Apesar dos esforços das autoridades estaduais e municipais, o novo coronavírus continua fazendo vítimas em Arapiraca. Faleceu ontem mais um membro da tradicional família Malaquias. Trata-se de Mônica Malaquias que estava internada no Hospital Regional de Arapiraca.
Ela era irmã de Luis Malaquias dos Anjos, que morreu em Maceió no dia 18 de maio e de Linaldo Malaquias, que faleceu no dia 6 de junho.
Desabafo
Uma irmã de Mônica Malaquias desabafou nas redes sociais: “Acabou tudo. Monica Deus carregou”. Nas redes sociais, foram postadas várias mensagens lamentando as mortes. Eram ao todo 12 irmãos, três dos quais acabaram falecendo.
Outra vítima
Nos últimos dias, os casos tem aumentado bastante em Arapiraca. Os números passaram a ter nomes, rostos conhecidos e, conforme as notificações, muitas famílias estão sentindo de perto o drama de terem parentes infectados pelo Covid-19. Outra vítima do Covid-19 que faleceu ontem foi a professora Ivete Cavalcante Ribeiro Silva. Ela era casada com Perrone do BNB e foi professora de educação física do Quintela Cavalcante.
Anistia de juros e multas
Na terça-feira (16), o prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo, encaminhou para a Câmara de Vereadores um Projeto de Lei com medidas tributárias para facilitar a vida do contribuinte e equilibrar as contas públicas.
Anistia de juros e multas 2
A lei traz mais um conjunto de medidas tributárias para obtenção de receitas diante das dificuldades enfrentadas na crise socioeconômica decorrente da pandemia de Covid-19 cujos efeitos negativos são incalculáveis, com estímulo ao recolhimento espontâneo de tributos devidos e não recolhidos em tempo.
Ela consiste na anistia de multas e juros aos contribuintes que quitarem seus débitos, entre elas a extensão do prazo para recolhimento do IPTU em cota única com descontos aplicáveis.
Hospital CHAMA
Desde a segunda-feira (15), Arapiraca e os Municípios da 7º Região de Saúde, devem encaminhar as gestantes de baixo risco para assistência de parto e nascimento ao Hospital CHAMA. Atendimento que, anteriormente, acontecia na Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora de Fátima.
Segue determinação
O Município de Arapiraca segue a determinação do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde, que passa a utilizar o prédio da Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora de Fátima para a assistência a casos de Covid-19, alterando o fluxo de atendimento de gestantes de baixo risco.
Leitos disponíveis
Maria Luíza Bezerra Oliveira, Coordenadora da Saúde da Mulher/Rede Cegonha de Arapiraca, explica que Hospital CHAMA passa a funcionar com 38 leitos de obstetrícia e 10 leitos de Unidade de Cuidados Intermediários Convencional, conforme habilitação dos serviços da Rede Cegonha, que já funcionavam na Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora de Fátima. Os casos de alto risco continuam tendo o hospital Regional como referência para o atendimento no Município.
Hospital de campanha
O Hospital de Campanha para atendimento de pacientes vítimas do novo coronavírus iniciou as atividades na quarta-feira, 17, em Arapiraca.
A tradicional maternidade Nossa Senhora de Fátima agora passa a se chamar Hospital Dr. José Fernandes, terá inicialmente 26 leitos clínicos e passa a ser de responsabilidade do Governo do Estado de Alagoas.
Novos profissionais
“Realizamos uma requisição administrativa e o controle da gestão passa a ser da Saúde de Alagoas. Com a mudança do perfil e a contratação de novos profissionais iniciaremos os trabalhos com 26 leitos clínicos e chegaremos a 66 nos próximos dias", explicou o secretário de Saúde, Alexandre Ayres, em postagem nas redes sociais.
... Mais uma atitude irresponsável e prática criminosa contra a população foi impedida graças à atuação da Polícia Militar no Agreste alagoano.
... Uma guarnição do Centro Integrado De segurança Pública de Teotônio Vilela (CISP) realizou, na noite de terça-feira, 16, uma ação numa festa que promovia aglomeração de pessoas. A equipe recebeu a denúncia do evento e de imediato se deslocou ao local informado pela denúncia.
... Segundo informações da polícia, a ação ocorreu na Rua Santa Úrsula, no bairro Jairo Leandro. Na festa havia aglomeração de pessoas fazendo uso de bebidas. O responsável pelo evento tem 34 anos e foi encaminhado para delegacia de plantão da cidade de São Miguel. (Com Já é Notícia).
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.