Na manhã de terça-feira (14), o deputado estadual Tarcizo Freire (PP), reuniu-se com empresários do município de Arapiraca para discutir sobre a reabertura do comércio, fechado desde o início da pandemia do Covid-19 (coronavirus). Na ocasião, os empresários falaram de suas preocupações em relação a demora da reabertura do comércio.
De acordo com os administradores, demissões já estão acontecendo, caso a crise perdure e, o comércio de Arapiraca permaneça com suas portas fechadas, mais demissões e falências serão inevitáveis.
Efeito negativo
“Na verdade, o empresário não sabe ainda calcular o tamanho do problema, da cratera que está sendo criada na economia tanto de Arapiraca, quanto do Estado. Já estamos sentindo de agora o efeito negativo desse fechamento, como corte de salário dos trabalhadores, suspensões de contratos, sem falar das demissões em massa que estão ocorrendo. Um dano gigantesco para economia do município”, afirmou o empresário Gustavo Timóteo.
Reunião produtiva
Animado, Gustavo ainda elogiou a atitude do parlamentar em participar do encontro com os empresários. “Estou muito animado. O deputado Tarcizo Freire se prontificou em nos ouvir, foi bastante sensível ao problema, não apenas do comerciante, mas também do comerciário, clientes e ambulantes. Tenho certeza, que na Assembleia Legislativa ele irá trabalhar na busca da reabertura do comércio”, concluiu.
Direito de resposta
A Prefeitura de Olho d’Água Grande, através da Secretaria de Infraestrutura, informa que, no ano de 2018, encaminhou um projeto ao Ministério Desenvolvimento Regional, visando angariar recursos federais para construção de uma passagem molhada pelo leito do Rio Itiuba, ligando os Povoados Poço Comprido e Sacão, situados na zona rural do município.
O pedido foi recebido e está registrado sob o convênio de nº 867729/2018. Cabe frisar que tal procedimento é complexo e envolve diversas etapas, por exigência dos órgãos públicos e alheias à vontade do Município, que vão desde a obrigatoriedade de obter licenças ambientais até a apresentação de projetos de viabilidade técnica. Sem cumprir esse trâmite burocrático instituído pelo Governo Federal não é possível obter a liberação da verba necessária para edificar a obra.
Estamos acompanhando atentamente todo o trâmite deste convênio e constantemente, solicitando ao Ministério Desenvolvimento Regional a agilidade necessária na liberação do recurso. Sabemos que se trata de uma obra de suma importância para melhor atender as necessidades da população rural. Porém, somente no ano 2018, após várias tentativas frustradas, tivemos acesso à emenda parlamentar com a possibilidade de recursos para realizar tal obra.
Tudo isso reforça o empenho da Administração municipal para início e conclusão do serviço. Infelizmente, o País vem atravessando um momento delicado em todas suas esferas, diante dos esforços dos Poderes Públicos para combater o contágio e proliferação do Covid-19, inclusive, por intermédio de Decreto Federal de estado de emergência em todo território nacional, o que pode dificultar a liberação de tal verba.
Porém, estaremos sempre atentos e empenhados no que for preciso para que a obra seja realizada e entregue à nossa população o mais breve possível.
“Traidor e caluniador”
A desembargadora Elizabeth Carvalho do Nascimento voltou a usar suas redes sociais para atacar o prefeito de Palmeira dos Índios, Júlio Cezar (PSB). A magistrada chamou o gestor de “traidor e caluniador” em resposta a exoneração do sobrinho dela do cargo de secretário municipal de Saúde. Ela foi mais além e chegou a rogar uma praga contra o chefe do Executivo municipal, dizendo que ele não será reeleito.
Desabafo
O prefeito Júlio César, além de traidor, é caluniador. Está dizendo, que Márcio Henrique pediu para sair da secretaria de Saúde, em plena crise do Coronavírus. Mentira! Márcio Henrique saiu, porque Júlio César, queria impor um subsecretário de saúde, sem a aprovação do secretário, Márcio Henrique. E Márcio não admite corrupção" desabafou a desembargadora
Oficialização da exoneração
Em seu texto, Elizabeth Carvalho relatou que aguardava apenas a oficialização da exoneração do médico e vice-prefeito, Márcio Henrique, da pasta da Saúde para poder se pronunciar. Ela confirma que a saída do seu sobrinho do cargo foi decorrente da nomeação do secretário adjunto, Diorgnes Costa, sem o consentimento de Dr Márcio. (Com informações 7 Segundos).
... As visitas aos pacientes internados no Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca, estão suspensas desde o último dia 20 de março. A medida faz parte do protocolo de segurança e prevenção do novo Coronavírus (Covid-19).
... A direção do hospital está garantindo apenas o direito a um acompanhante para os pacientes idosos acima de 60 anos, menores de 18 anos e pessoas com dificuldade de locomoção, conforme preconiza a lei.
... Para amenizar a ansiedade das pessoas, nesse período de pandemia de Covid-19, a gerência-geral do HE do Agreste resolveu criar uma nova estratégia: a visita virtual para os pacientes que estejam lúcidos e em processo de recuperação de diferentes tipos de traumas.(Com assessoria).
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.