O coronavírus não só afetou a população arapiraquense e em todo mundo, como levou a loucura alguns pré-candidatos a prefeito de Arapiraca, que não engolem a possibilidade do adiamento das eleições municipais para 2022, o que favorece diretamente e deixa numa situação de conforto o prefeito Rogério Teófilo.
Reforçando essa ideia, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, defendeu em reunião online com prefeitos no domingo, 22, que as eleições municipais de outubro sejam adiadas em razão da pandemia de coronavírus. O primeiro turno da disputa está marcado para o dia 4 de outubro – serão eleitos prefeitos e vereadores de todas as cidades brasileiras.
Pois é. Tem pré-candidato que adora o poder e está se rasgando de raiva. Calma baby, calma!!!
Menos mal
A Prefeitura de Arapiraca, através da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, torna público que dos quatro casos suspeitos de infecção por coronavírus, dois foram descartados após exames laboratoriais. Os outros dois seguem aguardando resultado, que devem ser emitidos durante a segunda-feira (23/03).
Casos desarcados
Os quatro exames foram coletados por técnicos capacitados do Laboratório Municipal e encaminhados para o Laboratório Central (Lacen), em Maceió. Os casos descartados são de dois pacientes que deram entrada no Complexo Hospitalar Manoel André (Hospital Chama). As outras duas suspeitas seguem em quarentena domiciliar e monitoradas pela equipe de Vigilância.
Apesar do alívio e saber que Arapiraca ainda não registra nenhum caso de infecção por coronavírus, as precauções devem ser mantidas para evitar a proliferação do vírus e manter a curva de infecção controlada.
Tragédia em Arapiraca 1
Uma jovem morreu eletrocutada na tarde de domingo (22), em Arapiraca, ao tocar em uma caixa de som ligada à tomada, para regular o volume.
A vítima, a mãe e o pai estavam na casa da avó dela, onde se reuniram para almoçar.
Tragédia em Arapiraca 2
A adolescente resolveu dar um mergulho na piscina e o aparelho eletrônico estava perto. Ao tocá-lo para regular o volume, a jovem sofreu uma descarga elétrica.
A vítima chegou a ser socorrida para o Hospital de Emergência do Agreste, mas não resistiu e veio a óbito. (Com Roberto Gonçalves)
Funcionou normalmente
Funcionaram algumas lojas normalmente nas cidades de Arapiraca, Campo Alegre, Teotônio Vilela, Major Izidoro, Capela, Atalaia. Por isso, a Polícia Militar está indo aos locais, apresentando o decreto governamental e solicitando o fechamento dos estabelecimentos.
Campanha de vacinação
Campanha Nacional de vacinação contra a gripe, que aconteceria em abril, foi antecipada pelo Governo Federal para este mês de março. A Prefeitura de Arapiraca iniciou o período de imunização a partir ontem, segunda-feira (23), nas Unidades Básicas de Saúde do município.
Cronograma de grupos
O Município segue o cronograma de grupos prioritários determinado pelo Ministério da Saúde. Acompanhe abaixo, com as datas iniciais para cada fase da campanha, que segue até o mês de maio: 23/03 – início da 1ª fase – Idosos (a partir dos 60 anos) e trabalhadores da saúde;16/04 – início da 2ª fase – Professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; 09/05 – início da 3ª fase – Crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade.
Proteção
A vacina contra a influenza garante proteção para três tipos de vírus, H1N1, H3N2 e Influenza B. E, de acordo com informações do Ministério da Saúde, mesmo a vacina não apresentando eficácia contra o coronavírus, é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para o coronavírus.
Hospital de Emergência
A maior unidade pública de saúde do interior de Alagoas, o Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, registrou 330 atendimentos, de sexta-feira (20) até a noite de domingo (22). Os números mostram uma redução de 38,5% em relação ao fim de semana passado, que apresentou a entrada de 536 pacientes.
Redução de 30%
De acordo com o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) do Hospital de Emergência do Agreste, que é vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), houve uma pequena redução no número de vítimas de acidentes no trânsito.
... Prefeitura de Arapiraca, através da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, torna público que dos quatro casos suspeitos de infecção por coronavírus, dois foram descartados após exames laboratoriais. Os outros dois seguem aguardando resultado
... Os quatro exames foram coletados por técnicos capacitados do Laboratório Municipal e encaminhados para o Laboratório Central (Lacen), em Maceió. Os casos descartados são de dois pacientes que deram entrada no Complexo Hospitalar Manoel André (Hospital Chama). As outras duas suspeitas seguem em quarentena domiciliar e monitoradas pela equipe de Vigilância.
... Apesar do alívio e saber que Arapiraca ainda não registra nenhum caso de infecção por coronavírus, as precauções devem ser mantidas para evitar a proliferação do vírus e manter a curva de infecção controlada. (Com assessoria).
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.