A ex-prefeita de Traipu, Conceição Tavares, é uma das inclusas na lista de nove prefeitos alagoanos que terão que devolver aos cofres do antigo Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério) mais de R$ 145 milhões, referentes a honorários pagos a advogados dos municípios de Capela, Messias, Rio Largo, Arapiraca, Boca da Mata, Estrela de Alagoas, Teotônio Vilela, Feira Grande e Traipu, com os precatórios.
Decisão
A decisão foi do Tribunal de Contas da União (TCU), datada do dia 23 de outubro, que determina que o dinheiro seja devolvido num prazo de 30 dias. Metade do valor deverá ser pago pelos ex-gestores e a outra metade pelos escritórios contratados em 2015, quando os recursos começaram a ser liberados.
Multa
Segundo o TCU, a multa é imposta aos gestores que formalizaram os contratos de advocacia ilegalmente e autorizaram os pagamentos.
Em Traipu, no dia 30 de novembro de 2015, foram pagos quase R$ 10 milhões em honorários a cinco escritórios de advocacia, repassados indevidamente com recursos do antigo Fundef, na então gestão da prefeita Conceição Tavares.
Dados recorde
De janeiro a novembro de 2019, O Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, em Arapiraca, atendeu mais de 3 mil pacientes no serviço de buco-maxilo facial. Os dados, recorde na unidade, foram divulgados na segunda-feira, 02.
Conquistas do projeto
O coordenador da Unidade de Face do Hospital Regional, o odontólogo Ricardo Wathson, que é especialista, mestre e doutor em cirurgias buco-
maxilo, comentou os números e lembrou das conquistas do projeto nos últimos anos. “Em quase seis anos de serviço foram cerca de 20 mil consultas e inúmeras cirurgias. Os procedimentos vão desde cirurgias de traumas na face, retirada de tumores, até correções faciais de pacientes com deformidades, fissurados e com necessidades especiais”, explicou.
Fortalecimento
As cirurgias de face são custeadas pelo Programa de Fortalecimento, Melhoria da Qualidade e Garantia de acesso a diversas especialidades da Rede de Assistência Hospitalar de Alagoas – o Prohosp/Especialidades, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
Oportunidade
A Casa Integrada do Trabalho divulgou novas ofertas de emprego para a cidade de Arapiraca. Treze oportunidades foram disponibilizadas. Os interessados devem comparecer à unidade do Sine, na Rua São Francisco, no Centro, munidos de carteira de trabalho, CPF e comprovante de residência atualizado, de segunda a sexta, das 8h às 14h. O telefone para contato: 322-1902.
Olho vivo
A prefeitura de Arapiraca está promovendo até o dia cinco, no Teatro do Sesc, o programa “Olho Vivo no Dinheiro Público”, em parceria com a Controladoria-Geral da União e o Ministério Público de Alagoas. O evento é direcionado à capacitação de titulares e suplentes dos Conselhos Municipais de Políticas Públicas. “Olho Vivo no Dinheiro Público” é um programa de fomento ao controle social e à capacitação de agentes públicos municipais, uma das iniciativas da CGU voltada para a prevenção à corrupção e a promoção da transparência.
Pré-matrículas
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que tem à frente o vice-governador e secretário Luciano Barbosa, está disponibilizando 3.440 vagas para a pré-matrícula de alunos novatos da rede estadual em Arapiraca. Interessados devem fazer sua inscrição pelo site www.matriculaonline.al.gov.br até o dia 07 de dezembro ou procurar uma das 15 escolas estaduais da cidade que está com oferta de vagas.
Ensino integral
Deste quantitativo, 620 são para o ensino integral. A modalidade é oferecida nas estaduais Izaura Antônia de Lisboa (ensino médio), Senador Rui Palmeira (ensino médio), Lions Clube (fundamental e médio) e Aurino Maciel (fundamental). Além disso, a Escola Estadual Pedro de França Reis também oferece o ensino médio integrado a cursos de ludoteca e secretário escolar.
... A 3ª edição do Torneio Papai Noel de Futebol foi realizada pela Superintendência de Esportes da Secretaria Municipal de Educação de Arapiraca.
... O evento, que tem como objetivo incentivar a prática esportiva do futebol, aconteceu no último sábado (30), no Estádio Coaracy da Mata Fonseca.
Mais de 300 atletas participaram do Torneio. Eles estavam divididos em 16 esquipes, de Arapiraca e região, e disputaram 22 jogos. O Torneio Papai Noel de Futebol foi disputado pelas Categorias Sub-12 (nascidos em 2007/2008) e Sub-14 (nascidos em 2005/2006).
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.