"Ficamos tristes com a ausência do senador Rodrigo Cunha (PSDB), que nas redes sociais divulga a sua preocupação com o direito do consumidor, porém, só na mídia e na publicidade, porque quando mais precisamos dele, se ausenta em uma discussão de tão grande importância e do interesse de todos. Também, lamentamos a ausência do deputado federal, Severino Pessoa (Republicanos), que um assunto desse, ele não comparece. Agradecemos e parabenizamos a presença do deputado estadual Tarcizo Freire, representando a Assembleia de Alagoas, nesta audiência pública para discutir as ações que tem sido alvo de críticas a Equatorial", disse o presidente da Câmara Municipal de Arapiraca, Jário Barros, durante os debates na manhã e tarde de segunda-feira (16).
Representantes e lideranças
Com o plenário ocupado por representantes e lideranças comunitárias de Arapiraca, a audiência pública provocada pelo vereador Fabiano Leão, contou também com a presença de representantes do PROCON Arapiraca e de Alagoas e OAB, que durante suas explanações, como entidades defensoras dos direitos da sociedade, exigiram mais respeito com os consumidores, que são as peças fundamentais para o crescimento dessas empresas porque pagam suas tarifas.
Vereadores presentes
A audiência pública que teve início às 11h, se estendendo até às 13h, contou com a presença dos vereadores Jario Barros, Thiago ML, Aurélia Fernandes, Dr. Fábio, Fabiano Leão, Melquisedeque de Oliveira, Pablo Fênix, Sérgio do Sindicato, Edvanio do Zé Baixinho e a Professora Graça, secretaria de Articulação Política, representando o prefeito Rogério Teófilo.
Prevenção
O presidente da Câmara Municipal de Arapiraca, Jario Barros, informou, na manhã de ontem, terça-feira, 17, que por conta do Coronavírus, as sessões ordinárias serão realizadas com as portas fechadas ao público, restrita apenas aos vereadores e a assessoria.
Jario Barros comunicou ainda que segue diretrizes dos governos federal, estadual e da prefeitura de Arapiraca. “Estamos tomando essas medidas para combater este vírus que se alastra por todo o mundo”, disse ele.
Entrada restrita
O presidente do Legislativo Municipal de Arapiraca, comunica ainda, que a partir desta quarta-feira, 18, só será permitida a entrada de vereadores e servidores estritamente necessários para a realização dos trabalhos.
Eleições em Arapiraca
A vice-prefeita Fabiana Pessoa (Republicanos) foi confirmada, mais uma vez, como pré-candidata a prefeita de Arapiraca. O anuncio foi feito na tarde desta segunda-feira (16) durante ato de filiação de ex-vereadores na legenda que é comandada pelo deputado federal Severino Pessoa. A confirmação estremeceu os bastidores da política local.
Aliança política
Em meados de 2019, Fabiana foi lançada como pré-candidata a prefeita e esta condição foi mantida até o dia 19 de fevereiro deste ano. No dia seguinte, Severino Pessoa anunciava uma aliança com o MDB e a condição de que Fabiana seria pré-candidata a vice na chapa de Luciano Barbosa, secretário de Estado da Educação e vice-governador de Alagoas.
Corrida eleitoral
Só que até agora, LB não confirmou ou negou que vai concorrer ao cargo de prefeito em Arapiraca e isso irritou o deputado que resolveu recolocar Fabiana na corrida eleitoral de 2020. Desta vez não haverá acordo e Severino garante que sua esposa vai concorrer ao cargo de prefeita independente das chances de vencer ou não a disputa. (Com Paulo Marcello).
Enfrentamento à pandemia
O prefeito Rogério Teófilo assinou, ontem, terça-feira, 17, o decreto que estabelece as medidas de enfrentamento à pandemia do coronavírus em Arapiraca. Antes, Teófilo e secretários municipais participaram de reunião para discutir o tema e medidas.
Suspensão de eventos
Além da suspensão de eventos públicos, com o intuito de evitar aglomerações, o prefeito anunciou a criação serviço telefônico, que entrará em funcionamento na quarta-feira (18), para que os cidadãos possam obter esclarecimentos sobre o vírus e para informar quadros suspeitos. O atendimento será possível através do número (82) 99604-0006.
Preocupação
O decreto leva em consideração a preocupação com o avanço do novo Coronavírus em diversos países do mundo, o que o levou a ser classificado como pandemia, pela Organização Mundial de Saúde e a necessidade de manutenção regular de prestação dos serviços públicos no âmbito da Administração Pública Direta e Indireta.
... Arapiraca é uma das cidades brasileiras que aderiu à edição 2017-2020 do Selo UNICEF, iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), que assumiu o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade.
... O Selo UNICEF visa estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes. E, para isso, estabelece atividades e metas a serem alcançadas.
... Patrícia Santana, articuladora Municipal do Selo Unicef, explica que, dentro da programação do processo de certificação, mobilizadores e integrantes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes participam do desafio com o tema “Promover a educação para a cidadania democrática – #PartiuMudar”. (Com assessoria).
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.