A eleição proporcional este ano em Arapiraca, a primeira sem coligação, cumprindo a nova legislação eleitoral, terá grandes surpresas. O partido que estão com maior vantagem na formação das bancadas é o PSDB, com oito vereadores experientes e buscam a reeleição. O PSDB tem como principal liderança o prefeito Rogério Teófilo que já está trabalhando para continuar no cargo por mais quatro anos.
Os vereadores, agora, "tucanos" são: Moisés Machado, Fabiano Leão, Graça Lisboa, Aurélia Fernandes, Edvânio Correia (Edvânio do Zé Baixinho) Sergio Fábio Nunes (Sérgio do Sindicato), Pablo Fenix e Dr. Fábio.
Ricardo ou Luciano
Na sequencia melhor posicionado está o MDB que tem como maior liderança em Arapiraca o vice-governador Luciano Barbosa. Até o momento não está definido quem vai para a disputa se o deputado estadual Ricardo Nezinho ou o próprio Luciano, que é o atual secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa.
Encerrado o prazo da janela partidária no último dia 4, Ricardo Nezinho permanece no MDB. No MDB a novidade foi apenas a inclusão do vereador Fábio Henrique, ex- (PCdoB). Também já está confirmada a candidatura de Léo Saturnino e Rogério Nezinho. (Com Roberto Gonçalves).
Vaga no Legislativo
Élio Cavalcante e Graça Lisboa vão disputar vagas na Câmara Municipal. A disputa por uma vaga na promete ser intensa em Arapiraca nas eleições que estão programadas para outubro. Até o momento, dois nomes que ocupavam cargos na administração municipal estão confirmados na disputa.
Disputa acirrada
Elio Cavalcante da Silva deixou a Secretaria Municipal de Serviços Públicos e vai concorrer a uma cadeira no legislativo pelo PSDB. Técnico em administração, com bacharelando na administração de empresas na UFAL, Elio é servidor público efetivo há mais de 30 anos e sempre demonstrou fidelidade ao prefeito Rogério Teófilo. O trabalho em busca do voto será árduo, até porque o partido tem oito vereadores de mandato em seus quadros, incluindo a professora Graça Lisboa, que estava na Articulação Política e retorna ao Legislativo para concorrer à reeleição.
Treinamentos
O Coronavírus, que tem assolado o mundo, requer prevenção e cuidados de toda a população, mas principalmente dos profissionais que estão na linha de frente do atendimento aos possíveis casos. Pensando nisso, o Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, em Arapiraca, tem realizado treinamentos com as equipes de saúde, baseados nas normas da Organização Mundial de Saúde (OMS) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Atenção diferenciada
A programação, seguindo o coordenador do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Hospital, Jean Vital, atinge todos os profissionais de saúde, de apartamento a UTI. Ele explicou ainda que, apesar das equipes saberem os procedimentos dos atendimentos do dia a dia, as medidas para enfrentamento do coronavírus são diferentes e requerem uma atenção diferenciada.
Novas recomendações
“Estamos treinando o hospital inteiro, principalmente quem está na linha de frente. Todos seguindo novas recomendações. É algo muito novo e precisamos estar prontos, caso algum caso positivo chegue até aqui e precise do nosso atendimento”, disse Vital, lembrando que apenas alguns casos suspeitos, mas que foram logo descartados, estiveram no HR.
Recomendações da OMS
O diretor médico Ulisses Pereira afirmou que a capacitação não visa apenas o cuidado com o paciente, mas também com o próprio profissional. “São recomendações da OMS e da Anvisa no uso do EPIs de forma correta, na junção de materiais e até em casos de parada cardíaca. É importante para que todos saibam como se proteger e proteger quem está sendo atendido”, destacou.
Santana do Ipanema
Dois médicos do Hospital Regional de Santana do Ipanema receberam diagnóstico positivo para o novo coronavírus (covid-19). A informação foi dada pela administração do hospital, através de nota, ontem, terça-feira, 07. De acordo com a nota, um dos médicos já está curado e retornou as atividades, outro médico ainda está em isolamento domiciliar. A administração do hospital não divulgou o nome dos profissionais.
Nota do Hospital
Mesmo com a nota do Hospital, os dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), apresenta que Santana do Ipanema teve três casos descartados e aguarda resultado de outros quatro exames. Na Sesau não consta nenhum paciente confirmado da doença em Santana. (Com Já é Notícia).
... O possível rompimento da barragem na cidade de Águas Belas, em Pernambuco, pode causar ainda mais estragos no município de Santana do Ipanema, Sertão de Alagoas.
... Segundo a Defesa Civil Estadual, 70 casas na região podem ser destruídas pelo volume da água que vem do estado vizinho. Além de Santana, as cidades de Poço das Trincheiras, Batalha e Olivença podem ser atingidas, mas em menor proporção.
... As Defesas Civis de Alagoas e Pernambuco, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e, também, militares do Corpo de Bombeiros (CB) estão atuando na região e monitorando a barragem Ipanema. (Com Assessoria).
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.