O advogado Sérgio Marques assumiu interinamente a presidência da OAB/Arapiraca. Até o dia 15 de fevereiro ele substitui Hector Martins, que pediu licença do cargo de presidente da Subseção por motivos pessoais. Apesar da mudança, a OAB/Arapiraca mantém o ritmo das atividades. As comissões continuam a funcionar, como por exemplo a Comissão de Direito do Consumidor que está promovendo fiscalização nas escolas particulares do município, e a campanha feita pelos advogados para arrecadar recursos para adequações no imóvel onde funciona o Lar Semear.
Preparativos
Nas próximas semanas, Sérgio Marques deve se reunir com os membros das comissões para começar os preparativos de mais uma edição do OAB na Comunidade. “Mesmo com esta mudança temporária, o ritmo da Subseção é mantido. Continuamos exercendo nosso trabalho de defesa das prerrogativas da classe e também atendendo os anseios da sociedade arapiraquense ”, afirmou o presidente interino da OAB/Arapiraca. (Com 7 Segundos).
Atendimento oftalmológico
Esta semana o vereador Léo Saturnino (MDB) encaminhou solicitação à Prefeitura de Arapiraca, por meio da secretaria de Saúde, para que promova o atendimento oftalmológico e odontológico aos alunos do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal nas próprias escolas. De acordo com o parlamentar, a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima que a incidência de miopia chegue a 50% da população até o ano de 2050, o que inclui crianças em idade escolar.
Problema de saúde
“O problema de saúde mais grave nas escolas é justamente o das deficiências visuais, seguido pelas doenças dentárias, fato agravado pela dificuldade financeira dos pais e por falta de informações adequadas”, citou.
Benefícios
O vereador disse que problemas de visão são as principais causas de evasão escolar e fez questão de destacar que por meio desta indicação espera que os alunos sejam beneficiados e afirmou que este atendimento vai proporcionar inúmeros benefícios, como um melhor desempenho na aprendizagem, além de ampliar o convívio social
Água Doce
O Governo de Alagoas, em parceria com a Prefeitura de Palmeira dos Índios, tem trabalhado para minimizar os efeitos da seca e da falta de água na região. Para isso, o Programa Água Doce leva água de qualidade, para beber e cozinhar alimentos, a dezenas de comunidades rurais do munícipio. Uma delas é a Lagoa da Tereza. Com a chegada do Programa, 17 famílias são beneficiadas e três vezes por semana utilizam a água do sistema de dessalinização.
Relato
Uma delas é aposentada Petrúcia Silva, que mora há 63 anos no povoado. O que era escassez, hoje as pessoas aproveitam o “presente” dado pelo governo. “Antigamente era um sufoco. Sem água de beber, cozinhas ou lavar roupas, saíamos com um balde, para uma fazenda distante daqui, para buscar água. Hoje, estamos felizes com essa água, que é doce, dá pra beber e cozinhar, que foi um verdadeiro presente do governo para nós. Agradecemos ao prefeito Júlio e ao governador Renan por isso. Estamos no céu. É a riqueza maior do mundo. A pessoa que não tiver Deus e não tiver água não tem nada”, disse emocionada a aposentada. (Com Assessoria).
Doação de sangue
José Willames Souza da Silva, 27 anos, trabalha como eletricista e está internado no Hospital Chama com uma infecção no coração. Ele no ano passado, em dezembro, já havia recebido alta, na noite do dia 24 de dezembro. Os dois rins dele estavam paralisados. Foi iniciado o tratamento de hemodiálise e ele acabou contraindo uma bactéria que se alojou no coração. Na próxima terça-feira (21) José Willames vai precisar de 15 a 20 bolsas de sangue pois vai passar por uma cirurgia de alto risco.
Sem estoque
A família pede, então, doação de sangue. A esposa do eletricista disse que foi até o Hemoal e o estoque não é suficiente para atender o marido, com quem tem dois filhos, um de 4 e outro de 1 ano e quatro meses. Os interessados em ajudar podem se dirigir ao Hemoal de Arapiraca, informar o nome do paciente e seu tipo sanguíneo: O+.Vale ressaltar que qualque tipo sanguíneo é válido.
Oportunidade
Inclusão Socioprodutiva e Financeira é o tema do Curso que será oferecido pelo Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH) , em parceria com a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Caixa Econômica Federal. As inscrições devem ser feitas através do link até o dia 31 de janeiro. As vagas são limitadas e o curso terá início no dia 10 de fevereiro.
Capacitação
Podem participar técnicos da Prefeitura Municipal de Arapiraca e lideranças comunitárias. O curso, que será EAD, vai capacitar os participantes a articularem ou apoiarem a implementação de políticas públicas de inclusão socioprodutiva e financeira no seu âmbito de atuação; organizar, monitorar ou executar planos, projetos e ações de inclusão socioprodutiva e financeira em prol do desenvolvimento territorial; agregar informação e conhecimento na formação de agentes de desenvolvimento; sistematizar informação e a reflexão compartilhada, que contribuam para a aplicação de tecnologias sociais e a gestão do conhecimento sobre as temáticas e melhores práticas de inclusão socioprodutiva e financeira, bem como facilitar a criação de redes e conexões de ideias e ações entre os participantes. (Com Assessoria).
... Para valorizar o transporte público sobre quatro e duas rodas, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) está revitalizando os 130 pontos de táxis e mototáxis na região central de Arapiraca.
... Os serviços de pintura e sinalização estão sendo executados pela equipe da Diretoria de Infraestrutura do órgão e atende a uma determinação do prefeito Rogério Teófilo, que se comprometeu com as categorias para garantir a manutenção dos pontos de apoio desses tipos de transporte público na cidade.
... “Com a revitalização dos pontos de táxis e mototáxis, a prefeitura está valorizando o serviço prestado à população e garantindo mais segurança aos usuários desses serviços em Arapiraca”, destacou o prefeito Rogério Teófilo. (Com Assessoria).
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.