A Ordem dos Advogados do Brasil, subsecção de Palmeira dos Índios, através do advogado Elias Henrique, presidente da Comissão Especial de Fiscalização e Acompanhamento das Ações de Prevenção e Combate a disseminação da Covid-19 ingressou ontem, terça-feira, 19, com uma representação no Ministério Público em face do Município de Palmeira dos Índios que não prorrogou o decreto que permite a servidores idosos e com comorbidades de obter ponto facultativo ou exercer o trabalho em “home office”, seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde neste período de quarentena.
Grupo de risco
Servidores efetivos idosos, com comorbidades e doenças crônicas estão inseridos no grupo de risco – e o Decreto do prefeito Júlio Cezar (PSB), datado de 08 de maio do corrente, exclui essa garantia aos servidores que estão enquadrados nessa situação, pondo em risco a vida dos mesmos.
Obrigados a trabalhar
Muitos deles se viram obrigados a trabalhar sob pena de perder o ponto de trabalho e a renda no fim do mês, como já acontece com os prestadores de serviços que receberam – muito deles – a metade do salário mínimo no mês de abril, o que é inconstitucional, mesmo que a relação de trabalho seja precária. (Com Roberto Gonçalves).
Hospitais de Arapiraca
O cenário dos hospitais em Arapiraca é preocupante caso o isolamento social não persista nos próximos dias. Na segunda-feira (18), os hospitais dos Municípios registram apenas oito vagas para leitos clínicos e nove para UTI. Segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado, o total de leitos para UTI é de 27 e para leitos clínicos é de 61. Dos 27 de UTI, 18 estão ocupados. Já dos 61 de enfermaria, restam apenas 8 leitos, somando 67% de na UTI e 87% em clínicos.
Preocupante
Vale ressaltar que Arapiraca atende os mais de 200 mil habitantes, além dos 48 municípios da macrorregião. Segundo informaçõe, os hospitais estão recebendo também pacientes de Delmiro Gouveia, Marechal Deodoro, São Miguel dos Campos e outras cidades. No Hospital de Emergência Dr. Daniel Houly, restam apenas 4 leitos clínicos e dois UTI. No Hospital Regional de Arapiraca não tem mais vagas para enfermaria e apenas 4 para UTI. Já no Hospital Djacy Barbosa (antigo Afra Barbosa), que é considerado pelo Governo do Estado a referência no tratamento, restam 6 leitos clínicos e apenas 4 de UTI.
Importância do isolamento
Por isso, a importância isolamento social, que se mostrou um dos métodos mais eficientes para prevenir a tão temida covid-19. Outra ferramenta essencial para evitar se contaminar é a máscara, que protege boca e nariz. Isso quando não se pode evitar sair de casa. Alguns munícipes começam a relaxar, a perder a noção do quão importante é continuar se protegendo e protegendo os outros e isso vem sobrecarregando o sistema de saúde público e particular. (Com Já é Notícia).
Serviços suspensos
A vereadora Isabelita (Republicanos) informou, na tarde de ontem, terça-feira (19), que a Unidade Móvel de Saúde da Mulher voltará a atender a população após o fim do isolamento social por conta da pandemia do novo coronavírus. Os serviços estão suspensos por recomendação das autoridades de Saúde. Isabelita é enfermeira há mais de 20 anos, atuando no serviço público em Porto Real do Colégio e cidades da região do Baixo São Francisco. Está em seu primeiro mandato na Casa Legislativa e sua atuação tem merecido grande destaque na mídia interiorana de Alagoas.
Saúde da Mulher
Na Câmara Municipal, desenvolve trabalhos voltados para a saúde da população colegiense, por meio de leis, sugestões e projetos. Como vereadora, sua maior realização foi criar a Unidade Móvel “Saúde da Mulher” que já realizou centenas de exames preventivos do câncer de colo do útero em Porto Real do Colégio, sem cobrar nada. O projeto já prestou serviços também em outras cidades da região e até mesmo em Arapiraca, segunda maior cidade do interior de Alagoas, no Agreste. Com o início da pandemia do coronavírus, os exames foram suspensos para evitar aglomerações e a Unidade Móvel foi encaminhada para manutenção e melhorias. (Com Paulo Marcello).
Campo Grande
No início da tarde de ontem, terça-feira (19), durante uma abordagem realizada pela Polícia Militar, um policial foi ferido com golpe de arma branca em uma das mãos e um homem acabou baleado, na cidade de Campo Grande, no Agreste de Alagoas. De acordo com informações, uma guarnição da Polícia Militar foi acionada para conter um homem que estaria bastante alterado e ameaçando familiares com uma faca-peixeira, ao chegar no local, o fato foi constatado. Lá, os policiais encontraram o homem armado.
Reagiu à prisão
Na tentativa de deter o infrator, os policiais realizaram a abordagem ao indivíduo, que reagiu a prisão, desferindo um golpe de arma branca para atingir um sargento PM que não teve o nome revelado. O golpe foi na altura do pescoço e o militar defendeu-se colocando uma das mãos na frente da arma e acabou se ferindo. (Com Diário Arapiraca).
... O município de Traipu, localizado as margens do rio São Francisco, registrou o primeiro caso de Covid-19 . O anúncio oficial foi realizado pelo secretário municipal de Saúde por meio de um vídeo divulgado nas redes sociais.
...De acordo com o secretário, Thiago Cavalcante, o paciente é um idoso de 76 anos que mora na zona rural. O estado de saúde dele é estável, e o idoso permanece em isolamento domiciliar cumprindo todas as determinações dos órgãos de saúde.
… O secretário solicita que a população se conscietize sobre a necessidade do isolamento social, o uso de máscara, lavar as mãos, bem como outros medidas de prevenção ao avanço do novo coronavirus. (Com assessoria).
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.