O prefeito de Santana do Ipanema, Isnaldo Bulhões, e a esposa dele, que também já foi prefeita no mesmo município, Renilde Bulhões, estão internados no Hospital do Coração, em Maceió, em tratamento para Covid-19. Isnaldo Bulhões, que é pai do deputado federal Isnaldo Bulhões Júnior, o conhecido Isnaldinho, confirmou, na sexta-feira da semana passada, 22, que ele e a esposa testaram positivo para coronavírus. No comunicado, o prefeito informou que estava de quarentena em casa e não apresentava sintomas e que Renilde já estava internada.
Pedindo de orações
Na segunda-feira (25), foi publicada nas redes sociais do prefeito uma imagem de Isnaldo Bulhões usando uma máscara de proteção e assinando documentos, que seriam referentes ao pagamento da folha pessoal da prefeitura. No entanto, horas depois passou a circular uma mensagem pedindo orações pela recuperação dele e de Renilde Bulhões, que estavam internados. A informação foi confirmada pelo site Alagoas na Net, após contatos com a equipe de governo do município.
Medida preventiva
Segundo informações, o casal teria sido internado como medida preventiva uma vez que ambos integram o grupo de risco. Isnaldo Bulhões, além de estar na faixa etária acima de 60 anos, também é diabético. Ele foi submetido a uma tomografia, que indicou quase nenhum comprometimento do pulmão. Já Renilde Bulhões, que teve pneumonia no ano passado está fazendo uso de respirador, mas de acordo com informação de assessores, ela está consciente e conversando.
“A orientação médica foi de que ambos fiquem no hospital por segurança”, informou o assessor, reforçando que a internação foi uma medida preventiva. (Com Agências).
Distribuição de kits
O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), por meio da Promotoria de Justiça de Cajueiro, expediu ofício requisitório e recomendou ao prefeito, Antônio Palmery de Melo Neto, ao secretário municipal de Saúde e profissionais da área que apresentem, no prazo de 48 horas, cópia do protocolo utilizado pelo Município no combate à Covid-19 e sobre a distribuição de kits de medicamentos (Azitromicina, Cloroquina e Anita) anunciados pelo chefe do Poder Executivo nas redes sociais. A promotora de Justiça, Maria Luísa Maia, pede também que apresentem a qualificação da equipe médica responsável pelo atendimento de pessoas infectadas com o uso dos respectivos medicamentos, e se o município oferece estrutura adequada garantindo aparelhamento específico e monitoramento.
Procedimentos adotados
Os procedimentos adotados pela promotora Maria Luisa provocam o chefe do Poder Executivo Municipal e Secretário de Saúde a fim de que preste as informações sobre processo administrativo de aquisição de medicamentos para tratamento do COVID-19 e apresente protocolo clínico adotado pelo município. Conforme denúncias e apuração do MPE/AL, o prefeito Palmery Neto teria se manifestado por meio de live informando que distribuíria o kit de medicamentos (Azitromicina, Cloroquina e Anita) que integram um protocolo de enfrentamento à doença, para a população.
Combate ao COVID-19
Nos tópicos enumerados na Recomendação, a promotora solicita que o gestor municipal e o secretário de Saúde encaminhem cópia do protocolo clínico que está sendo utilizado pelo Município de Cajueiro no combate ao COVID-19 e na composição dos kits de medicamentos anunciados nas redes sociais (cloroquina, azitromicina e Anita). (Com MP/AL).
kits Nutricionais
Ontem, terça-feira (26), a Prefeitura de Arapiraca inicia a etapa de entrega dos kits Nutricionais às famílias dos alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino, composta por 85 unidades e cerca de 30 mil alunos.
Agendamento por telefone
Para organizar a entrega e garantir a segurança de funcionários e as famílias, nesse período de pandemia, a Secretaria Municipal de Educação e Esporte está organizando a ação por etapas e mediante agendamento por telefone, realizado pelas coordenações escolares, informando dia e horário, a fim de evitar aglomeração de pessoas nas unidades de ensino.
Primeira etapa
Nesta primeira etapa são contemplados com os Kits Nutricionais 3.175 famílias, de 10 escolas municipais. Vale ressaltar que cada família recebe o número de kits referente ao número de filhos matriculados. Durante a entrega, deverão ser respeitadas as orientações dos órgãos de Saúde sobre a segurança, a partir do cumprimento ao distanciamento social e uso de máscaras.
Fake News
Em meio a maior tragédia sanitária do planeta, a falta de responsabilidade de algumas pessoas tem estimulado a desinformação e causado mais insegurança à população, que já está castigada pelo medo. A Prefeitura Municipal de Arapiraca, que desde o início da pandemia tem concentrado esforços para impedir o avanço do coronavírus e preservar vidas, infelizmente tem precisado também combater a praga das Fake News.
... Uma transmissão online intitulada "Live Campeão 2000", do canal ASA TV arrecadou uma tonelada de alimentos no último sábado, 23.
... Os alimentos arrecadados foram distribuídos para moradores carentes de Arapiraca, na segunda-feira, 25. Foram entregues alimentos nos seguintes locais: Lar dos Velhinhos, Circo Romeiro, Lixão de Arapiraca, entre outros.
... Segundo o responsável pelo canal, será feita uma nova live para fazer nova arrecadação de alimentos. O jogo transmitido será a semifinal da Copa do Nordeste de 2013, quando o ASA venceu o Ceará.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.