Edmilson Teixeira

Joaquim Gomes

Edmilson Teixeira 03 de dezembro de 2019

População de Joaquim Gomes lamenta uma triste cena ocorrida no começo da tarde de último domingo. Até então não se sabe se criminoso ou apenas acidental, na verdade é que a vegetação ao redor da Serra do Búfalo, patrimônio municipal e cartão postal da cidade, teve parte incendiada. As chamas que começaram por volta da 14h, indo até à noite e causaram revoltas dos moradores. Muitos usaram suas redes sociais para lamentar a gravidade do crime ambiental.

Traipu

Um dos mais carismáticos políticos de Traipu, Marcos Santos, enfrenta sérios problemas de saúde. Sua luta agora é para superar um câncer na bexiga. Marcos chegou a ser prefeito por várias vezes; uma trajetória política que implicou muito sua vida social. Chegou a ser preso, perdeu os direitos políticos; em face de um conjunto de improbidade administrativa ao longo de seus governos.

Messias

Presidente da Câmara, vereador Gibson Buarque de Melo, apresentou requerimento aprovado pelo Plenário, a qual sugere ao Executivo, que seja colocado dentro do calendário da Educação, visitas periódicas dos alunos de toda rede de ensino ao recinto da Casa Legislativa de Messias, especialmente nos dias de sessão ordinária. Maribondo Tem Prefeitura por aí que os gestores na maior cara de pau, empregaram  esposa, filhos, filhas e demais parentescos, mas até agora não deu em nada, sobretudo em se tratando de nepotismo. No caso de Maribondo, o MPE/AL tomou uma medida por meio de uma ação ajuizada junto ao Poder Judiciário, que resultou no afastamento de dois parentes do prefeito Leopoldo. Maribondo II O pedido foi acatado pelo Poder Judiciário e o juiz Douglas Beckhauser de Freitas determinou que o chefe do Executivo exonerasse imediatamente os secretários adjuntos Victor Amorim Pedrosa da Silva e Magna Cleone Leão Guimarães, de Administração e Assistência Social, respectivamente. Campanha Próximo sexta-feira o alagoano terá a oportunidade de fazer teste  do vírus HIV. Trata-se de uma ação do  Hospital Escola Dr. Helvio Auto, localizado no Trapiche da Barra, em Maceió. Haverá também medidas educativas e orientações pré e pós-testes. A iniciativa, que faz parte das ações do Dezembro Vermelho, mês dedicado à luta contra a AIDS, acontecerá  das 8h às 14h. Campanha II A equipe do Hospital Hélvio Auto montará um stand para distribuir laços vermelhos da solidariedade e preservativos (masculinos e femininos) a usuários e servidores, além de prestação de informações, distribuição de panfletos educativos e orientações sobre uso correto do preservativo e maneiras de evitar o contágio. Dados Os resultados dos testes rápidos saem em torno de 30 minutos. Atualmente, 2.483 pacientes provenientes de todo o estado de Alagoas com HIV/AIDS são acompanhados ambulatorialmente pelo Serviço de Assistência Especializada (SAE) do Hospital Hélvio Auto. Encontro  Ontem pela manhã no Centro de Convenções de Maceió, diversos  prefeitos alagoanos participaram, do segundo encontro do Tribunal de Contas na Educação e o encerramento da I Jornada Itinerante de Formação e Aperfeiçoamento Intermunicipal. A jornada teve como objetivo disseminar conhecimentos quanto à correta aplicação dos recursos públicos, com foco especial na educação dos municípios. Encontro II Durante o evento, o Governo do Estado e a Unicef assinaram o Termo de Adesão a estratégia Busca Ativa Escolar que é uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica que visam apoiar estados e municípios no enfrentamento da exclusão escolar, por meio da identificação e da rematrícula de crianças e adolescentes que estão fora da escola, bem como o seu encaminhamento para os diversos serviços públicos.

Contrária

A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) repudia, desde a publicação, a Medida Provisória 905, do Programa Verde Amarelo, que altera regras trabalhistas para a contratação de jovens e extingue o serviço social nas agências do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Contrária II A MP, publicada no Diário Oficial da União (DOU), irá dificultar o acesso dos mais vulneráveis a benefícios e prejudicar o atendimento à população, sobretudo idosa, nos 102 municípios, justamente quando foram alteradas as regras da previdência, o que aumenta a demanda por assistência e informação. Outra A AMA acompanha, também, a redução no orçamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) para o exercício no ano 2020, que implicará na interrupção de mais de 17 mil serviços socioassistenciais em unidades de tratamento, e no financiamento do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), que é uma importante ferramenta para atenção básica no manejo de problemas clínicos e sanitários.