Edmilson Teixeira
Azedou
O Cruzeiro que enfrenta a pior crise de sua história, sobretudo financeira, agora se depara com um grande abacaxi para descascar. É que Thiago Neves entrou com ação na Justiça do Trabalho contra o time mineiro que esse ano foi rebaixado pela primeira vez para a Série B. O processo corre em segredo de justiça. Fontes revelam que ele pede aproximadamente R$ 16 milhões e quer a rescisão contratual.
Enrolado
Thiago Neves ficou marcado como um dos principais personagens do rebaixamento do Cruzeiro à Série B do Campeonato Brasileiro. O comportamento extracampo, aliado às más atuações, fizeram o jogador entrar na mira da torcida e da diretoria. A relação do meio-campista com a torcida ficou bastante desgastada, após o atleta perder o pênalti na partida contra o CSA e ser flagrado em uma festa no Mineirão.
Desempregado
Antes alvo do Palmeiras, o técnico Jorge Sampaolli agora tenta arrumar emprego junto ao Atlético mineiro. Na quinta-feira, o argentino teve longa reunião com o Galo, mas nada foi definido. Ele analisará a grana ofertada. A questão salarial, inclusive, pode ser um empecilho para o clube, que espera que o técnico abaixe os valores pedidos para que as partes possam chegar a um acerto.
Determinação
A avaliação do Grêmio é que não há mais "ambiente" para a permanência dos atacantes André e Diego Tardelli para 2020. Em entrevista à Rádio Gaúcha na noite de quinta-feira, o presidente Romildo Bolzan Júnior admitiu a saída da dupla, principalmente pela hostilidade por parte dos torcedores nas redes sociais.
Rasteira
Jorginho que estava à frente da presidência do Jaciobá de Pão de Açúcar, afirma que os caras deram-lhe uma rasteira. Entraram com uma ação na Justiça dando conta da impossibilidade de prosseguir tomando conta do time sertanejo. Jorginho disse que vai recorrer. Sem apoio algum da Prefeitura, o Jaciobá chegou este ano na Primeira Divisão do Alagoano, fez sua melhor campanha; tanto que se classificou para disputar a 4ª Divisão do Campeonato Brasileiro 2020.
Complicação
Um dos destaques do Fluminense em 2019, o lateral-esquerdo Caio Henrique está cada vez mais longe das Laranjeiras. O Atlético de Madrid, clube ao qual pertence o jogador, recebeu uma proposta de R$ 54 milhões por ele. Além disso, o Grêmio tem interesse no futebol da jovem promessa do futebol brasileiro e dificulta inda mais a vida do Tricolor.
No galho da Macaca
Destaque do CSA no Brasileirão deste ano, Apodi é o quarto reforço da Ponte Preta para 2020. Após se despedir do CSA-AL pelas redes sociais, o lateral-direito/ponta de 33 anos foi anunciado pela Macaca ainda na quinta-feira, com contrato de um ano e renovação automática em caso de acesso. O acordo entre as partes estava encaminhado desde o início do mês, mas o jogador ainda precisava resolver a situação com o CSA-AL, que chegou a tentar uma renovação, mas não conseguiu segurá-lo.
Trajetória
Com 42 jogos e cinco gols nesta temporada pelo CSA, onde atuou mais avançado, quase como um ponta, Apodi também já defendeu Chapecoense, Sport, Ceará, Vitória, Bahia, Santos e Cruzeiro, além de experiências internacionais no Japão, no México, na Rússia e na Arábia Saudita. Será a segunda vez dele no futebol campineiro, uma vez que passou pelo Guarani em 2010.
Fim de papo
O meia Felipe Gedoz não permanecerá no Vitoria baiano na temporada de 2020. Através de seu perfil em uma rede social, o jogador postou uma mensagem de agradecimento e despedida do clube. Ele tem contrato com o Athletico/PR até janeiro. Com a sensação de dever cumprido, Gedoz deu um “até breve” ao Rubro-Negro baiano. “Encerro o ano com a certeza do dever cumprido e de que pude voltar a fazer o meu melhor! Até breve, Vitória! 2020 será um grande ano!” disse.
Fisgada
Por meio do seu perfil em uma rede social, o presidente do Vitória da Bahia, Paulo Carneiro anunciou a contratação do meia Alisson Farias, de 23 anos, que atuou a última temporada pelo CRB. O Vitória adquiriu 60% dos direitos econômicos do atleta e fechou um contrato de dois anos.
Inovação
O presidente da Fifa, Gianni Infantino, cogita fazer a Copa do Mundo feminina a cada dois anos. De acordo com o dirigente, seria uma forma de impulsionar o futebol feminino ainda mais. A ideia foi dada pelo presidente da Federação Francesa de Futebol e é vista com bons olhos por Infantino. Atualmente, o torneio ocorre a cada quatro anos assim como o masculino.
Sentimento de um pai
Marcado na história da liga americana de basquete, o ex-jogador Dwyane Wade também se mostra um craque fora das quadras. Em uma entrevista para os ex-atletas Matt Barnes e Stephen Jackson no podcast "All the Smokes", o tricampeão da NBA pelo Miami Heat falou sobre o seu relacionamento com o filho Zion, de 12 anos, que é assumidamente uma criança gay. Com fortes declarações, Wade criticou o preconceito contra a comunidade LGBTQ+ e também falou sobre o seu processo de aceitação do filho.
Declaração
“Eu tive que me olhar no espelho quando meu filho tinha 3 anos e eu e minha esposa começamos a perceber que ele não estava na mesma sintonia de um menino como Zaire (outro filho de Wade). Eu tive que me olhar no espelho e dizer: E se o seu filho voltar para casa e disser que é gay? O que você vai fazer? Como vai ser? Como vai agir? Não é sobre ele. Ele sabe quem ele é. É sobre você. Quem é você?” - declarou o ex-atleta, que foi eleito o melhor jogador das finais da temporada de 2006.
Edmilson Teixeira
Sobre
É jornalista graduado pela UFAL 1998 e pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, pelo CESMAC 2011