A Câmara Municipal de Arapiraca realizou, pela primeira vez na história do Legislativo Municipal, na manhã de sábado (23), uma sessão extraordinária para discutir, votar e aprovar o Projeto de Lei do Executivo, criando a Guarda Civil Municipal de Arapiraca (GCMA). A sessão foi convocada pelo presidente Jário Barros, e foi realizada por meio de videoconferência
Presentes à sessão
Estiveram presentes à sessão extraordinária, os vereadores Jario Barros, que presidiu os trabalhos, Dr. Fábio, Fabiano Leão, Professora Graça, Gilvania Barros, Rogério Nezinho, Edvanio do Zé Baixinho, Léo Saturnino, Fábio Henrique, Moisés Machado,Sérgio do Sindicato, Aurélia Fernandes, e Pablo Fênix.
Criação da GCMA
Os parlamentares fizeram questão de falar da importância da criação da GCMA para a proteção do patrimônio público do município, e também enalteceram a iniciativa do prefeito Rogério Teófilo, em enviar para o Legislativo, projeto de grande relevância para o município, a exemplo de outros municípios que também instituíram suas guardas municipais.
Desumano
Um ato desumano! Daqueles de causar indignação, muito mais do que desconforto ou medo em qualquer pessoa que tenha um mínimo de sensibilidade. Cerca de 10 moradores de rua da cidade de Palmeira dos Índios foram recolhidos numa van e despejados (talvez a palavra mais adequada fosse descartados), às margens da rodovia AL-210, na entrada da cidade de Paulo Jacinto.
Atitude desprezível
Eu poderia definir com o que se chama ‘presente de grego’. Porém, mais do que isso, é uma atitude desprezível, que nos leva a perguntar o que move o coração de determinados seres humanos em relação aos seus iguais. Sim, porque embora vivamos em meio a estupendas desigualdades sociais, somos iguais nas condições de seres humanos, com as mesmas necessidades básicas, inclusive a de sermos tratados com um mínimo de respeito.
“Um equívoco”
“Recebi em mensagens de áudios e vídeos, a indignação de moradores de Paulo Jacinto, denunciando o caso, na noite de sexta-feira (22), quando tudo aconteceu. Porém, era tarde, não dava para checar a veracidade dos fatos. E esse é um tipo de informação que nos deixa incrédulos. Até torci para que fosse uma dessas notícias falsas. Mas foi verdade. Conversei com o prefeito Marcos Lisboa, e ele confirmou. Tentei falar com o prefeito Júlio Cezar, de Palmeira dos Índios, mas não consegui. No entanto, como vi uma nota emitida pela prefeitura daquela cidade, admitindo a situação e tratando-a como “um equívoco”, considerei que isso contempla a necessidade de ouvir o outro lado, numa situação como essa. E só agora resolvi publicar” . (Com Roberto Gonçalves).
Hospital de Emergência
O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, atendeu 249 pacientes, de sexta-feira (22) até a noite desse domingo (24). Quarenta e três pessoas sofreram queda da própria altura e 60 deram entrada no hospital com ferimentos e traumas provocados por conta de acidentes no trânsito, sendo 56 devido a quedas e colisões de motos.
Atendimento
O HE do Agreste também recebeu seis vítimas de agressão física, duas pessoas com ferimentos provocados por arma branca (faca/facão) e uma por arma de fogo. Cinco pessoas foram atendidas com corpo estranho no olho e 12 pacientes com picadas de escorpiões e mordidas de cachorro, além de outros casos de menor gravidade. Anda foram atendidos 12 pacientes com problemas respiratórios, sendo quatro com síndrome respiratória aguda e oito com insuficiência respiratória. (Com assessoria).
Portal da Transparência
Em Arapiraca, todo contrato que envolve o enfrentamento ao covid-19 deve ser colocado no Portal da Transparência referente a pandemia para ter total conhecimento da aplicação dos recursos para população. Todavia, nem todos os itens dos contratos são relacionados ao vírus, podendo os contratos possuir itens de outras demandas e com tipificação de verbas distintas.
Disponibilizado anualmente
No caso do contrato dos carros de som e do Trio elétrico, o último é disponibilizado anualmente para o movimento LGBT, por isso o contrato prever apenas uma diária. É de grande importância o Município como o Estado auxiliar em diversas campanhas e seguimentos, como por exemplo quando o Estado faz a campanha do uso de camisinhas e preservativos. Saúde pública envolve toda uma comunidade e todos têm direito ao auxílio. (Com assessoria),
... Em plena pandemia do coronavírus, o Hemoal Arapiraca está precisando de doações de todos os grupos sanguíneos. Os doadores de todos os tipos sanguíneos estão convocados para doar sangue e ajudar a salvar vidas.
... Segundo informações, o Hemoal Arapiraca está com menos de 60 bolsas de sangue em seu estoque, quando o ideal seria estar com estoque acima de 200 bolsas.
... Você que pode doar sangue, ajude a salvar vidas, ligue para o número: (82) 3539-8285 e saiba como fazer a sua doação de forma segura.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.