O Procurador de Justiça Geraldo Magela Barbosa Piruá está aposentado do Ministério Público Estadual (MPE). Após mais de quarenta anos dedicados ao órgão ministerial, com assiduidade e zelo, Dr. Geraldo Magela revela, em entrevista exclusiva, passagens marcantes de sua carreira profissional e o que pretende fazer a partir de agora.
Atuação destacada
Formado em Direito pela Universidade Federal de Alagoas, ele conta que ingressou no Ministério Público Estadual em janeiro de 1978, por meio de concurso público. Sua primeira missão no MPE o levou para o Alto Sertão de Alagoas, atuando na promotoria de Delmiro Gouveia.
Após três anos na cidade polo sertaneja, foi para a região da Bacia Leiteira, trabalhar em Batalha. Em seguida, por meio de permuta, seguiu para Limoeiro de Anadia, município do Agreste que antecedeu sua transferência para Arapiraca.
Histórico exemplar
Na cidade mais importante do interior alagoano, atuou por cerca de 15 anos, inclusive como diretor operacional das promotorias arapiraquenses.
Geraldo Magela tem histórico exemplar no MPE, passando de promotor a procurador de justiça, membro do Colégio de Procuradores e do Conselho Superior, concluindo sua folha de serviços prestados na condição de Corregedor Geral do Ministério Público Estadual de Alagoas.(Com Fernando Vinicius).
Comitê de crise
Através de um vídeo publicado na manhã de sexta-feira, 20, nas redes sociais, o prefeito de Arapiraca Rogerio Teófilo (PSDB) anunciou a criação de um comitê de crise para conter o avanço do coronavírus em todo o município.
Alertou a população
Rogerio disse que o momento que está vivenciando a saúde em todo o País é muito grave. O gestor alertou a população para ficar em casa e assegurou que toda a equipe da secretaria municipal de Saúde está empenhada em trabalhar pela população de Arapiraca.
Janela partidária
Há poucos dias para o final da janela partidária, que é quando os políticos podem trocar de partido sem a perda do mandato, os números apontam que o PSDB de Arapiraca é o que mais vai sair ganhando. Ao todo, serão ao menos 10 vereadores que vão compor o partido do prefeito Rogério Teófilo e do senador Rodrigo Cunha.
Reforço
O número final pode chegar a 13 dos 17, muito mais do que a previsão indicava quando a janela for aberta no dia 5 deste mês, seguindo até 4 de abril. A filiação em massa vai reforçar o grupo que busca renovar o mandato do prefeito Rogério Teófilo, além de tentar eleger 7 ou 8 vereadores no pleito agendado para o mês de outubro. (Com Paulo Marcello).
Loteamentos ilegais
Os loteamentos abertos, vendidos como imóveis fechados, começaram a ser construídos em Arapiraca a partir de 2006, aí, deu-se início à farra das construtoras. Dezenas de loteamentos abertos, construídos no período de 2007 até 2017 são ilegais, e o pior, foram vendidos com preços supervalorizados, como condomínios e residenciais fechados.
Hoje, são milhares de famílias lesadas e desinformadas sobre este assunto, que moram em loteamentos abertos, certas de que estão em um imóvel com valor compatível ao imóvel construído em condomínio.
Iludidos pelas construtoras
Todas as transações lesaram milhares de famílias, que compraram seus respectivos imóveis iludidos pelas construtoras e imobiliárias que venderam gato por lebre. Contudo, na sua grande maioria financiada pela Caixa Econômica, no programa “Minha Casa, Minha Vida”, com o devido preço de um imóvel situado em um residencial ou condomínio.
Multas
São 27 loteamentos e condomínios irregulares, comprovados até agora, pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, que vem tomando as medidas necessárias para as devidas autuações e as consequentes regularizações. Já são mais de quatro milhões de reais, em multas, para as respectivas empresas construtoras.
Procedimentos burocráticos
O secretário Várany Kelthone relatou que alguns empresários da construção muravam os terrenos, enquanto pertenciam a particulares, o que é legal. Todavia, alguns empresários da construção civil, muravam o terreno enquanto estavam em nome de particulares, na sequência, partiam para os procedimentos burocráticos na prefeitura de Arapiraca, exemplo; alvarás, e estudos técnicos para a construção das casas, em loteamentos abertos. Porém, alguns desses loteamentos já estavam murados, e outros, murados após a construção das casas. (Com Carlo Bandeira).
... Com a chegada do período chuvoso, é comum o aumento no número de pessoas com resfriados, gripes e doenças respiratórias. Os sintomas gripais são muito parecidos em relação aos sintomas do Coronavírus (Covid-19).
... Por conta disso, a orientação da coordenadora do Serviço de Epidemiologia do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, Ana Lúcia Lima, recomenda que as pessoas com viroses gripais fiquem em suas residências por um período de mais de dez dias.
..."Caso a pessoa tenha viajado para outro estado ou país, é importante que um familiar faça contato por telefone com o setor de saúde mais próximo da residência, a fim de que seja agendado o atendimento com um especialista para monitorar o caso", frisa Ana Lúcia Lima.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.