Edmilson Teixeira

Jequiá da Praia

Edmilson Teixeira 02 de junho de 2020
A ex-prefeita de Jequiá da Praia, Rosinha Jatobá foi condenada pela Justiça de Alagoas por improbidade administrativa. A bronca consiste na perda dos direitos políticos por 5 anos e a ressarcimento aos cofres da Prefeitura no valor de R$ 1,6 milhão de reais. Tudo porque a ex-gestora não prestou contas de recursos federais e outros. Jequiá da Praia II Rosinha Jatobá foi prefeita  durante dois mandatos seguidos (2001-2004 e 2005-2008). Em 2012, depois da Justiça Federal condená-la – através da Controladoria Geral da União (CGU) – a pagar multa por desvio de verbas na Educação, o Ministério Público Federal (MPF) – em Alagoas – ajuizou duas ações (de improbidade administrativa e penal). Jequiá da Praia III Rosinha foi à época acusada pelo desvio de R$ 230.864,62 (atualizados) repassados pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para execução de melhorias sanitárias domiciliares. Os recursos foram transferidos em 2008 quando ela era gestora. No entanto, a Funasa, em parecer técnico, constatou a inexecução total da obra, em agosto do ano seguinte. Os 82 módulos chegaram a ser construídos, mas nenhum deles foi finalizado.

Energia

Criado pelo Governo Federal para beneficiar famílias com baixa renda, o Programa Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), consiste na redução da tarifa de consumo de energia elétrica em até 65%, porém no período da pandemia esse desconto pode chegar a 100%. Em Alagoas, o benefício já é concedido para 317 mil famílias; entretanto, no levantamento feito pela Equatorial Energia Alagoas, foi identificado que cerca de 200 mil pessoas podem ter acesso ao desconto, mas ainda não realizaram o cadastro.

Olho d’Água Grande

Reforçando as orientações sobre as novas regras de prevenção e combate ao coronavírus (Covid-19) previstas para o setor de alimentação, a Secretaria de Saúde de Olho D’Água Grande, por meio da Vigilância Sanitária, intensificou as inspeções nos estabelecimentos comerciais da zona rural e urbana, onde, além de verificar se as medidas higiênico-sanitárias estão sendo adotadas adequadamente, os profissionais também demarcaram o piso com sinalizadores para manter o distanciamento entre os clientes.

Anadia

 Secretaria municipal de Saúde iniciou na segunda-feira, mais uma fase do trabalho de desinfecção de áreas públicas com o objetivo de evitar a disseminação do coronavírus no município. Nesta etapa, as equipes que estão devidamente protegidas com itens e vestuário de segurança, seguem cumprindo o cronograma do serviço que tem eficácia comprovada no combate à microorganismos como bactérias, fungos e vírus.

São Sebastião

Prefeito José Pacheco, estabeleceu toque de recolher em toda a zona urbana e rural da cidade, desde segunda-feira, no horário das 21 horas até as 4 da madrugada, proibindo a circulação de pessoas, exceto para o - comprovado - acesso ou prestação de serviços essenciais. O decreto se baseia nas recomendações oficiais e ações de combate à pandemia do novo coronavírus e não informa o período de duração do toque de recolher.

Pilar

Prefeito Renatinho afirma que após três semanas internados, seus pais; o médico, Renato Rezende a deputada estadual Fátima Canuto  receberam alta ontem. Diz que os dois estavam internados na Santa Casa de Maceió por causa da covid-19. Já em casa, a deputada reforçou o pedido para que as pessoas cumpram o isolamento social e disse que o vírus é sério. “Foram dias difíceis, de UTI, eu passando mal, mas graças a Deus estamos bem”, disse.

Santa Luzia do Norte

Prefeito  Márcio Lima (Progressista) comemorou na segunda-feira seu primeiro ano à frente da Prefeitura. O gestor foi eleito numa eleição suplementar em março do ano passado; numa chapa junto com seu vice, Maurício Lisboa. Na  ocasião, o município estava sendo administrado por Beto Soldado, na qualidade de presidente da Câmara de Vereadores, visto que em menos de um ano depois que assumiu, o titular Edson Mateus e seu vice, teriam sidos cassados pela Justiça Eleitoral, acusados de compra de voto. Santa Luzia do Norte II Entende Márcio Lima que administrar é preciso unir parceiros, sobretudo no sentido de alavancar um município pobre que enfrenta demandas e mais demandas de serviços a serem cumpridos. Cita como exemplo, o governador Renan Filho, que abraçou a causa, além de parlamentares federais e estaduais que têm dado parcelas de contribuições. Sabe-se que em menos de dois meses no comando da Prefeitura, Márcio garantiu pontuar o pagamento do servidor municipal; em meio a obras que vêm sendo executadas em diversas partes.

Penedo

A cidade fará parte, mais uma vez, da mobilização em combate ao mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. Com o objetivo de eliminar o Aedes Aegypti, acontecerá nesta quarta-feira, a “Campanha de Coleta de Pneus”. Durante todo o dia, equipes estarão nas ruas, passando em borracharias e pontos que tenham descarte de pneus para recolhê-los.