Perda de memória súbita. Pode transcorrer por algumas horas ou até dias. Um único episódio. Acontece mais na terceira idade. Stress. Esforço físico. Atividade intensa. Atividade sexual. Não tem repetição. Todos os exames normais. Desde exame clinico, passando por laboratoriais, de imagem, cardiológico, neurológico. Etc.
Não há desmaio. Não há queda. Atende os chamados dos parentes ou amigos no entorno, porém sem lembrar-se de nada depois. Tem lembrança de tudo até o momento do fato. Durante nada a declarar.
Algum cuidado ou prevenção? Sim. Viver sem stress. Sem esforço físico ou sexual. Será possível? Difícil, porém não impossível.
Que já passou por ela, AGT, fica no pós-acontecido um pouco preocupado. E não é para menos.
Depois vai tomando conta da situação e volta a dirigir. Volta a fazer atividade física. A viajar e estamos conversados.
Quanto a atividade excitante de viajar aconselha-se ter um ou uma tomadora de conta!
De que forma? Aí cada um que faça sua sugestão ou tenha sua ideia de como realizar a proeza.
Companhia é sempre bem vinda. O problema é que para viagem seja para perto ou para longe cada pessoa tem suas prioridades no que tange ao que fazer ou ver. Às vezes a coisa pega e engrossa.
Sérgio Toledo
Sobre
Médico ortopedista e do esporte. Pioneiro no alongamento ósseo, transplante de tendões e neurorrafia, como também no tratamento por ondas de choque.
Formado em 1972, pela Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco, hoje UPE.
Pós graduação no IOT (Instituto de Ortopedia e Traumatologia) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Concursado do antigo INAMPS, hoje Ministério da Saúde, já estando aposentado. Atendeu por muito tempo no PAM Salgadinho.