Reunidos por vídeo conferência para discutir as ações de combate ao Coronavírus em Arapiraca, pelo Governo do Estado e Prefeitura , os 17 vereadores demonstraram sentimentos de preocupação e temo, com o aumento dos casos no município. De acordo com a própria Secretaria Municipal de Saúde, os casos dobraram em 7 dias: dia 21, eram 201 e dia no último dia 28 foram 428 casos. A tendência é ficar pior, o que é ainda a grande preocupação do Poder Legislativo.
Para reforçar a sua preocupação, os vereadores lembraram de uma reunião ocorrida no último dia 13, quando cobraram do secretário de Saúde do município, Glifson Magalhães, celeridade nas ações de combate à pandemia, como também a criação de mais um serviço sentinela, além da compra dos medicamentos hidroxicloroquina e azitromicina, para evitar agravamento da doença.
Compras de EPIs
Durante o encontro, os parlamentares reforçaram o pedido de compras de mais EPIs, equipamentos para a Unidade Sentinela e Unidades Básicas de Saúde, e também a Hidroxicloroquina como parte primordial para o tratamento de pacientes logo após apresentarem os primeiros sintomas da doença. No encontro de quinta-feira, 28, por vídeo conferência, os vereadores clamaram aos governos estadual e municipal ajuda para salvar vidas, lembrando que desde o início dos primeiros casos em Arapiraca, a Câmara Municipal de, vem se reunindo com autoridades da Saúde, tanto do município como do estado, cobrando ações mais efetivas, porque a cidade está vivenciando a exemplo de milhares de outras cidades no país, um momento de terror na luta contra um inimigo invisível e que a qualquer momento, poderá bater em mais portas e fazer uma devastação, alertam os parlamentares.
Falta de UTIs
Os vereadores chegaram a considerar que a situação da saúde pública em Arapiraca é muito difícil e que todos estão no mesmo barco. Menos briga política e mais ação dos nossos governantes. Os vereadores lembram que hoje o maior problema é salvar vidas e clamaram pela humanização dos hospitais neste momento de tanta preocupação. Ainda de acordo com os vereadores, outro sério problema é a falta de UTIs em Arapiraca.
Nova Unidade Sentinela
Eles também lembram, que para enfrentar a pandemia, o próprio prefeito Rogério Teófilo, havia anunciado no último dia (21), a abertura de uma nova Unidade Sentinela para tratar os casos suspeitos e confirmados por Covid-19, que vai funcionar no prédio do Centro de Referência Integrado de Arapiraca (CRIA), localizado no bairro Santa Edwiges, próximo ao Centro Administrativo Municipal. Porém, os vereadores também voltaram suas cobranças para o governador Renan Filho, lembrando que ele havia anunciado no último dia (13), que o Estado iria reforçar a estrutura hospitalar para o atendimento de pacientes com Covid-19 em Arapiraca.
Vírus mortal
“Estamos aguardando ansiosamente este dia chegar e o mais rápido possível, porque estamos tratando de um vírus mortal e não uma simples gripe, que pode ser curada com um antitérmico ou um analgésico”, afirmaram os parlamentares. Alguns projetos econômicos estão sendo tratados, além da fiscalização dos recursos recebidos. De acordo com os vereadores, o foco principal nas cobranças é a imediata atenção ao problema que a cada dia se agrava, onde também há uma necessidade urgente para que o governador cumpra a sua promessa que é a construção de um hospital de campanha em Arapiraca, como também, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), para atender a população da cidade.
Grau do Ponciano
Uma ocorrência de roubo a uma residência foi registrada na noite de quinta-feira, 28, na zona rural do município de Girau do Ponciano, no Agreste de Alagoas. De acordo com a polícia, foram roubados R$ 70 mil em espécie da residência.
Policiais do 3º Batalhão de Polícia Militar de Alagoas (3º BPM) disseram que por volta das 18h, a vítima estava em sua residência quando foi abordada pelos criminosos que chegaram em um veículo Uno de cor branca e placa não anotada.
Estavam armados
Os assaltantes que estavam armados, renderam a vítima e sob ameaça de morte roubaram R$ 70 mil em cédulas que estavam guardados no interior da casa. Os criminosos também levaram uma aparelho de som e uma televisão. Em seguida fugiram tomando destino desconhecido. No relatório do 3º BPM não foi informado se o dinheiro roubado era oriundo de venda de bolas de fumo em corda, de algum imóvel que foi vendido, carro ou qualquer outra movimentação financeira realizada pelo dono da residência. (Com 7 segundos).
Neste sábado
A Caixa vai abrir 2.213 agências neste sábado, 30, das 8h às 12h, para atendimento aos beneficiários do auxílio emergencial que receberam a primeira parcela até 30 de abril, nascidos em janeiro e que queiram fazer o saque em espécie do benefício. A partir desta data, também será possível a transferência do benefício para contas da Caixa ou de outros bancos. Em época de pandemia, o auxílio emergencial está sendo pago a trabalhadores informais, microempreendedores individuais, autônomos e desempregados.
Trabalho de urbanização
Equipe da Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura está realizando trabalho de urbanização, desativação de esgoto clandestino e interligação a uma rede de esgotamento sanitário já existente, na Rua Antônio Feliciano, no Bairro Canafístula. A obra resolve um problema antigo da população, além de melhorar a acessibilidade e promover incentivo à prática esportiva no local, através do serviço de urbanização, ainda beneficia o meio ambiente.
Águas pluviais
O engenheiro da Secretaria de Infraestrutura, Taciel Nunes, responsável pela obra, explica que a rede clandestina poluía o Riacho Piauí, mas a partir de agora, somente águas pluviais desaguam nele, já que todas às ligações clandestinas foram desativadas e passaram interligar o sistema de esgotamento sanitário “a partir da execução do serviço, transferimos, regularizamos e interligamos a rede de esgoto e somente águas pluviais passam a desaguar no Riacho Piauí. E, paralelamente, a população também recebe o trabalho de urbanização, um incentivo à prática esportiva”, destacou o engenheiro.
... O Governo do Estado entregou ontem, sexta-feira (29), em Palmeira dos Índios, 24 leitos exclusivos para tratamento de casos da Covid-19. Os equipamentos serão montados no Hospital Regional Santa Rita e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município, localizado no Agreste de Alagoas.
... Segundo a Superintendência de Atenção à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), os leitos clínicos e de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) serão disponibilizados ao atendimento à população já a partir da próxima segunda-feira (1º junho).
... O Hospital Santa Rita passará a contar com seis leitos de UTI e cinco clínicos. Já a UPA de Palmeira dos Índios terá oito leitos de UCI (Unidade de Cuidados Intermediários) e cinco clínicos, todos de uso exclusivos para tratamento de casos da Covid-19. (Com Agência Alagoas).
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.