O prefeito de Traipu, Silvino Bezerra Cavalcante (PRTB), deve mesmo oficializar a desistência de concorrer às eleições que serão realizadas em outubro próximo. Bem avaliado pela população em virtude dos relevantes serviços que vem prestando em áreas cruciais como educação, saúde, agricultura e assistência social, o prefeito abriu diálogo com conceição Tavares, ex-prefeita do município e que vai disputar o pleito deste ano.
Vai apoiar
De acordo com informações do site 7Segundos, Silvino era vice e assumiu a prefeitura em abril de 2018, no lugar do Procurador de Justiça Eduardo Tavares, que renunciou ao cargo. Sobre o apoio a pré-candidatura de Conceição, correligionários informam que o diálogo já está aberto e Silvino deverá se posicionar sobre a sua decisão nos próximos dias.
Empréstimo
Videoconferência com alguns prefeitos do Estado, dentre eles o prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo, que publicou parte da reunião em seu Instagram na terça-feira, 07. Entre os assuntos discutidos está à solicitação de um empréstimo ao Governo Federal, para reduzir os impactos da redução de arrecadação de ICMS, Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, em Alagoas.
Arrecadação de ICMS
De acordo com Renan Filho “vai cair à arrecadação de ICMS, por conta das medidas restritivas de isolamento social e isso vai afetar o ICMS do Estado, que é a principal arrecadação, e também dos municípios, apesar da maior arrecadação dos municípios ser através do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), mas o ICMS também é muito importante”.
Repasso de verbas
O Governador disse que está propondo um empréstimo, ao Governo Federal, para repassar verbas aos municípios. “Estamos buscando alternativas para resolver a crise, assim, estamos propondo para Governo Federal autorizar ao Estado um empréstimo, para reduzir as perdas de ICMS, e isso reduziria isso à perda de ICMS do Estado e reduzira as perdas dos municípios, porque eu repassaria a parte aos municípios”. (Com 7 Segundos).
Fiscalização
Durante as Feiras Livres de Arapiraca, equipes de fiscalização dos órgãos municipais participam de uma ação para evitar a aglomeração de pessoas e, consequentemente, a proliferação do coronavírus. O retorno das atividades das Feiras Livres em Arapiraca foi deliberado pela Comissão de Gestão de Crises, que conta com a participação de membros da Vigilância Epidemiológica do Município. A autorização se deu graças a um decreto assinado pelo Prefeito Rogério Teófilo na terça-feira (7).
Comercialização exclusiva
Participam da fiscalização equipes das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Saúde, Serviços Públicos, Vigilância Sanitária, Procon Municipal, e também o 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM).
Para a realização das feiras, algumas normas precisam ser cumpridas, como a comercialização exclusiva de carnes, peixes, aves, tubérculos, frutas, folhagens, verduras e cereais. Não será permitida a comercialização de qualquer outro produto ou refeições prontas, como lanches, refeições, bebidas alcóolicas, e outros.
Recomendação
De acordo com o texto do decreto, as bancas de feiras devem ter espaçamento de 2 metros entre si. A recomendação é que os clientes também mantenham distancia de pelo menos 1 metro de clientes e produtos comercializados.
Palmeira dos índios
A Prefeitura de Palmeira dos Índios suspendeu o acesso ao Santuário Mãe do Amparo e Cristo Redentor desde de ontem, quarta-feira (8). A determinação, que deverá ser cumprida até o domingo (13), foi necessária para evitar aglomerações no entorno da Serra do Goiti, onde estão localizadas as duas imagens, devido à pandemia da Covid-19, o novo coronavírus.
Semana Santa
A Serra recebe centenas de visitantes, todos os anos, durante a Semana Santa. O espetáculo da Paixão de Cristo, que aconteceria nos dias 8, 9 e 10 deste mês foi cancelado por causa da doença que rapidamente se espalhou pelo mundo. (Com assessoria).
... Com atividades suspensas desde o início da pandemia de Coronavírus, em virtude do decreto estadual, a Feira de Carros e Motos de Arapiraca voltará a funcionar nesta quinta-feira (9).
... A informação foi confirmada por José Paulo Santos, mais conhecido como Geno Garrote, que é responsável pela administração da feira.
... De acordo com a nota, a reabertura acontece com base no decreto municipal que liberou as feiras livres de Arapiraca. A organização da feira deverá adotar as medidas necessárias para garantir o funcionamento, mas com os cuidados referentes à prevenção do vírus.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.