Centro da cidade, onde se percebe aglomerações em praças como a Marques da Silva e Luís Pereira Lima, que são rodeadas por lojas. Outro detalhe é que muitos não usam máscaras e outros as colocam de forma incorreta, abaixo da boca, se expondo ao vírus que até a última quarta-feira, 24, tinha tirado a vida de mais de 80 arapiraquenses.
Ações de combate
Centro Administrativo Municipal de Arapiraca, no bairro Santa Edwiges, está na lista dos espaços públicos que recebem ações de combate ao coronavírus, realizadas pela Prefeitura. Todos os servidores e visitantes do local têm a temperatura verificada, logo na entrada. Em caso de febre, a pessoa é orientada a buscar o serviço de saúde. A estratégia é uma das adotadas pela Gestão Municipal para monitorar a população e evitar a contaminação por Covid-19. Além da aferição da temperatura das pessoas que trabalham ou buscam serviços no Centro Administrativo, o prefeito Rogério Teófilo havia solicitado outras ações, já realizadas no local.
Testes rápidos
Desinfecção de todos os espaços do Centro Administrativo, colocação de totem com álcool em gel em todas as entradas do prédio, realização de testes rápidos para identificar casos de coronavírus nos servidores e obrigatoriedade do uso de máscaras, trabalho home office e em esquema de rodízio nas secretarias, além do afastamento dos servidores do grupo de risco, estão entre atividades já implementadas pela Gestão. Para o prefeito Rogério Teófilo, a soma das ações que vêm sendo implantadas tem o objetivo de contribuir com as estratégias de combate ao coronavírus no Município.
Denúncia
Após receber denúncias de falta de retorno relacionada a demandas de consumidores junto a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), o Procon Arapiraca notificou a empresa e cobrou que o canal de atendimento disponibilizado seja regularizado. De acordo com as denúncias, os consumidores estão tendo dificuldades em obter retorno de suas solicitações junto ao whatsapp e e-mail, plataformas essas divulgadas como canais de atendimento da empresa.
Atendimento virtual
O objetivo da notificação é assegurar aos consumidores o atendimento de suas demandas através das plataformas divulgadas pela própria Casal durante a pandemia de coronavírus, já que a empresa está com o atendimento presencial suspenso.
...Uma operação realizada na quarta-feira (24), pelas equipes policiais da 1ª Delegacia Regional de Delmiro Gouveia (1ª DRP) e da Gerência de Polícia Judiciária da Região 4 (GPJ4), da Polícia Civil de Alagoas, prendeu três indivíduos envolvidos em crimes hediondos praticados no Alto Sertão alagoano.
...As prisões ocorreram em cumprimento a mandados de prisão expedidos pelo Poder Judiciário em razão dos crimes de homicídio qualificado, estupro de vulnerável (criança) e tráfico de drogas.
...Na primeira prisão, o acusado estava foragido há 8 anos e encontrava-se escondido no município de Águas Belas (PE). Ele é acusado de praticar homicídio qualificado contra Arlindo Feitoza de Souza, em 06 de agosto de 2012, em Delmiro Gouveia.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.