Edmilson Teixeira

Coisa da vida

Edmilson Teixeira 30 de novembro de 2019

As últimas semanas não têm sido fáceis para Mariana Gesteira. Dona de oito medalhas em Parapans e finalista na Paraolimpíada do Rio, a nadadora de 24 anos teve de se afastar do esporte por conta da sua saúde. Competidora da classe S10, Mariana tem a síndrome de Arnold Chiari, que causa fraqueza intensa e desequilíbrio no corpo. Com o agravamento das suas condições, a nadadora corre atrás de ajuda financeira para fazer uma neurocirurgia onde o procedimento principal é a instalação de uma válvula no cérebro.

Desespero

O Cruzeiro aceitou o "pedido de demissão" de Abel Braga, que colocou o cargo à disposição da diretoria após a derrota da Raposa para o CSA, por 1 a 0, no Mineirão, na quinta-feira. Para seu lugar, a diretoria agiu rápida e anunciou um velho conhecido da torcida. Adilson Batista, esse que na quarta-feira fora dispensado do Ceará, após o time ter levado uma lapada  de 4 x 1 para o Flamengo no Maracanã.

Vibrante

 A  vitória sobre o Vasco, na última quinta-feira, não só deu somente tranquilidade para o São Paulo, como também o deixou mais perto de uma vaga para a  Libertadores. O time assegurou a sexta colocação, agora com 57 pontos e abriu quatro de vantagem sobre o Corinthians, sétimo colocado. Se conseguir a vaga para a Libertadores, o time terá um final de ano digno, com uma conquista que não teve no ano passado, por exemplo. Mas isso não apagará uma temporada com mais erros do que acertos.

Especulação

O técnico Santista, Jorge Sampaoli, negou que tenha conversado com outros clubes. Ele tem contrato com a equipe da Vila Belmiro até o fim do próximo ano, mas ainda não definiu se continuará após o fim deste Campeonato Brasileiro. “Tudo especulação midiática. Não falaria com nenhum clube estando nessa instituição que eu posso chamar de Santos” disse o comandante argentino.

 Meia embreagem

João Paulo espera continuar no atual pior time do Brasileirão da Serie A, o  Avaí. O atleta teve um bom início de ano, foi eleito o craque do catarinense, caiu de produção, deu a volta por cima e se firmou como artilheiro do Leão na Série A do Brasileiro, com quatro gols.

Mais um capítulo

Nesta sexta-feira, completou três anos do acidente aéreo com a delegação da Chapecoense. Pois agora os familiares das 68 vítimas brasileiras (64 fatais e quatro sobreviventes) daquele acidente ganharam um grande reforço na busca por respostas em relação aos responsáveis pelo ocorrido na Colômbia. O MPF de Chapecó/SC ingressou com uma ação civil pública pedindo condenação dos responsáveis e reparação de danos morais e materiais em favor das famílias.

Próximo capítulo

Agora, resta a deliberação da Justiça Federal para que o processo tenha andamento. A ação é consequência de uma audiência realizada na Comissão de Relações Exteriores do Senado, em agosto, com participação das representantes da Associação dos Familiares e Amigos das Vítimas do Vôo da Chapecoense, a AFAV-C, e do zagueiro Neto, um dos sobreviventes, onde novos documentos foram apresentados.

Lamentação

Por falar em Santa Cantarina, com o rebaixamento da Chapecoense, assim como também o Avaí, aquele Estado não terá nenhum representante na Primeira Divisão em 2020, depois de 18 anos seguidos. Há quatro anos, Santa Catarina obteve a façanha de empurrar quatro equipes para a Série A: Chapecoense, Avaí, Figueirense e Joinville.  O Criciúma ao longo desse período também já provou uma vez da  Elite do nosso futebol.

De olho em 2020

Embora não confirme oficialmente, o Santa Cruz tem novo técnico: trata-se de Itamar Schülle, que atualmente comanda o Vila Nova/GO. A ideia do Tricolor é anunciar a contratação do treinador na próxima segunda-feira, quando ele chega ao Recife e deve ser apresentado. Estratégia que atende a um desejo do novo contratado, que espera o término da Série B para anunciar o desligamento do clube goiano.

Complicação

Além da má fase do time dentro de campo, os jogadores do Bahia (adversários do CSA neste domingo) estão em rota de colisão com a torcida, sobretudo com o que fazem fora dos gramados. Por razões distintas, Gilberto, Fernandão e Artur precisaram se explicar pelo que fizeram após os jogos. Tudo isso em meio a um jejum de nove partidas sem vencer no Campeonato Brasileiro e que fez a equipe praticamente dar adeus ao sonho de conquistar uma vaga na Libertadores em 2020.

Último cartucho

A três rodadas para o fim da Série A, o técnico Argel que surpreendentemente deixou o CSA logo após a vitória diante do Cruzeiro,  precisa correr contra o tempo para livrar o Ceará, seu novo clube, do perigo iminente da zona de rebaixamento. Atualmente o Vovô é o 16ª colocado com 36 pontos, não vence há quatro jogos e é o primeiro time fora do Z-4. Neste este sábado pega o Athletico/PR, às 19h, no Castelão.

A força da grana!

Antes da chegada de Adílson Batista no comando do Ceará, o nome de Argel chegou a ser especulado no clube cearense. Na época, ele afirmara que "seria um traidor se abandonasse o CSA" e até chegou a renovar o contrato com o Azulão até 2020.

Tranquilão

Já o principal  rival do Ceará, o Fortaleza, bateu na quarta o Santos por 2 x 1  no Castelão, quebrou o tabu de nunca ter vencido o Peixe na história, e está garantido na Série A do Campeonato Brasileiro. O time  agora se aproxima da Sul-Americana. O técnico Rogério Ceni garantiu que essa competição internacional passa a ser o foco do Tricolor, situação que para ele,  não deixa de ser mais um título alcançado neste ano.