Preocupada com a pandemia do Covid-19, a vereadora Gilvania Barros, solicitou ao prefeito Rogério Teófilo, junto às Secretarias Municipais de Cultura, Lazer e Juventude/ Gestão Pública, que encontrem meios para implantar um programa de auxílio emergencial para o segmento artístico de Arapiraca (músicos, artesãos e outros da mesma área cultural), relacionados com pré-requisitos estabelecidos em função das atividades paralisadas pela pandemia.
Segmento cultural
Em sua justificativa, a vereadora ressalta que o segmento cultural de Arapiraca, está diretamente impactado pelo momento da epidemia e foi o primeiro atingido e deverá a ser o último a voltar as suas atividades normais, porque atuam com o público reunidos nas apresentações.
Apoio importante
Ainda segundo o requerimento da vereadora Gilvania Barros, que foi aprovado por todos os vereadores presentes à reunião por videoconferência, na última quinta-feira, 18, e recebeu o apoio pela sua importância, com forte impacto na economia do setor, ela aponta que artistas de diversas áreas (músicos, circenses, artesãos, entre outros, estão passando por grandes dificuldades de subsistência, pois tiram o sustento com a vocação de artistas para trazer o entretenimento, o lazer e a cultura para as pessoas, o que está totalmente impraticável com o público aglomerado nos dias atuais, conclui a parlamentar.
Projeto aprovado
A aprovação do projeto de lei nº 336/2020, que dispõe sobre medidas emergenciais para a proteção dos idosos durante situação de emergência de saúde pública, prevista na lei nº 13.979/2020, foi comemorada pelo deputado Ricardo Nezinho (MDB), autor da matéria.
Agradeceu o apoio
Durante a sessão plenária de sexta-feira, 19, ele agradeceu aos pares pela aprovação da matéria e destacou sua importância, especialmente neste mês em que se comemora o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. "Em junho também se comemora o 'Junho Violeta', que tem uma simbologia especial de amor, de carisma, do respeito à dignidade e devoção à pessoa idosa", disse o parlamentar.
Atenção especial
Durante o pronunciamento, Ricardo Nezinho destacou sua preocupação com essa parcela da população que, na maioria dos casos, sofre calada a violência praticada, em muitos dos casos, pela própria família. "Isso é muito preocupante. Nenhum ser humano deveria sofrer, principalmente os idosos e as crianças, por serem mais vulneráveis. Eles merecem nosso respeito e admiração", declarou Nezinho, observando que o Estado de Alagoas possui cerca de 400 mil idosos, um número significativo e que merece uma atenção especial, sobretudo nesse momento de pandemia do novo coronavírus. (Com assessoria).
Desvio de recursos
O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), por meio da Promotoria de Justiça de Feira Grande, denunciou, nessa sexta-feira (19), o ex-prefeito do município da Lagoa da Canoa, Álvaro Bezerra de Melo, por desvio de recursos das contribuições previdenciárias, durante o período de 2012 a 2016, levando ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS, um prejuízo de R$ 9.713.479,11.
Indisponibilidade dos bens
O promotor de Justiça, Alex Almeida Silva, pede que ele seja punido por atos de improbidade administrativa, culminando na suspensão dos direitos políticos, na perda da função pública, indisponibilidade dos bens e no ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível.
Improbidade administrativa
Uma ação civil pública de responsabilidade por ato de improbidade administrativa (processo nº 1 0700872-64.2017.8.02.0060), já havia sido ajuizada em desfavor do ex-gestor municipal no mesmo direcionamento, afirmando, mediante provas, sua inadimplência referente às parcelas patronais e valores retidos dos servidores, assim como extrapolado o limite de taxa de administração. (Com MP/AL).
Hospital de Emergência
O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, atendeu 213 pacientes, de sexta-feira (19) até a noite de domingo (21).Trinta e nove pessoas sofreram queda da própria altura e 55 deram entrada no hospital com ferimentos e traumas provocados por conta de acidentes no trânsito, sendo 47 vítimas de quedas e colisões de motos.
Atendimento
O HE do Agreste também recebeu duas vítimas de agressão física e duas pessoas com ferimentos provocados por agressão com arma branca (faca/facão).Nove pessoas foram atendidas com corpo estranho no olho e oito pacientes com picadas de escorpiões e mordidas de cachorro, além de outros casos de menor gravidade.
... Quando chega o mês de junho os paroquianos da Igreja Católica Sagrado Coração de Jesus separam a roupa xadrez e ficam à espera da quermesse e do forró pé-de-serra no Arraiá do Coração.
... Este ano, em virtude da necessidade do distanciamento social, será a vez do São João na Rede animar os fiéis da igreja, no próximo domingo (28), às 19h.
... Por meio do canal no Youtube da Paróquia, por onde estão sendo transmitidas as missas e outras celebrações, o festejo contará com trio pé-de-serra, comidas típicas, brincadeiras, muito forró e alegria. A comemoração já é tradição da igreja, que fica no bairro Primavera, em Arapiraca, e desta vez acontecerá com cada um em sua casa.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.