O prefeito Rogério Teófilo e membros da Secretaria Municipal de Educação e Esporte participaram, na manhã de ontem, segunda-feira, 17, de uma reunião de alinhamento com os analistas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Henrique Paim e Romeu Caputo.
Desde 2017, a FGV tem realizado constantes interações e trocas de experiências com a equipe da secretaria. Desde então, o intercâmbio tem gerado grandes avanços na educação de Arapiraca, como a melhoria no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDBE), que tem sido registrado sempre acima da média nacional e da média prevista pelo próprio município.
Dados positivos
Outros dados bastante positivos na área da educação é a diminuição da evasão escolar, graças ao trabalho desenvolvido pelo programa Busca Ativa na Escola, e a diminuição no índice de repetência. O prefeito Rogério Teófilo tem priorizado as áreas sociais durante sua gestão, principalmente na educação. Segundo o gestor arapiraquense, a parceria com a FGV tem melhorado a qualidade dos serviços prestados pelo Município.
Palmeiras dos índios
O Museu Xucurus de Artes e Costumes foi arrombado na madrugada de domingo, 16, e parte do seu acervo de armas foi furtado. Funcionários da instituição perceberam logo no início da manhã a porta principal da sede do Museu com sinais de arrombamento e verificaram o acervo quando constataram a ausência de armas que compunham o conjunto do Museu.
Armas nazistas
Parte do acervo de armas foi furtado, incluindo armas nazistas. A Guarda Municipal esteve no local. A polícia também foi acionada. Até o momento não existe uma linha de investigação para identificar os responsáveis pelo furto, que causou uma grande repercussão no município.
Sem carnaval
O Município de Joaquim Gomes deve demonstrar, no prazo de 48 horas, que cumpriu, ainda que parcialmente, os termos do acordo firmado com o Ministério Público para melhorar o transporte de estudantes da zona rural. Caso isso não ocorra, poderá sofrer o bloqueio de todos os recursos destinados ao Carnaval na cidade, até o limite de R$ 5 milhões. O prazo passou a contar a partir da intimação do ente público.
Decisão
A decisão, proferida na sexta-feira (14), é do juiz Eric Baracho, designado para a comarca. “Entendo que a verba que poderá ser bloqueada com menor prejuízo possível ao interesse público é o dinheiro destinado ao Carnaval. Sopesando os interesses envolvidos, no caso garantia de acesso à cultura e garantia de acesso à educação, é certo que a garantia do acesso à educação se mostra mais adequada, em razão da prioridade constitucional imposta aos gestores”, afirmou o magistrado.
Não cumpriu
O Ministério Público ingressou na Justiça com pedido de cumprimento de sentença, sustentando que o município não teria cumprido pontos do acordo firmado em 2017 relativo ao transporte escolar na cidade. Um dos pontos diz respeito à adoção de medidas para garantir a acessibilidade aos estudantes da zona rural, no período das chuvas. Após o pedido do MP/AL, o Município se manifestou, limitando-se a solicitar mais 15 dias para apresentação dos documentos que, segundo o ente, comprovariam o cumprimento do acordo. A manifestação ocorreu em setembro do ano passado. (Com DICOM TJ/AL).
Hospital de Emergência
O Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca, atendeu 475 pacientes durante este fim de semana, entre sexta-feira, 14, e domingo, 16, deste número 89 foram vítmas de acidentes de trânsito
Das 89 vítimas de acidente de trânsito, 85 pacientes sofreram quedas e colisões com motos.
O hospital ainda registrou 95 atendimentos a vítimas de quedas da própria altura; três pacientes sofreram agressão com arma de fogo e seis por agressão com arma branca (faca/facão).
Atendimento
Também foram contabilizados 23 atendimentos a pessoas com corpo estranho no olho, dez assistências a vítimas de agressão física e 17 atendimentos a pacientes com picadas de escorpião e mordidas de cachorro. Dos 475 pacientes que receberam atendimentos no Hospital de Emergência do Agreste, de sexta-feira (14) até a noite deste domingo (16), 446 pacientes receberam alta médica, foi registrado um óbito e 28 pessoas continuaram internadas e em observação médica. (Com assessoria).
Oportunidade
A Casa Integrada do Trabalho – CIT/SINE divulgou novas ofertas de emprego para a cidade de Arapiraca. O local funciona de segunda a sexta. Os interessados devem comparecer à unidade do Sine, localizada na Rua São Francisco, no bairro do Centro, munidos de carteira de trabalho, CPF e comprovante de residência atualizado.O local funciona de segunda a sexta, das 8h às 14h. O telefone para contato é 3522-1902.
Os candidatos precisam estar atentos a algumas exigências dos contratantes, como: ter boa comunicação, CNH, experiência, entre outras. (Com Já é Noticia).
... Que tal, antes de pular Carnaval, praticar um gesto solidário e se candidatar à doação de sangue? Com apenas 305 de bolsas na segunda-feira (17), o Hemocentro de Alagoas (Hemoal), Unidades Maceió e Arapiraca, necessitam aumentar o estoque para atender a demanda transfusional no período momesco.
... Isso porque o quantitativo disponível no Hemoal corresponde a apenas 61% do percentual necessário, que é de 500 bolsas de sangue diárias. Diante desta realidade, é necessário captar, no mínimo, até o final da semana, mais 195 doações para estabilizar o estoque.
... Uma realidade que se deve ao fato de que, no período de Carnaval, as doações de sangue reduzem, mas, por outro lado, o número de transfusões duplica.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.