Foi aprovado na noite da quinta-feira (18), na sessão por videoconferência, com a participação do presidente Jário Barros, e demais vereadores, o Projeto de Lei nº 13/2020, de autoria do executivo, autorizando a prefeitura a abrir ao Orçamento Vigente, credito adicional, do Tipo Especial, no valor de R$ 5.000.000,00 (cinco milhões de reais) em favor da Unidade Orçamentária Secretaria de Saúde, destinado ao Hospital Regional de Arapiraca.
Regime de urgência
“Foi uma ampla discussão desde a chegada do projeto na Câmara Municipal, no início da semana. Mantivemos conversações com todos os vereadores sobre a importância do projeto ser votado em regime de urgência, para que o prefeito Rogério Teófilo, possa dar continuidade ao combate a pandemia da Covid-19”. A afirmação foi feita pelo presidente Jário Barros, logo após a aprovação do projeto.
Emenda parlamentar
O projeto viabilizará recursos, no âmbito do Ministério da Saúde, oriundos de Emenda Parlamentar de Bancada, em favor do Fundo Municipal de Saúde. A emenda é de autoria do deputado federal Severino Pessoa, cuja destinação será para Hospital Regional de Arapiraca, para o custeio de ações e serviços relacionados à COVID-19.
Novo Coronavírus
Segundo o teor do projeto, reviste de plena legalidade e está de acordo com os atos normativos relativos ao recurso e destinam-se a promoção da assistência humanizada e de qualidade aos pacientes infectados pelo Novo Coronavírus, de modo a reduzir o agravamento da COVID-19 e sua mortalidade no município de Arapiraca, como também, outros da 2ª Macrorregião de Saúde de Alagoas. Estamos salvando vidas.
Serviço de teleatendimento
A Prefeitura de Arapiraca, através de um serviço de teleatendimento, passa a disponibilizar um serviço de escuta para auxiliar e acolher os trabalhadores de saúde que estão atuando na linha de frente no combate ao coronavírus, das redes pública e privada do Município, a conterem a ansiedade e o medo agravado com a pandemia.
Boa noticia
Uma notícia boa para Arapiraca. A esposa de Gilberto da Costa Quintino, mais conhecido como "Gilberto da farmácia" , Rosane Vital Rios, recebeu alta na noite de quinta-feira (18), após ser internada, vítima de Covid-19. O esposo não resistiu e faleceu no último domingo (14).
Venceu a Covid-19
Rosane Vital Rios foi aplaudida pelos profissionais de saúde. Ela segurava placas em que estava escrito "Eu venci a Covid-19" e "Jesus disse: vá, tua fé te curou". Ela também estava com uma Bíblia Sagrada e um terço. Ao ver os filhos, Rosane não segurou as lágrimas e disse: "como é bom ver vocês". (Com Já é Notícia).
Atendimento
Por tratar-se de uma das maiores crises mundiais de saúde, a pandemia de Covid-19 tem causando repercussões nas vidas de milhares de pessoas em todo mundo, mas de forma especial nos profissionais de saúde, que lidam com a assistência aos doentes. Por isso e pensando no bem-estar destes profissionais, o Município desenvolveu mais essa estratégia, com foco neste público.
Santana do Ipanema
O Governo do Estado fez, na tarde de quinta-feira,(18), a entrega do Centro de Atendimento à Covid-19 Josefa Maria da Silva, instalado no Hospital Regional Dr. Clodolfo Rodrigues de Melo (HRCRM), em Santana do Ipanema, Sertão alagoano. São 25 leitos exclusivos para tratar pacientes que testaram positivo para o novo coronavírus e necessitam de internamento.
Leitos disponíveis
Os leitos - vinte clínicos e cinco de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) - Já estão disponíveis para o atendimento à população de Santana do Ipanema, pertencente à 10ª Região de Saúde, localizado na 2ª Macrorregião, que antes enviava seus pacientes com coronavírus para Arapiraca, município de referência. (Com Agência Alagoas).
... É virtual. É emoção mesmo assim. O pro player Ewerson Portela consagrou o ASA campeão do e-Alagoano, após vencer, nos pênaltis, o CSA, por 6 a 5, na noite de quinta-feira (18). A partida terminou com o empate de 2 a 2 e os pro players, como são chamados os jogadores do futebol digital, Ewerson Portela/ASA e Ruan Rocha/CSA, jogaram de suas casas e a partida dos pênaltis foi mesmo emocionante.
... O CSA chegou a ficar à frente do ASA por 4 a 2, mas o alvinegro Portela segurou a emoção e acertou as linhas de marcação para onde os jogadores deveriam lançar a bola para a linha de fundo da rede.
... Com esses acertos o ASA chegou ao empate de 5 a 5. Momento decisivo e na última jogada, Portela acerto o canto esquerdo do goleiro do CSA, para o alvinegro arapiraquense conquistar o título de campeão do Campeonato Alagoano de Futebol Digital e Virtual 2020 (CAFDV). (Com assessoria).
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.