O deputado estadual Tarcizo Freire protocolou na Assembleia Legislativa do Estado (ALE), a Indicação de nº 556/2020, que solicita a distribuição de frascos de álcool em gel e máscaras de proteção para população de Alagoas. A iniciativa do parlamentar tem por objetivo reforçar a necessidade de prevenção da transmissão do Covid-19 (Coronavírus), e de outros vírus que circulam em ambientes com grande movimentação de pessoas, onde o risco de contaminação é alto.
Distribuição do material
Na proposição, Tarcizo solicita que o Governo do Estado de Alagoas através da Secretaria Estadual de Saúde empreenda esforços no sentido de viabilizar a distribuição do material.
Na justificativa, Freire falou que a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantir mediante políticas sociais e econômicas que visam a redução do risco de doenças e de outros agravos. O parlamentar disse ainda, que a atual situação da doença infecciosa é um dos problemas mais graves de saúde pública, que afeta milhares de pessoas.
Contenção de riscos
“A pandemia da Covid-19, vem alarmando o país e todo o mundo, e por isso, demanda o emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos. O momento é de cautela, cada um deve fazer sua parte para impedir a transmissão do vírus e, se Deus quiser, com o apoio e a colaboração de todos venceremos mais essa batalha,” concluiu o deputado Tarcizo Freire.
Sessões virtuais
Vale ressaltar que desde o último dia 24, o Parlamento vem realizando sessões virtuais, uma maneira de manter as atividades legislativas. A iniciativa suspendeu as plenárias presenciais, em atenção ao decreto de estado de calamidade pública, com vista à prevenção e enfrentamento ao coronavírus (Covid-19) adotado pelo Executivo.
Hospital de Emergência
Os resultados do isolamento social para a prevenção do Coronavírus (Cod-19) mostram, pela segunda semana seguida, que os atendimentos a vítimas de acidentes no trânsito continuam caindo no Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca. De acordo com os dados fornecidos pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), de sexta-feira (27) até a noite de domingo (29), o maior hospital público do interior de Alagoas, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), contabilizou 277 atendimentos no período.
Atendimentos
Na semana anterior, o HE do Agreste prestou assistência média especializada a 330 pessoas com diferentes tipos de traumas de média e alta complexidade. No período, o hospital registrou 87 vítimas de acidentes no trânsito e, desse total, foram 79 assistências a pessoas que tiveram ferimentos provocados por quedas e colisões de motos.
Redução de 35%
No levantamento realizado neste fim de semana, o HEA atendeu 57 vítimas de acidentes no trânsito, sendo 51 de quedas e colisões de motos, o que representa uma redução da ordem de 35% em relação ao mesmo período da semana passada. O relatório mostra que, do total de 277 atendimentos realizados, de sexta (27) até a noite deste domingo (29), o hospital recebeu 67 vítimas de quedas da própria altura. No fim de semana anterior foram 46 casos. (Com assessoria).
Santana do Ipanema
Transbordamento do rio Ipanema, que chegou a alcançar 6 metros e 20 centímetros acima do nível normal, está trazendo uma série de transtornos para os moradores de Santana do Ipanema, que na manhã desta segunda-feira (30), está com três pontes interditadas. No município, que decretou situação de emergência na semana passada, as cheias só não se transformaram em tragédia devido a ação antecipada da coordenação municipal da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros.
Quatro enchentes
Desde o último dia 25, os rio Ipanema e o riacho Camoxinga provocaram quatro enchentes no município de Santana do Ipanema, em algumas delas, residências de todo um bairro, o Arthur Moraes - que fica ao lado do Camoxinga - foram alagadas e algumas casas foram completamente destruídas com a força das águas. E na madrugada desta segunda, o nível do Ipanema chegou a alcançar o telhado de casas localizadas à beira do rio, mas mesmo assim não há registro de pessoas mortas ou desaparecidas. Segundo informações, o volume de água foi tão grande, que provocou ainda uma nova enchente no afluente conhecido como riacho Camoxinga, que subiu 3 metros além do nível normal, atingindo mais uma vez os bairros Arthur Moraes e Baraúna. (Com 7 Segundos).
Penedo
Com o objetivo de ajudar ribeirinhos que mais precisam, as “Mãos que Abraçam” projeto idealizado pelas penedenses Flávia Fróes e Thayse Lobo, realizarão mais uma ação na cidade de Penedo. Segundo uma das organizadoras da Campanha do Agasalho, nos próximos 25 dias estarão sendo recebidas roupas de inverno, cobertores e mantas, em bom estado de uso, para aquecer famílias carentes do município.
Juntamente com as doações, será distribuída ainda sopa, pão, mungunzá e arroz doce para esquentar o período frio que já tomou conta de Penedo.(Com Assessoria).
.... No domingo, 29, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca, através da Vigilância Sanitária de Arapiraca (VISA), realizou mais uma ação de fiscalização na área de desembarque do Terminal Rodoviário Municipal, com abordagem a passageiros vindos do Estado de São Paulo.
... A estratégia de acompanhar a chegada de ônibus interestaduais ao município, adotada pela Prefeitura de Arapiraca, tem o objetivo de proteger a população da contaminação por coronavírus.
... Além da VISA, a ação conta com o apoio de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e da Polícia Militar, que seguem os critérios de segurança. No local, é montada uma estrutura com a demarcação do espaço e aferição da temperatura dos passageiros.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.