Os advogados Hector Martins e Claudio Canuto tem muita estrada a percorrer. Em meio a essa terrível pandemia do Coronavírus, os dois novos políticos aparecem nas mídias sociais meio que timidamente. Como pré-candidatos a prefeito parecem que estão sem compasso, esperando só Deus sabe lá o quê.
Sem blá blá blá
São profissionais sérios, disso não há dúvida. Agora, se aventurar numa corrida rumo a Prefeitura de Arapiraca – o segundo maior colégio eleitoral do Estado, precisam, no mínimo, melhorar o tom e falar a linguagem do povo que está cansado de tanto blá blá blá. Portanto, joguem suas cartas mesa, engrossem o discurso e digam em bom tom que caminhos pretendem seguir e que vão fazer para mudar o destino dos arapiraquenses.
Decrépita política
Nesse ritmo que estão, deixam transparecer que seguem a mesma cartilha da decrépita política, que a cada eleição mudam alguns atores, mas a prática tem sido sempre a mesma.
Portanto, a hora é agora.
Balaio de gato
E do jeito que vai, com candidatos acanhados, discursos e promessas pífias; com MDB dividido entre dois garanhões e uma égua mórbida pendendo para um dos lados, só quem sorri é o atual prefeito e candidato a reeleição Rogério auto Teófilo, que sai com uma vantagem de pelo menos 30% em relação aos seus adversários. E diga-se de passagem: quanto mais candidato de oposição, melhor para o da situação.
Recado para os novos
Se querem ganhar, balancem o ganzá e caiam na gandaia com as armas que possuem, porque esse pleito municipal, que vai ser adiado por conta do Covid-19, só deve acontecer, provavelmente, no próximo dia seis de dezembro.
E não se engane: será uma das eleições mais acirradas da história de Arapiraca. Quem viver, verá.
O perigo das lives
A transmissão ao vivo nas redes sociais, no Facebook, Youtube e Instagram, tem sido um recurso que vem ganhando cada vez mais espaço com as lives. Mas se não for bem divulgado e coordenado por uma boa assessoria, os resultados negativos são imprevisíveis, principalmente se houver pouco acesso de internautas ou seguidores.
Um tiro no pé
É um tiro no pé, principalmente para quem tem pretensão política. Portanto, se programar uma live faça o melhor e se cerque de pessoas que saibam o que estão fazendo e tenha, também, uma boa sintonia com a mídia e redes sociais, buscando atrair um bom público.
Do contrário, é melhor não fazer.
Combate a Covid-19
Com o surgimento do novo coronavírus, a Prefeitura de Feira Grande – município do Agreste alagoano – tomou uma série de medidas para diminuir o impacto da doença na população feira-grandense. Uma das ações desenvolvidas pela gestão do Prefeito Flávio de Chico da Granja promove a desinfecção de ruas e prédios públicos, trabalho de caráter sanitário para eliminação do vírus que pode causar a morte de seres humanos.
Em outra frente de combate à pandemia, a Secretaria Municipal de Saúde - através do Departamento de Vigilância em Saúde - informa a população sobre os critérios para a realização da testagem rápida para detecção do novo coronavírus.
Testes rápidos
Seguindo o protocolo do Ministério da Saúde e as recomendações do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (COSEMS), o público prioritário para ser testado é formado por pessoas que apresentem sintomas da doença, especialmente as que enquadram no grupo de risco (idoso, diabéticos, hipertensos, portadores de doença crônicas). Também foi criada uma barreira na entrada do município para orientar visitante e moradores da cidade. A gestão municipal conta com total apoio de todas as secretarias para enfrentar o coronavírus e o prefeito Flávio de Chico da Granja agradece a todos os que estão na linha de frente e têm contribuído no trabalho.
... Para fortalecer o enfrentamento à pandemia da Covid-19 na cidade de Arapiraca e em toda a região, o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), continua abrindo novos leitos no Hospital de Emergência do Agreste (HEA). O hospital recebeu, esta semana, mais dez novos leitos, sendo cinco de UTI e cinco leitos clínicos para o tratamento de pacientes com a doença.
... Com os novos investimentos do governo estadual, o número de leitos passou de 47 para 57 leitos, dos quais 17 são de UTI e 40 leitos clínicos, para possibilitar uma estrutura montada e ampliada na assistência especializada aos pacientes com sintomas leves e mais graves da Covid-19.
... Para fortalecer o enfrentamento à pandemia da Covid-19 na cidade de Arapiraca e em toda a região, o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), continua abrindo novos leitos no Hospital de Emergência do Agreste (HEA). (Com assessoria).
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.