Na segunda-feira (23), o Dr. Ulisses Pereira, diretor-médico do Hospital Regional de Arapiraca, falou sobre as medidas tomadas pela unidade hospitalar para evitar a disseminação do coronavírus e dar algumas orientações à população.
Proibição de visitas
“Inicialmente, nós tomamos medidas internas como a proibição de visitas a pacientes para diminuir a circulação de pessoas dentro do hospital; as pessoas que trabalham na administração da unidade estão revezando o expediente para que não trabalhem todas em todos os dias, no mesmo horário; pessoas que fazem parte dos grupos de risco de contaminação pelo coronavírus foram temporariamente afastadas do trabalho e estamos buscando os equipamentos necessários para a proteção dos profissionais que lidam diretamente com os pacientes”, relatou o Dr. Ulisses.
Equipamentos de proteção
Inclusive, ele disse que está enfrentando dificuldades para comprar os equipamentos de proteção para os profissionais da área porque alguns produtos estão em falta nos estabelecimentos “O que mais me preocupa é o fluxo de pessoas no hospital com sintomas de gripe, que estão com medo de ser coronavírus e já procuram o hospital. Isso porque, além de receber pacientes de Arapiraca, o Hospital Regional também atende pacientes oriundos de 49 municípios vizinhos, o que acaba gerando aglomeração de pessoas dentro da unidade hospitalar”, ressaltou o Dr. Ulisses. (Com Diário Arapiraca).
Maribondo
Nessa quinta-feira, 26, o vice Serginho Marques (PRTB) irá assumir a prefeitura de Maribondo. Há 13 dias que o prefeito Leopoldo Pedrosa (PRB) está fora da cidade, e devido à ausência do gestor seu vice irá assumir a prefeitura.
A posse de Serginho Marques será imediata, após decorridos 13 dias de ausência do atual chefe do Executivo.
Continua foragido
O problema não é só ausência de Leopoldo Pedrosa, o gestor é considerado foragido pela Justiça e seu retorno resultará em prisão. Pedrosa pode até ter o mandato cassado por ter abandonado a administração municipal. O assunto deve ser discutido após o ‘recesso de quarentena’, por conta da pandemia do Coronavírus, na Câmara Municipal de Maribondo.
Fatalidade
Na madrugada desta terça-feira,24, José Guilherme de apenas dois anos, morreu carbonizada após um incêndio atingir a residência da família. O incidente aconteceu por volta das 2h50 da manhã, no Distrito Pé Leve, em Limoeiro de Anadia, Agreste alagoano.
Incêndio
A mãe da vítima alegou que o incêndio foi provocado por uma vela que caiu e pegou fogo no colchão. A Polícia foi acionada e está investigando. Foram designados 11 militares e quatro viaturas para atuarem na ocorrência. O Instituto Médico Legal e o Instituto Criminalista já estão se direcionando ao local.
Manter a preocupação
A Vigilância Epidemiológica informa que, os exames dos dois casos suspeitos que aguardavam resultados saíram e deram negativo para Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Até o momento, Arapiraca registrou cinco casos suspeitos de infecção, mas felizmente todos foram descartados após exames laboratoriais.
Evitar a proliferação
Apesar do alívio e saber que Arapiraca ainda não registra nenhum caso de infecção por coronavírus, as precauções devem ser mantidas para evitar a proliferação do vírus e manter a curva de infecção controlada. A Vigilância Epidemiológica de Arapiraca disponibilizou um número e Whatsapp para tirar dúvidas a respeito do vírus e também para monitorar pacientes com sintomas similares ao da Covid-19. O número é (82) 99604-0006.om Assessoria).
Palmeira dos índios
A Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), mantém atualizadas as últimas notícias sobre o coronavírus no município, e informa que segue sem novas notificações para a Covid-19. De acordo com a SMS, no domingo (22), umas das pessoas monitoradas, e que já se encontrava em isolamento, apresentou a sintomatologia para a Covid-19. Ao todo, já são 31 pessoas monitoradas e a maioria é recém-chegada de outros Estados ou País. (Com assessoria).
...A Prefeitura de Arapiraca publicou um novo decreto, na manhã de segunda-feira,23, estabelecendo diretrizes pra o trabalho em formato home office (teletrabalho) para servidores que fazem parte dos grupos de risco da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.
... Fazem parte dos grupos de risco servidores com idade superior a 60 anos, portadores de doença cardíaca ou pulmonar, portadores de doenças tratadas com medicamentos imunodepressores, quimioterápicos ou diabéticos, e transplantados.
... Os demais servidores públicos municipais, mesmo sem se enquadrar nas especificações dos grupos de risco, também podem realizar suas atividades em formato home office, desde que possível e autorizados pela chefia imediato. (Com assessoria).
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.