“No meu DNA não existe o vírus da corrupção”, assim reagiu a pré-candidata à prefeitura de Palmeira dos Índios, juíza aposentada Sônia Beltrão, do Patriota, quando questionada recentemente pelo radialista Anselmo Robério, que a entrevistou no programa “Balanço Geral”, da Palmeira FM.
Sônia Beltrão disse que é possível administrar um município sem praticar corrupção, trabalhar e deixar dinheiro em caixa. “Dinheiro público é do povo e, como tal, deve ser aplicado em políticas públicas de forma legal e transparente”, ressaltou a Juíza. “Trabalhei como magistrada durante três décadas e nunca me corrompi”, disse.
“Rouba, mas faz”
Com relação ao bordão político “rouba, mas faz”, Sônia Beltrão enfatizou que essa prática está com os dias contados, pois o novo conceito de gestão pública e os órgãos controladores do serviço público não a admitem. A pré-candidata disse que o correto é trabalhar e não roubar. A Juíza afirmou que, se o povo a eleger prefeita, Ela vai administrar Palmeira dos Índios respeitando os princípios da impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, conforme determina o artigo 37, da Constituição Federal.
Devolveu o PL
A Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios devolveu o PL (Projeto de Lei) da prefeitura que pede a suplementação de 30% no orçamento para ajustes técnicos. A assessoria da Casa constatou “erros grosseiros” no documento que poderia comprometer não só o Executivo, como também aqueles que desejam aprovar o “tapa buracos financeiro” da gestão Julio Cezar.
Prestações de contas
O Projeto de Lei deve voltar para deliberação em sessão extraordinária, haja vista a pressa da gestão em concluir a operação, que se não aprovada a tempo pode causar danos nas prestações de contas do prefeito Júlio Cezar, o imperador.
Aumento salarial
Em contrapartida, com essa votação, os vereadores devem garantir o aumento salarial para 2021 votado no dia 18 de março. Há quem diga que os vereadores apenas protelaram a apreciação do projeto para aguardar a sanção do projeto de lei do aumento para o ano de 2021 para eles. (Com Roberto Gonçalves).
Acolhimento aos idosos
As pessoas com mais de 60 anos de idade fazem parte do maior grupo de risco de infecção pelo novo Coronavírus. A proteção dos idosos para evitar a contaminação pela Covid-19 é uma das principais recomendações sanitárias da atualidade. Por conta disso, o deputado estadual Ricardo Nezinho lançou, ontem, quinta-feira (23), a campanha Cuide de Nossas Raízes, que é uma extensão do projeto audiovisual Raízes de Arapiraca.
Gravações suspensas
Em razão do período de isolamento social, as entrevistas e gravações da quarta edição do documentário com antigos moradores da cidade foram suspensas temporariamente. “O papel social do projeto continua e vamos lançar uma campanha para mobilizar ainda a sociedade e mostrar a importância que nossos idosos representam para as famílias e para a história de Arapiraca”, argumenta o deputado.(Com assessoria).
Limoeiro de Anadia
O prefeito de Limoeiro de Anadia, Marcelo Rodrigues, confirmou na tarde de ontem, quinta-feira, 23, em suas redes sociais, que o primeiro óbito por covil-19 no município foi confirmado pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) e Secretaria Municipal de Arapiraca. Conforme a assessoria de comunicação do município, o óbito por coronavírus é o único caso confirmado da doença.
Não resistiu
O paciente é um homem de 54 anos que morava no povoado Terra Nova e que faleceu no último sábado (18), no Hospital Regional, em Arapiraca. De acordo com o hospital, o paciente se queixava de tosse e cansaço respiratório há uma semana e que, logo depois de ser submetido a um ecocardiograma, ele foi entubado, mas acabou morrendo pouco depois.
Contra a transmissão
A tradicional feira livre de Pão de Açúcar, que atrai frequentadores da zona rural e de outros municípios da região passou a adotar medidas para evitar a contaminação pelo coronavírus, que vão além da disponibilidade de água e sabão para que a população possa lavar as mãos ao chegar, como tem sido feito em outros municípios.
Higienização das embalagens
Além de uma estrutura composta por uma caixa d`água e pias para os frequentadores na entrada da feira, o município também isolou a área das bancas de feira com grades metálicas e criou corredores de entrada e saída, possibilitando o controle do fluxo de pessoas no local, com o intuito de evitar aglomerações e facilitar a adoção de outras medidas de higiene. Segundo informações do município, equipes de profissionais de saúde ficam de prontidão na saída da feira e fazem a higienização das embalagens e sacolas dos produtos comprados no local. (Com assessoria).
... O Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves e o Bosque das Arapiracas, no Centro da cidade, receberam o serviço de desinfecção, que vem sendo realizado pela Gestão Municipal, em áreas públicas do Município.
... O trabalho é diário e executado por equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e tem o objetivo de evitar a proliferação do coronavírus em Arapiraca. No cronograma da ação, já estão higienizados o Mercado Público, Terminal Rodoviário Municipal, praças, ruas do Centro, unidades de saúde, pontos de ônibus, agências bancárias, casas lotéricas, hospitais e Centro Administrativo Municipal.
... Desde que iniciou a pesquisa do impacto da atividade de desinfecção para proteger a população da pandemia da Covid-19, a Administração Municipal adotou o quaternário de amônia de 5ª geração, produto já utilizado na China, com potencial para formar uma camada protetora nas áreas aplicadas, durante um prazo de 90 dias.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.