Visando aumentar sua capacidade de atendimento na área de equoterapia, o Complexo Multidisciplinar de Equoterapia Tarcizo Freire está reforçando ainda mais as parcerias com o Governo do Estado de Alagoas através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Por isso, uma equipe da secretaria esteve na última quinta-feira, 9, realizando uma visita técnica a instituição para conhecer de perto os serviços ofertados as pessoas com deficiência.
Profissionais
A equoterapia do Complexo atua junto á uma equipe multidisciplinar composta por fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, auxiliares guias e laterais, além de equitador e baieiro, que realizam mais de 20 mil atendimentos anuais, sendo 420 por semana e 1.680 mensais entre crianças, jovens e adultos. Com a contratualização a instituição terá condições de aumentar o número de atendimentos em sua sede que atua na reabilitação psicomotora das pessoas.
Serviços de equoterapia
Para o fundador da entidade, o deputado estadual Tarcizo Freire, a parceria é uma forma de fortalecer a área social e assegurar que, outras pessoas que necessitam dos serviços de equoterapia sejam atendidas, já que a demanda é grande e o Complexo atende pessoas de diversos municípios do Estado.
Clube alvinegro
A equipe alvinegra terá uma semana de preparação para estar intacta na final da Copa Alagoas marcada para o próximo domingo (19), à tarde, no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, o Fumeirão, em Arapiraca.
O ASA se classificou em primeiro lugar depois da vitória por 3 a 0 contra o Murici, na tarde desse domingo (12), no Estádio José Gomes da Costa, em Murici.
O adversário do ASA na final sairá esta semana com o vencedor da quinta rodada da competição.
Doação de sangue
Familiares do músico arapiraquense Nilton Lima, de 47 anos, estão em busca de doadores de sangue para realização de uma cirurgia. Ele está internado no Hospital CHAMA e necessita de seis doadores de sangue A- para que seja realizada a intervenção cirúrgica.
O acidente
Nilton sofreu um acidente de motocicleta no último dia 10 de dezembro e quebrou três costelas, a bacia, o fêmur e está com uma perfuração no pulmão. O músico está internado há 30 dias na unidade hospitalar.
As doações podem ser realizadas no Hemoal Arapiraca, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, no prédio do Laboratório Municipal, na Rua Geraldo Barboza, no bairro Centro.
Palmeira dos Índios
Com informações da jornalista Roberta Sampaio O Hospital Regional Santa Rita e Maternidade Santa Olímpia – Palmeira dos Índios/AL, iniciou o ano de 2020 mostrando que a preocupação com as melhorias são uma constante. Para justificar tal afirmativa pode ser citada a aquisição de quarenta e seis (46) novas cadeiras ergométricas que foram distribuídas nos vários setores do hospital, isso já na primeira semana do mês de janeiro.
Novas cadeiras
Receberam as novas cadeiras os seguintes setores: Posto da Emergência, Recepção da Emergência, Recepção Ortopedia, Farmácia da Emergência, Posto da Pediatria, Posto da Clínica Médica, Posto da Clínica Cirúrgica, Posto da Clínica Obstétrica, UTI-Neonatal, Recepção da Maternidade, Farmácia Central, Centro Cirúrgico, Almoxarifado, Recursos Humanos, Guarita, Setor de compras, Segurança do Trabalho, Nutrição, Central Telefônica e Hotelaria.
Peixamento em Penedo
Cerca de 50 mil peixes juvenis das espécies nativas Curimatã-pacu, piau-verdadeiro, mandi-amarelo e cari-amarelo foram inseridos, na sexta-feira (10), pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em trechos do rio São Francisco como parte da programação da tradicional Festa de Bom Jesus dos Navegantes de Penedo (AL).
Esse é o primeiro peixamento realizado pela Codevasf em 2020 em Alagoas e contou com a parceria da Prefeitura Municipal de Penedo e da Colônia de Pescadores Z-12.
Pescadores
Segundo Vinícius Dias Filho, chefe do Centro Integrado de Aquicultura e Recursos Pesqueiros da Codevasf em Porto Real do Colégio (AL), unidade responsável pela produção de espécies nativas, diferente dos anos anteriores, em que o transporte dos animais ocorria por meio de uma balsa, esse ano o peixamento foi realizado em pequenas embarcações conduzidas pelos próprios pescadores.
Bom Jesus
“O peixamento na festa de Bom Jesus dos Navegantes de 2020 foi realizado de forma diferente com o objetivo de aumentar a eficiência da ação. Foram utilizadas quatro embarcações para a realização da soltura dos juvenis de peixes que estavam em embalagens plásticas. Os peixes foram soltos em quatro pontos selecionados devido a suas características que proporcionam segurança contra a predação e a disponibilidade de alimento” explicou Dias Filho.
... O repovoamento foi acompanhado por pescadores artesanais, pela população e por técnicos da Codevasf e da Prefeitura de Penedo que atuam nas áreas de meio ambiente, aquicultura e pesca.
... Um dele é o pescador João dos Santos, que há 45 anos retirar a renda da família da pesca no rio São Francisco.
... “Amo pescar e vou me aposentar como pescador. Vivo da pesca. Os peixamentos realizados pela Codevasf ajudam bastante, nós, pescadores, pois traz o pescado de volta. Acredito que ações como essa melhorarão a pesca na região”, comemorou. (Com Ascom).
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.