O deputado estadual Ricardo Nezinho (MDB) garantiu emenda orçamentária de R$ 70 mil para a Casa dos Velhinhos de Arapiraca. Na manhã de ontem, segunda-feira (3), Ricardo visitou a instituição, acompanhado do superintendente de Articulação Política e Social da Vice-Governadoria de Alagoas, Yale Fernandes; do superintendente de Interiorização, Josenildo Souza, e do secretário-executivo da Vice-Governadoria, Josivan Vital.
Comitiva
A comitiva foi recebida pela esposa do fundador da Casa dos Velhinhos, médico José Fernandes, professora Iêda Fernandes, e pela presidente da instituição, assistente social Yedda Magalhães, e pela diretora-administrativa da Casa dos Velhinhos, assistente social Rosângela Maria. Ricardo Nezinho revelou que a emenda vai garantir alimentação e cuidados para dezenas de idosos atendidos em Arapiraca e região.
Compromisso
A presidente da Casa dos Velhinhos de Arapiraca, Yedda Magalhães, enalteceu o trabalho do deputado estadual Ricardo Nezinho, que, segundo ela, tem demonstrado o seu comprometimento com as questões sociais no município de Arapiraca e, também, em todo o estado de Alagoas. (Com Assessoria).
Projeto de lei
As Instituições de Ensino Superior (IES) de Alagoas podem deixar de cobrar pela emissão de documentos, como taxa de disciplina efetiva e de provas, de acordo com o Projeto de Lei do deputado estadual Tarcizo Freire (Progressistas). O PL está tramitando na Assembleia Legislativa do Estado (ALE) e dispõe sobre o não pagamento destes documentos por parte das instituições particulares de ensino superior.
Sem cobrança
De acordo com o projeto, entende-se por documento estudantil que não pode ser cobrado o comprovante de matrícula, histórico escolar, pleno de ensino, declaração de disciplinas cursadas, declaração de transferência, certificado de conclusão de curso, certificado de colação de grau, segunda chamada de prova e declaração de estágio. Será nula a cláusula contratual que obriga o contratante ao pagamento adicional destes serviços.
Taxas desproporcionais
“Este projeto visa buscar coibir que qualquer instituição privada de ensino superior, no Estado de Alagoas, venha a cobrar taxas consideradas desproporcionais de seus estudantes, vez que estas, visam obstar expedição de documentos necessários à defesa de direitos, ou esclarecimentos de situações de interesse estudantil”, justifica Tarcizo Freire.
Proibida a alteração
Em caso de descumprimento da lei, serão aplicadas as sanções previstas no Código de Defesa do Consumidor (CDC). Segundo o texto, que ainda está em trâmite na Casa de Tavares Bastos, será nula a cláusula contratual que obrigue o contratante ao pagamento adicional dos serviços mencionados na Lei e ficará proibida a alteração unilateral das cláusulas financeiras do contrato após sua celebração.
Relatório
O maior estabelecimento público do interior de Alagoas, o Hospital de Emergência Daniel Houly,em Arapiraca, atendeu, de sexta-feira (31) até a noite de domingo (2), o quantitativo de 446 pacientes.
Os casos que mais chamaram a atenção foram os atendimentos a 104 vítimas de acidentes no trânsito, sendo 98 pacientes de quedas e colisões com motos.
Atendimento
O hospital ainda registrou 80 atendimentos a vítimas de quedas da própria altura; cinco pacientes sofreram agressão com arma branca (faca/facão) e dois por agressão com arma de fogo. Também foram contabilizados 18 atendimentos a pessoas com corpo estranho no olho, seis assistências a vítimas de agressão física e 25 atendimentos a pacientes com picadas de escorpião e mordidas de cachorro. (Com Assessoria).
Sinais de violência
O caso da morte da jovem Mariana Torres, que desapareceu após mergulhar no rio São Francisco, em Traipu, na última semana, pode ganhar um novo capítulo. É que marcas de violência foram encontradas no corpo de Mariana. Entretanto, apenas o laudo do Instituto Médico Legal (IML) poderá confirmar como a jovem morreu. O delegado Guilherme Iusten confirmou ao portal Cada Minuto que o corpo de Mariana estava com sinais de violência, mas disse que ainda aguarda o laudo, que só vai ficar pronto na próxima semana.
... Milhares de arapiraquenses participaram, no domingo, 02, da procissão de Nossa Senhora do Bom Conselho, Padroeira da cidade. A imagem chegou na Capital do Agreste por volta das 14 horas, após sair da cidade de Bom Conselho, em Pernambuco.
...A procissão contou com a presença de várias autoridades políticas e religiosas e teve a homilia do acerbispo Dom Valério Breda.
... Como tradicionalmente ocorre, as festividades de Nossa Senhora do Bom Conselho iniciaram no dia 20 de janeiro, com uma grande carreata. A procissão da imagem, com a presença de cavaleiros e amazonas deu início à solenidade de encerramento das festividades.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.