Preocupado com o aumento considerável do número de casos de Covid-19, que tem visto nos últimos dias, no município de Arapiraca, o deputado estadual Tarcizo Freire (PP), apresentou na manhã da última quarta-feira (10), uma matéria que solicita a implementação urgente de um hospital de campanha na cidade.
Combate ao Covid-19
A Indicação de nº 649/2020, de autoria do parlamentar solicita do Governo do Estado de Alagoas, através da Secretaria Estadual de Saúde a implantação urgente de um hospital de campanha na cidade de Arapiraca, com leitos clínicos e leitos de UTI para combater a Pandemia do novo coronavírus.
Leitos disponíveis
Freire pontuou que os leitos disponíveis são insuficientes para atender pacientes de Covid -19, já que a cidade de Arapiraca atende também, pessoas de diversos municípios do Estado.
Melhor estrutura
“O Hospital de campanha que está sendo instalado em Arapiraca, não dispõe de leitos de UTI e respiradores para atender a população. Por isso, a nossa solicitação ao Governo do Estado através dessa indicação, para que o município tenha uma melhor estrutura para atender pessoas positivas de Covid -19, não apenas de Arapiraca, mas também de municípios circunvizinhos” comentou Tarcizo.
Contaminação
O parlamentar ressaltou que a curva de contaminação pelo Covid -19, em Arapiraca, cresceu em torno de 600% nos últimos 15 dias. Com o vírus se espalhando de forma rápida, pode ocorrer o agravamento da situação com o aumento significativo de vítimas fatais.
Pacientes com Covid-19
Entre os dias 1º a 9 de junho, o Hospital de Emergência do Agreste (HEA) atendeu 480 pacientes diagnosticados com Covid-19. A Coordenação de Planejamento Hospitalar, através de boletim epidemiológico referente ao coronavírus, divulgou o balanço na sexta-feira, 12 de junho.
Total de leitos
Segundo informações da Agência Alagoas, o levantamento mostra que, do total de pacientes atendidos, 345 ficaram em leitos clínicos e 103 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ainda de acordo com o boletim epidemiológico, 57% dos leitos da UTI são ocupados por homens, enquanto as mulheres representam 43% dos internamentos.
Justa homenagem
A Central de Triagem de Arapiraca, localizada na Região Metropolitana do Agreste de Alagoas, começa a funcionar nesse sábado (13), no Ginásio João Paulo II, no centro da cidade. O local receberá o nome de Iza Castro, uma homenagem a assistente social que faleceu de Covid-19 no dia 4 de junho.
Iza Castro
O secretário de Saúde de Alagoas, Alexante Ayres, fez o anúncio em suas redes sociais na quinta-feira (11). “Aproveito para anunciar que a central de triagem de síndromes gripais de Arapiraca começará a funcionar neste sábado (13/6) e se chamará IZA CASTRO, em homenagem a essa grande profissional de saúde que nos deixou recentemente”.
Vai atender
Iza Castro era administradora do Memorial Djacy Barbosa, um dos hospitais referências de tratamento de Covid-19 em Arapiraca.
A Central de Triagem para síndromes gripais, que começa a funcionar neste sábado, vai atender pacientes de Arapiraca e cidades vizinhas.
... Em plena pandemia do Covid-19 Um homem denunciou que teve a residência invadida e objetos e dinheiro furtados, na noite de quinta-feira, 11, no bairro Jardim Esperança, em Arapiraca, no Agreste de Alagoas.
... De acordo com a Polícia Militar (PM), acionada para a ocorrência, uma guarnição foi acionada via Copom e, ao chegar ao local, constatou o fato. O proprietário da casa informou que, adentrando no imóvel, percebeu que o mesmo havia sido violado e furtado.
A vítima contou que os suspeitos levaram um aparelho celular, um notebook, dois cofres e uma quantia de R$ 350. Os suspeitos fugiram tomando destino ignorado, após o furto. Até o momento, ninguém foi preso. (Com assessoria).
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.