Edmilson Teixeira

Delmiro Gouveia

Edmilson Teixeira 04 de maio de 2020
“A Câmara de Vereadores está pronta para aprovar esta semana Projeto de Lei do Executivo, que consiste num reajuste de 8% para os professores”, a informação é do presidente da Casa, vereador Ezequiel, o Kel.  Detalhe é que este ano  o reajuste nacional para a categoria é de cerca de 13%, porém a Prefeitura disse que  esse percentual pesava no bolso dos cofres públicos. A correria agora é grande para a aprovação, antes que o governo federal decrete medidas que impeçam aumento salarial para servidores públicos para os próximos três anos, como vem sendo anunciado em Brasília. Palmeira dos Índios Presidente estadual do PRTB, Adeilson Bezerra desde o último dia 23, tem recebido votos de condolências de amigos. Isso pelo falecimento de sua mãe, a professora aposentada Lindinalva Raimundo Bezerra, aos 78 anos. Natural de Palmeira dos Índios deixou um legado de amor e compreensão, onde serviu à Educação do Estado e daquele município. Apesar de dedicada ao ensino público, também gostava de fazer política. Pois foi ela que incentivou o filho  a sair candidato ao governo de Alagoas em 1998. Palmeira dos Índios II Por falar em Palmeira, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de lá, confirma significativo aumento nos atendimentos de pacientes com suspeita de coronavírus ou com suspeita de síndrome gripal. Segundo o coordenador de enfermagem, José Fernando, há duas semanas a procura tem aumentando consideravelmente. “A demanda aqui cresceu muito” afirmou. Na cidade, até o prefeito Júlio Cezar se contaminou com o coronavírus, mas, se recupera em casa. Dimensão A UPA de Palmeira é referência para o à assistência de urgência e emergência em toda 8ª região de Saúde de AL. O órgão abrange os municípios de Estrela de Alagoas, Maribondo, Igaci, Belém, Tanque Darca, Quebrangulo, Minador do Negrão e Cacimbinhas, entre outros, que também encaminham pacientes para a UPA palmeirense. “Aqui é porta aberta 24 horas e a determinação do prefeito Júlio Cezar é atender todos que chegarem aqui” disse o coordenador.

Major Izidoro

Livre até agora de casos de coronavírus em todo o município, a Prefeitura afirma que vem mantendo seu perfil de trabalho na luta para que a população não seja contaminada. Pois mesmo sem ter nenhum caso registrado positivo, equipes da Vigilância Sanitária  estão fazendo desde de ontem, a desinfecção das principais ruas da cidade.

Preocupação

A prefeita de Major, Santana Mariano, por meio da Secretaria Municipal de Saúde acompanha a situação, cuja preocupação se baseia no último boletim da Secretaria de Estado-Sesau, dando conta de que os municípios vizinhos a Major Izidoro já têm casos confirmados positivos. São eles: Batalha, Santana do Ipanema, Olho d´Água das Flores, Palmeira dos Índios, Arapiraca (com um registro de óbito) e Jaramataia.

Porto de Pedras

No último sábado a Prefeitura deu início na distribuição de 1.300 cestas básicas. O órgão também fez parceria com algumas costureiras locais, a fim de garantir a confecções de máscaras de proteção ao coronavírus. Na feira livre da cidade do último final de semana, equipes da Secretaria de Saúde e da Vigilância Sanitária, fizeram a entrega de máscaras e álcool 70° para os comerciantes e pessoas que circulavam na área. “Todos por aqui estão empenhados de corpo e alma nesse trabalho” disse o prefeito Henrique Vilela.

Inhapi

Em Inhapi, o prefeito Zé Cícero, único do PT em Alagoas, rompeu com sua vice, Cristina Costa; aliás, foi ele que se distanciou do gestor, por esse não honrar compromisso político. Cristina cobra a promessa de sucedê-lo no cargo, já que o Zé vem de seu segundo mandato consecutivo justamente ao lado dela nas duas gestões.  É que o PT anunciou o nome do Welington Morcego presidente da Câmara para ir à disputa. Detalhe: todos os cargos da vice foram exonerados na última semana, inclusive da secretária de Saúde, Rosa Guerra.

Teotônio Vilela

Até que tenha uma legislação ou decreto Federal, ou mesmo uma recomendação do Ministério Público, o prefeito de Teotônio Vilela, Joãozinho Pereira, vai se abster de usar os recursos do FUNDEB para realizar pagamentos de salários a profissionais da Educação que estão em situação de contrato, mas sem trabalhar efetivamente, devido a suspensão das aulas em atendimento ao decreto do Governo do Estado para a pandemia.

Medida Em contra partida, o prefeito  Joãozinho já trabalha um plano municipal, que visa contemplar esses profissionais, essencialmente aqueles que não têm recebido o auxílio federal, com um Auxílio Emergencial pago com recursos próprios do município, durante esse período de combate ao Covid- 19 .

Penedo

Após o resultado do exame feito pelo prefeito de Penedo ter dado positivo para a Covid-19, dez vereadores de lá foram na quinta-feira a um laboratório de Arapiraca, a fim  submeterem aos exames. Apenas o parlamentar Edvaldo Santos deu positivo. Ficou bastante abalado. Lamentável!