Em uma live realizada no Instagram, na noite de quinta-feira, 26, o advogado e pré-candidato à prefeito de Arapiraca, Cláudio Canuto (Patriota), conversou sobre valorização dos servidores públicos de Saúde em tempos de COVID-19. De acordo com ele, os agentes comunitários de saúde e de endemias além de outros profissionais da área, são a linha de frente no combate ao vírus que assola o mundo inteiro.
Equipamentos de proteção
“É fundamental que os funcionários de saúde tenham acesso à toda proteção prevista em lei, como os equipamentos de proteção individual, mas não só isso. Defendo que recebam uma espécie de bônus salarial durante a crise. Todo o município precisa desses profissionais motivados e devidamente capacitados,” afirmou.
Retorno gradual
Canuto ainda manifestou sua posição sobre o debate entre quarentena e retorno ao trabalho. “Defendo o fim gradual da quarentena, resguardando a saúde e o emprego do trabalhador. É preciso o retorno gradual ao trabalho, com toda segurança e precauções necessárias, mas sem paralisar a economia”, concluiu. (Com Paulo Marcello).
Grupo Coringa
A Pandemia da Covid-19, que vem assolando países do mundo inteiro, tem preocupado inúmeras classes e entidades, e também o setor privado. Em Alagoas, empresas sensibilizadas com a crise social e econômica procuram contribuir de alguma forma, tentando minimizar os efeitos causados. Uma das empresas que vem se empenhando em ajudar a população no combate ao coronavírus é o Grupo Coringa, empresa genuinamente alagoana, com sua matriz na cidade de Arapiraca, que já atua doando produtos mensalmente para mais de 100 instituições sociais.
Respiradores mecânicos
Na manhã de quinta-feira, 26, diretores do Grupo Coringa se reuniram e decidiram, em consenso, que destinariam seis respiradores mecânicos para ajudar o sistema de saúde de Alagoas e um respirador para a cidade de Luís Eduardo Magalhães, na Bahia, onde se localiza uma unidade fabril, filial do Grupo Coringa
Doação
Além dos respiradores, o Grupo Coringa também está ajudando a Prefeitura de Arapiraca no abrigo de moradores de rua que estão de quarentena no Ginásio João Paulo II, no Centro da cidade. A empresa emprestou cafeteira e refresqueira, além da doação de café e refresco neste período em que todos tentam evitar a proliferação do coronavírus. (Com Assessoria).
Imunização dos idosos
As estratégias adotadas pela Prefeitura de Arapiraca para a imunização dos idosos e profissionais de saúde, público-alvo da primeira etapa da Campanha de vacinação contra a gripe, têm surtido efeito e o resultado aparece em números.
Vacinação
Nos três primeiros dias da campanha, que iniciou na segunda-feira (23), Arapiraca vacinou 60,99% dos idosos. Já foram aplicadas 12 mil 184 doses da vacina, de uma população de 19 mil 978 que deve receber a dose até o final da campanha. Neste mesmo período, a média nacional registrada é de 28,68% da população idosa.
Arapiraca
Um temporal de curta duração causou transtornos em quem estava na rua, no final da manhã de sexta-feira (27), em Arapiraca. A chuva forte, que durou menos de uma hora, provocou alagamentos em vários bairros, causando medo em motoristas em alguns pontos da cidade.
Ruas alagadas
Na rua Benjamim Freire, apenas ônibus estavam passando. Muitos motoristas de carros de passeio estavam retornando e buscando outros trajetos para não passar por um trecho em que a água estava chegando na altura dos faróis. Na rua Coronel Vicente Ramos, que fica na divisa entre os bairros Cacimbas e Olho d`Água dos Cazuzinhas, motoristas e alguns motociclistas não tomaram o mesmo cuidado, e passaram bem próximo ao local em que um homem caiu em uma cratera e morreu após ser levado pela correnteza que se formou em outro temporal. (Com 7 segundos).
...Com as medidas de isolamento social, em que todos devem ficar em casa para evitar o contágio pelo coronavírus (Covid-19), a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Arapiraca (SMTT) está mantendo os novos procedimentos em relação aos serviços prestados pelo órgão.
... Segundo o superintendente Ricardo Teófilo, o órgão vem cumprindo as medidas e restrições adotadas pelos governos e também em consonância com os decretos estabelecidos pelo Conselho Nacional do Trânsito (Contran).
... O órgão nacional estabelece, entre outras providências, a suspensão dos prazos de recursos de infração e multa, de defesa de autuação, recursos de multa, defesa processual, recursos de suspensão do direito de dirigir e de cassação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.