Edmilson Teixeira

Agreste

Edmilson Teixeira 13 de maio de 2020

Preocupado com o avanço da pandemia em Alagoas e nos municípios de Palmeira dos Índios e Estrela de Alagoas, o MPE entrou com uma Ação Civil recomendando novas medidas ao governo do Estado e aos municípios que integram a 8ª região de Saúde. “Toda ajuda que vier neste momento será muito importante até porque não é hora de procurar defeitos ou culpados, mas unir forças e ajudar” comentou o prefeito de Palmeira, Júlio Cezar.

Sentimento

“Muito triste! Um grande amigo meu e de minha família. Lamentamos profundamente! Que Jesus onipotente o receba em sua infinita glória. A família enlutada  os nossos sinceros sentimentos” comentário do presidente da  Sobrames/AL, Sociedade Brasileira de Médicos Escritores,   Dr. Jorge Soares nas redes sociais, ontem, sobre a morte do Dr. Carlos  Mendonça.

Palmeira dos Índios

A Prefeitura começou esta semana uma Força Tarefa. Uma ação grande de combate ao coronavírus que visa estabelecer o cumprimento dos decretos Estadual e Municipal nos estabelecimentos comerciais em todo o município. A Força Tarefa é uma parceria com a Guarnição do 10° Batalhão da Polícia Militar, que conta com o apoio da SMTT, da Guarda Municipal e da Vigilância Sanitária.

Chã Preta

Ontem dia 13, a imprensa alagoana celebrou mais um ano de existência de um dos mais antigos periódicos impressos ainda em circulação. Trata-se do Jornal O Camponez (escrito com Z), que entrou para seus 132 anos de existência, sobretudo mais vivo do que nunca, assegurado por um grupo de colaboradores da cidade de Chã Preta/AL, na região do Vale do Paraíba.  

Chã Preta II

Pois bem, O Camponez, num formato de folhetim surgiu nas longínquas plagas da região de Viçosa/AL e Chã Preta/AL, mais precisamente no povoado Bananal, em 13 de maio de 1888, por coincidência no mesmo dia em que a Princesa Isabel (da Casa Real de Bragança) assinava no Palácio de São Cristóvão, na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro,  a Abolição da Escravatura em todo território brasileiro.

Histórico

Segundo seu editor chefe,  Olegário Venceslau,  O Camponez foi criado pelo intelectual João Honório de Carvalho e Melo. “Atualmente é mantido pelos esforços de alguns amigos, que colaboram com artigos, noticias e poesias, trimestralmente apenas por saudosismo e com intuito de não deixar morrer uma parte de nossa história” disse  Olegário, que também é advogado e escritor

Oportunidade

O cliente Banco do Nordeste em diversas partes de Alagoas,  conta a partir de agora com a Plataforma de Crédito Especializado (PCE) no portal Internet www.bnb.gov.br. A ferramenta possibilita que o cliente faça sua  solicitação de crédito sem sair de casa.  Além disso, ele pode enviar online a documentação necessária para análise dos projetos, agilizando a concessão do  financiamento no BNB com celeridade e segurança.

Joaquim Gomes

O ex-secretário municipal de Saúde, Estácio Chagas, assim como o médico que atuava na UBS, Laércio Dias, no bairro João Batista da Hora, lá em Joaquim Gomes, são alvos do MPAL que ajuizou uma Ação Civil de responsabilidade contra ato de improbidade administrativa em desfavor de ambos.

Joaquim Gomes II

A ação é do promotor de justiça Paulo Barbosa que segundo o representante do MP, com a anuência do então secretário, o médico cobrava por consultas dermatológicas realizadas dentro de uma unidade de saúde daquela cidade e, em troca, atendia de forma gratuita, pacientes enviados pelo então titular da pasta da Saúde pública.

Compromisso

Deputado Inácio Loiola (PDT) buscando atender ao apelo de agentes da Polícia Civil que atuam nas delegacias da capital e interior requisitou ao Governo do Estado e SESAU a distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como máscaras de tecido laváveis e álcool em gel para os servidores que atuam na Segurança Pública; visto que eles também estão sujeitos à contaminação pela Covid-19.

Mata Grande

Como em política tudo é possível, então considere a maior normalidade um capítulo que está surgindo lá em Mata Grande, entre duas tradicionais lideranças, que ao longo dos tempos não se bicavam.  Trata-se de Celso Luiz, líder de Canapi e Hélio Brandão, esse de Mata Grande. As duas figuras com broncas até umas horas na Justiça, sobretudo, relacionadas a desvio de dinheiro público, estão se unindo na tentativa de formar um “chapão familiar” a fim de disputar a Prefeitura de Mata Grande.

Penedo

A centenária festa religiosa de Nossa Senhora de Fátima pela primeira foi comemorada de forma bem diferente. Ontem dia 13 de Maio, não houve a tradicional procissão pelas ruas de Penedo, isso devido essa fase de pandemia que estamos vivenciando. À noite, num carro aberto a imagem da Santa desfilou, onde um carro de som chamava a atenção dos devotos, que de suas portas ovacionavam a grande passagem.