O prefeito Rogério Teófilo informou, na sexta-feira, 08, que não será permitida a visita aos túmulos dos cemitérios públicos da cidade no Dia das Mães, domingo, 10.
A decisão foi tomada para evitar aglomerações e é em cumprimento ao Decreto Estadual que restringe ainda mais a circulação de pessoas em espaços públicos, minimizando a proliferação do coronavírus.
Recomendações
A suspensão também é baseada nas recomendações das autoridades de saúde para tentar achatar a curva de infecção do vírus em Alagoas, que vive um momento de crescimento no número de casos confirmados.
“Entendemos que a visitação nesta data é tradicional e que muita gente vai deixar de visitar seus entes queridos, mas precisamos tomar essa atitude para proteger a vida das pessoas acima de tudo. É um momento difícil que precisamos passar com cuidado para que depois possamos voltar a normalidade das nossas vidas”, disse o Prefeito Rogério Teófilo.
Reconhecimento
A Fundação Lemann, organização não governamental sediada em São Paulo reconheceu o trabalho técnico do palmeirense Aerton Lessa que implantou uma plataforma digital no município de Arapiraca que contribui no enfrentamento à pandemia.
Plataforma digital
A organização publicou em suas redes sociais que mais do que nunca se precisa de gestores públicos comprometidos com a saúde no Brasil, citando Aerton Lessa, que é subsecretário de saúde de Arapiraca e integrante da rede Talentos da Saúde, da instituição. O município de Arapiraca contou com essa plataforma digital que pode ajudar a identificar o coronavírus com mais agilidade entre os moradores da região.
Agilidade
O município de Arapiraca passou a monitorar os casos de coronavírus por meio de uma plataforma digital que envia mensagens para os celulares dos moradores cadastrados. Os usuários são acompanhados pelas equipes de saúde sem que precisem sair de casa.
Orientações
O procurador-geral de justiça, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, expediu recomendação, na quinta-feira (7), para que os prefeitos dos 102 municípios alagoanos divulguem e observem as regras legais e as orientações específicas dos governos federal e estadual relacionadas à atestação de óbito, ao traslado de corpos e aos sepultamentos que serão realizados de vítimas da Covid-19, assegurando rapidez e segurança em todo o processo. Dentre outras medidas, o Ministério Público Estadual de Alagoas (MPAL) também quer os municípios já se organizem para a construção de novos cemitérios.
Planejamento
Na recomendação, o chefe do orienta os gestores quanto aos serviços funerários de forma geral e explica que, para que tudo ocorra da forma correta, é necessário que as prefeituras elaborem um planejamento específico para o período de pandemia que contemple as “necessidades de transporte, manejo e sepultamento de corpos e as demandas acrescidas de assistência social, dentre outras providências, condizente com a demografia do município, ampliando a capacidade de atendimento das áreas envolvidas”. (Com MP/AL).
Lamentável
Um menino de apenas oito anos que estava desaparecido foi encontrado morto nas primeiras horas de ontem no município de Girau do Ponciano, localizado na região do Agreste alagoano. De acordo com as informações policiais, o corpo de Wanderson Silva foi localizado por populares boiando em um riacho que dá acesso ao assentamento Paraná.
Ainda segundo a polícia, o garoto estava desaparecido desde a última quarta-feira, 6, ocasião em que saiu da casa onde residia com o avô sem dizer para onde iria e sumiu misteriosamente. (Com Aquiacontece).
Fiscalização
Equipes da Prefeitura de Arapiraca estiveram no centro da cidade para realizar um mutirão de fiscalização e conscientização no comércio da cidade. Diversos estabelecimentos que estão proibidos de funcionar, de acordo com decreto estadual, foram flagrados abertos. Equipes da Secretarias Municipais de Saúde, Serviços Públicos, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, SMTT, Vigilância Sanitária e Procon Arapiraca, percorreram as ruas do centro conversando com a população e orientando empresários sobre a importância de respeitar o decreto.
... A 8ª Vara Criminal de Arapiraca realizou sete audiências para realização de acordo de não persecução penal, na última quarta-feira (6), por meio de videoconferência.
... Além do juiz Geneir Marques, titular da unidade, as sessões tiveram participação de promotor, defensor e réu, necessários para o ato processual. Os réus não participaram da conferência, mas mantiveram contato com o defensor.
... O magistrado enfatiza que a possibilidade de fazer as sessões de forma virtual será muito importante para reduzir o congestionamento de processos no atual cenário. “Nesse período de pandemia, como muitas audiências ficaram prejudicadas, não foi possível intimar testemunha, vítima, enfim, então nós pensamos como a gente poderia contribuir e destrancar a pauta”, afirmou Geneir Marques. (Dicom TJ/AL).
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.