Enquanto o vice-governador Luciano Barbosa e o deputado estadual Ricardo Nezinho não decidem quem será o candidato oficial do MDB para disputar este ano a Prefeitura de Arapiraca, já existe uma grande movimentação no meio político arapiraquense, com o envolvimento de setores importantes como a indústria e o comércio.
Nomes expressivos
Novos nomes da política partidária local já arregaçaram as mangas da camisa para entrar na disputa eleitoral. Além do próprio prefeito Rogério Teófilo, que já anunciou que vai para a reeleição, surgem novos e expressivos nomes como o do advogado e ex-presidente local da OAB, Hector Martins, empresário Everton Santiago, advogado Claudio Canuto e o médico Nuzamário Brito de Farias.
Haja candidatos
Arapiraca, segundo maior colégio eleitoral entre as cidades alagoanas e que possui cerca de 130 mil eleitores aptos a votar, segue para ter um número recorde de candidatos a vereador. A expectativa nos bastidores políticos da cidade mais importante do interior alagoano e que chegou a ser conhecida nacionalmente como a “capital brasileira do fumo em corda” é de que o número expressivo de candidatos para “brigar” pelas 19 vagas se aproxime a 300.
Renovação expressiva
Pelo andar da carruagem, haverá, também, uma expressiva renovação na Câmara Municipal este ano. Ex-vereadores e outros pretendentes que possuem recursos financeiros e que trabalham com a área comunitária já colocaram seus nomes a disposição das agremiações partidárias.
Disputa acirrada
Dentre eles, pode-se destacar o médico Nelson Brandão, membro de uma família tradicional e que já foi vereador e o odontólogo José Clarindo Lopes, que foi vereador de 2008 a 2012. Outros ex-vereadores também entrarão na disputa a exemplo de Sidnei Geni, Dorge do Queijo, Roninho e Josias Albuquerque.
Pelo que se espera, a disputa será bastante acirrada.
Outros os nomes
Outros nomes não menos importantes já anunciaram pretensão de disputar mandato de vereador nas eleições de outubro deste ano. Advogados, médicos e outros profissionais que atuam em diferentes áreas também uma cadeira na Casa de Herbene Melo.
Depende de Renan
Quanto ao ex-deputado e ex-vereador Cícero Valentim, a sua pré-candidatura a prefeito de Arapiraca depende da bondade do governador Renan Filho que já foi devidamente informado que desejo de Cícero Valentim é que a esposa Valquíria Valentim, do Partido Social Democrático (PSD), assuma mandato na Assembleia Legislativa e Alagoas.
Ela obteve mais de 9 mil votos para deputada estadual, sendo 7 mil deles conquistados em Arapiraca.
Sobre Valentim...
Em 1988 resolveu lançar-se candidato a vereador e foi o mais votado do seu partido, na época o PDT. Na política, Cícero Valentim foi vereador por quatro vezes consecutivas. Como suplente de deputado estadual, Valentim assumiu a ALE no ano de 2000 após o afastamento do titular.
Apoio de Marx Beltrão
Cícero Valentim tornou-se conhecido em Arapiraca por doar pequenos lotes para pessoas carentes construírem suas casas. Na cidade são quatro conjuntos residenciais formados dessa forma e que levam o nome do ex-parlamentar.
Atualmente, Valentim é o presidente do diretório municipal do PSD em Arapiraca e, nas eleições municipais deste ano, poderá ser a aposta do deputado federal Marx Beltrão.
... Uma operação do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) foi realizada na área urbana e rural da cidade de Lagoa da Canoa, agreste alagoano. A ação aconteceu na noite de quarta-feira 29, em conjunto com militares do posto de Arapiraca.
...De acordo com informações do BPRv a operação teve como objetivo garantir a segurança dos moradores da região através de abordagens de pedestres, carros e motocicletas.
... Não foram divulgadas informações sobre presos ou ilícitos encontrados durante as averiguações.(Com Roberto Gonçalves).
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.