O prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo, emitiu, na tarde ontem, uma nota de pesar externando profundo pesar pela morte de dois grandes amigos do Município, o bispo Dom Valério Breda e o Radialista Edvaldo Silva.
Vítima de AVC
O homenageado com a comenda Manoel André de Arapiraca, Dom Valério Breda, de 75 anos, faleceu após ficar internado durante dois meses no Hospital Arthur Ramos, em Maceió, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Problemas renais também dificultaram o tratamento de saúde de Dom Valério. O cortejo passou nas imediações de Arapiraca e outros municípios e seguiu para Penedo, onde aconteceu uma missa de corpo presente, às 16 horas, na Catedral Diocesana. Devido a pandemia, os fiéis não participaram.
Arapiraca de luto
O radialista Edvaldo Silva, de 64 anos, também faleceu na madrugada de ontem, quinta-feira,16. Ele estava lutando contra o coronavírus há cerca de dez dias. Edvado Silva estava internado no Hospital de Emergência do Agreste (HEA) e é pai da assistente social Iza Castro, que também faleceu em consequência das complicações provocadas pela covid-19 no último dia 4.
Nota de pesar
Em nome da Câmara Municipal de Arapiraca, o presidente da Casa, Jário Barros, em nota divulgada na imprensa local, lamenta as mortes de Dom Valério Breda, bispo diocesano de Penedo, e do radialista Edvaldo Silva, ocorridas ontem, terça-feira (16). Na nota de pesar, o presidente do Legislativo arapiraquense, em nome dos 17 vereadores da Casa Vereadora Herbene Melo e demais servidores, destaca que Dom Valério Breda, homem de fé e de coração grandioso, deixará seu legado na comunidade católica do município de Arapiraca, onde inclusive foi agraciado com a Comenda Manoel André, outorgada pela Câmara Municipal de Arapiraca, em 2019.
Brilhante trabalho
Jário Barros ressalta o brilhante trabalho de Dom Valério como evangelizador da Palavra de Deus, ao longo desses 23 anos à frente da Diocese de Penedo. “Que as boas lembranças deixadas por Dom Valério Breda superem este momento de tamanha dor e tristeza”, disse em nota. O presidente da Câmara Municipal de Arapiraca também lamenta a morte do radialista Edvaldo Silva, um dos baluartes da comunicação alagoana, que nos deixou aos 64 anos.
Minuto de silêncio
Depois de participar da sessão especial na Assembleia Legislativa de Alagoas, com a homenagem pelo falecimento de tantos alagoanos por conta da Covid-19, o deputado estadual Ricardo Nezinho envia nota de pesar e de solidariedade aos familiares e amigos afetados pela doença, que está tirando muitas vidas na sociedade alagoana.
Solidariedade e condolências
"É um momento de muita dor para tantas famílias, que perderam de forma precoce seus entes queridos. São pessoas que fazem parte do ciclo social de nossas vidas, muitas delas conhecidas como o radialista Edvaldo Silva, o empresário Gilberto da Farmácia, entre outras pessoas conhecidas e também pessoas desconhecidas, e o bispo Dom Valério, vítima de acidente vascular cerebral, e que têm seu papel importante em nossa sociedade, ao tempo que manifesto meus profundos sentimento de solidariedade e condolências a todas as famílias.
Lamentável
Mais um profissional da área de saúde perde a batalha pela vida para o coronavirus na manhã de ontem, terça-feira (16). O médico intensivista e ultrasonografista Gumercindo Cavalcante Tenório, morreu em decorrência das complicações provocadas pela covid-19.
Atendia em Arapiraca
Ele estava internado na Santa Casa de Misericordia de Maceió. Gumercindo Cavalcante trabalhava no Hospital Santa Rita, em Palmeira dos Índios, e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Complexo Hospitalar Manoel André (Chama), em Arapiraca.
Foi transferido
De acordo com as primeiras informações, após ser contaminado pelo coronavirus e apresentar os primeiros sintomas, o médico iniciou o tratamento contra a covid-19 no Hospital Santa Rita. Mas o quadro de saúde dele se agravou, ele foi transferido para a Santa Casa de Misericórdia, em Maceió. (Com 7 Segundos).
... As ações em combate ao coronavírus, realizadas pela integração do Comitê de Segurança Municipal, na segunda-feira (15), apresentaram bons resultados com a instalação de pontos de contenção em ruas do Centro de Arapiraca. O fluxo de veículos e pedestres foi reduzido e aglomerações foram evitadas.
... As fiscalizações vêm ocorrendo diariamente e fazem parte do cumprimento aos decretos que visam entre as medidas, restrições para conter a propagação do covid-19. Mais de 20 ruas receberam pontos de contenção sanitários com barreiras e orientações. O fechamento acontece por um período de 5 dias, inicialmente, das 6 às 13 horas.
... As equipes foram dividas e os veículos eram interceptados e os motoristas e passageiros receberam orientações de higiene pessoal e uso adequado de máscaras de proteção.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.