A vereadora Gilvânia Barros apresenta projetos de lei que institui duas novas disciplinas nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Arapiraca: Educação Financeira e Educação Musical
“Uma cidade sustentável desenvolve suas crianças e jovens. Protocolei, na Câmara de Vereadores de Arapiraca, Projeto de Lei que institui duas novas disciplinas nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Arapiraca: Educação Financeira e Educação Musical, duas disciplinas importantes na grade curricular, já implantadas em diversas escolas no Brasil”, disse a vereadora filiada ao MDB.
Exercício profissional
Segundo a vereadora, o ensino musical na escola tem o objetivo de desenvolver integralmente as nossas crianças, nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social. “Para os jovens, alunos do ensino fundamental, proporciona mais oportunidades para o exercício profissional, com mais inclusão social para nossas crianças e jovens de talento, em Arapiraca”, garantiu.
Formação e orientação
Por sua vez, de acordo com Gilvânia Barros, a Educação Financeira tem no seu propósito a atuação por meio da informação, formação e orientação. Os jovens e adultos da rede municipal de ensino tem a oportunidade de gerir e irradiar para os seus familiares mais conhecimento dos seus direitos e deveres, como também programarem a gestão financeira da família, explicou a parlamentar.
Associação AAAPA
A cidade, considerada celeiro das tradições culturais do Estado, ganha a primeira Associação dos Artesãos e Artistas Plásticos de Arapiraca (AAAPA), com o apoio da Administração Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo.
Pose
E, na noite desta quarta-feira (19), deu posse aos seus membros, no auditório da Federação das Associações Comunitárias do Município de Arapiraca (Facomar), na presença de artesãos, artistas plásticos, da secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Zélia Azevedo, representando o prefeito Rogério Teófilo, do vice-presidente da Facomar, Barbosinha, gerente regional do Sebrae em Arapiraca, Arestides Minervino e convidados.
Fortalecimento
Para o presidente eleito, Jailton Barbosa, a AAAPA nasce com a proposta de estimular, viabilizar e fortalecer o trabalho de artesãos e artistas plásticos de Arapiraca. Para isso, ele reforça a importância da adesão dos profissionais à associação.
Santana do Ipanema
Temendo em comprometer o aprendizado e o aumento da evasão escolar, alunos da Escola Estadual de Areia Branca, situada na zona rural de Santana do Ipanema, compareceram na sede da Defensoria Pública do município, nesta quarta-feira,19, a fim de pedir a intervenção da instituição para que o ensino voltado à Educação de Jovens e Adultos (EJA) seja restabelecido na unidade de ensino.
Falta de transporte
De acordo com o grupo, aproximadamente 30 estudantes têm tido dificuldade em comparecer na nova escola designada para a modalidade de ensino, em razão da distância e falta de transporte. (Com assessoria).
Violência
Na quarta-feira, 19, uma senhora de 80 anos foi violentada sexualmente por dois indivíduos dentro de um carro no bairro Primavera, em Arapiraca. Após o estupro, eles deixaram a senhora próximo a Feira da Troca. Além dos homens, dentro do carro tinha uma mulher, que presenciou todo o acontecido.
Está internada
A vítima foi encaminhada para o Hospital de Emergência do Agreste, muito machucada. De acordo com o último boletim, atualizado às 08h30, de ontem, quinta-feira, 20, o seu quadro de saúde melhorou: saiu da Área Laranja e foi para o Setor de Internação. (Com Diário Arapiraca).
Assalto
A unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), no bairro Planalto, foi alvo de dois assaltantes no final da manhã de ontem, quinta-feira, 20, em Arapiraca. De acordo com as informações de testemunhas, dois homens chegaram ao local, renderam funcionários e usuários, levaram sete celulares e uma moto Honda Biz, de cor vermelha, placa NMJ 3869-AL. (Com 7 Segundos).
... Com o objetivo de prevenir acidentes e orientar condutores sobre as leis de trânsito o Departamento de Trânsito de Alagoas (Detran) com o apoio da Polícia Militar realizou na quarta-feira,19, e madrugada de ontem, 20, em Palmeira dos Índios, Agreste de Alagoas.
...As ações aconteceram na avenida São Sebastião, no bairro São Cristovão na Avenida Vieira de Brito, bairro Vila Maria; e a última ação (modalidade volante), se deu em vários bairros em Palmeira dos Índios.
...Durante a operação 110 veículos foram abordados e condutores revistados. Entre esses condutores 12 foram flagrados sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.