O pleito em Arapiraca será bastante concorrido este ano, com caciques da política partidária envolvidos em um jogo de vida ou morte. A briga promete ser uma das mais acirradas do interior alagoano. Em campo entra adversários ferrenhos como o atual vice-governador Luciano Barbosa e o prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo, que é candidatíssimo à reeleição.
Quer a esposa
Barbosa, que já administrou Arapiraca por longos oito anos, deixa transparecer que não fará o mesmo corpo mole que foi decisivo para a derrota do deputado Ricardo Nezinho para prefeito nas eleições passadas e, para isso, abriu um estranho diálogo com o deputado federal Severino Pessoa, que já demonstrou que está interessado em consolidar a candidatura da esposa Fabiana Pessoa como vice-prefeita em uma chapa encabeçada por Luciano. Pessoa até usou precipitadamente a expressão de “prego batido, ponta virada”.
Fogo amigo
Com a sua atitude, o deputado Pessoa deixa claro que não quer diálogo com o candidato natural do MDB, Ricardo Nezinho, que já observa e acompanha um jogo miúdo a sua volta. Severino insiste no nome da esposa para fechar o acordo e sequer notou que Luciano está no meio de um “fogo amigo” com as bênçãos de políticos que estão ao redor do governador Renan Filho, que deve deixar o governo para disputar mandato de Senador.
Próximo governador
Essa sim é a principal razão dos “aliados” de Barbosa que querem que ele renuncie o cargo para disputar o mandato de prefeito de Arapiraca. Caso isso ocorra, o próximo presidente da Assembleia Legislativa assume o Governo de Alagoas. Lembrando que estão na disputa para presidir a Casa de Tavares Bastos os deputados Olavo Calheiros e Marcelo Victor, que já anunciou que vai para a reeleição.
Sem alternativa
Assim, como as águas correm para o mar, o que deve acontecer mesmo é Luciano Barbosa apoiar Ricardo Nezinho e indicar a esposa do deputado Severino Pessoa para compor a chapa. Pessoa pode até fazer biquinho, mas terá que aceitar já que não lhe resta outra alternativa. Quanto ao governador Renan Filho, deve mesmo ouvir a palavra final do pai, o senador Renan Calheiros, que tem respeito por Luciano Barbosa e deseja que ele assuma o governo de Alagoas, caso o filho seja eleito Senador.
Boiadeiro em liberdade
José Márcio Cavalcante de Melo, o "Baixinho Boiadeiro", pode sair do sistema prisional a qualquer momento. Na manhã de ontem, quarta-feira (22), a votação do habeas corpus (HC) em que ele é acusado de tentativa de homicídio na Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Alagoas deu empate e, por conta disso, a decisão é favorável ao acusado.
Início da rixa
O HC se referia a tentativa de homicídio contra o empresário José Emílio, que aconteceu no mesmo dia em que o pai do acusado, Neguinho Boiadeiro, foi assassinato, em 2017. Zé Emílio, como é mais conhecido, é filho do falecido prefeito de Batalha, José Miguel, que foi assassinado pelo tio de Baixinho Boiadeiro em 1999, Laércio Boiadeiro, dando início a rixa familiar entre os Boiadeiro e os Dantas.
Decisão
Na sessão ordinária da Câmara Criminal que aconteceu na manhã de ontem, quarta-feira 22, o desembargador João Luiz Azevedo Lessa, que havia pedido vistas do HC no dia 16 de dezembro, votou contra a soltura de Neguinho Boiadeiro, assim como o desembargador Sebastião Costa Filho. O relator da matéria, desembargador José Carlos Malta Marques, e Washington Luiz já haviam votado favoravelmente a soltura do acusado. Como a votação deu empate, prevalece a decisão mais favorável a Baixinho Boiadeiro, que havia obtido outro habeas corpus concedido pela mesma Câmara Criminal em dezembro passado. (Com 7 Segundo).
Novo comando
A ex-secretária de Educação de Arapiraca, Ana Valéria Peixoto de Oliveira, vai assumir o comando da 5ª Gerência Regional de Educação (5ª Gere), de acordo com decreto assinado pelo governador Renan Filho (MDB) e publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) de Alagoas na última terça-feira (21). Ela foi secretária municipal de Educação (2005-2012) e subsecretária da pasta (2013-2016). Ana Valéria vai substituir a professora Maria Eliete Barros da Rocha.
Indicação
Em março de 2019, Ana Valéria havia sido indicada ao cargo, mas não assumiu. Na oportunidade, a professora comandava a secretaria municipal de Educação de Pão de Açúcar e pediu um prazo para concluir seu projeto de gestão, notadamente por ser o ano de avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), indicador criado pelo governo federal para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas. (Com Paulo Marcello).
... O presidente executivo do ASA, Moisés Machado, reuniu-se, na manhã de ontem, quarta-feira (22), com membros da Equatorial Energia, de Alagoas, para fechar parceria de contribuição do torcedor com o clube arapiraquense.
... De acordo com Moisés Machado, a ideia é a de o torcedor alvinegro autorizar uma quantia de dinheiro que será cobrada na conta de luz e a empresa de energia repassar esse valor para o ASA.
... "Já tentamos fazer um projeto neste sentido, mas agora acreditamos que a ideia sairá do papel e irá ser colocada em prática, através da conta de luz", afirmou Moisés Machado. (Com Assessoria).
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.