A demitir cerca de 700 servidores em cargos comissionados sob o pretexto de enxugar a folha e manter o município funcionando, o prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo, tomou uma medida extrema e não pensou no seu futuro político, já que é candidato declarado à reeleição.
Teófilo, por meio de sua assessoria, informou que enxugamento da folha será de 5% do total, “pois mais de 200 dos exonerados voltarão aos trabalhos essenciais ainda na próxima semana. Arapiraca possui mais de 10 mil servidores entre ativos e inativos na folha de pagamento”.
Na própria carne
Teófilo reconhece que fazer cortes na própria carne é doloroso para qualquer gestor e que há uma preocupação da gestão com as famílias e também com a manutenção dos serviços para a população em geral.
“Colaboradores (servidores públicos) precisam receber. Eles são as molas mestras de qualquer serviço, fornecedores também necessitam pagar contas e pagar os colaboradores que os mantêm funcionando. A preocupação é tamanha que para os serviços públicos serem mantidos com os atendimentos para a população e as obras distribuídas no município”, disse Teófilo em nota distribuía a imprensa.
Não vai parar
Mas para o prefeito arapiraquense, com o retorno de mais de 200 servidores para os trabalhos essenciais ainda na próxima semana,
Arapiraca não vai parar. Mas não informou se adotará medidas para pagar salários em atraso.
Cutucou a Câmara
De acordo com a assessoria da Prefeitura de Arapiraca, o prefeito Rogério Teófilo bancou alternativas como o Projeto de Lei Nº 33/2019, enviado em Regime de Urgência Especial, no dia 07 de novembro, para ser votado na Câmara de Vereadores de Arapiraca. Entre falta de quórum e de sensibilidade de alguns parlamentares mirins, o projeto que dispõe sobre o Fundo Previdenciário Municipal com o objetivo de garantir o pagamento de aposentados e pensionistas de Arapiraca, ainda não foi à votação.
Cofres vazios
“Os últimos anos não têm sido fáceis para os municípios brasileiros. Os cofres estão cada vez mais vazios. São constantes quedas nas arrecadações. 80% dos municípios brasileiros estão com problemas financeiros. Ou seja, a cada 10 municípios, 08 estão à beira do abismo”, diz um trecho do decreto divulgado pelo município.
Reação da oposição
Com exceção das redes sociais, onde a medida de Teófilo causou grande reboliço, com criticas de toda ordem, a oposição ficou completamente inerte. A reação veio apenas do vereador Rogério Nezinho, que cobrou os três de salários atrasados dos servidores em cargo de comissão, que agora também perderam o emprego.
Está otimista
A amigos e correligionários, Teófilo se diz tranquilo e convicto de que a demissão foi à medida correta que teve que tomar para enfrentar a crise
que se abateu sobre a Prefeitura de Arapiraca. Ele, no entanto, sabe que a sua atitude causou uma espécie de estranheza na população e que isso o afetará politicamente. “Não pensei em mim e sim na população que precisa das ações da Prefeitura. O tempo dirá que estamos no caminho e fazendo tudo do jeito certo”, afirmou o prefeito.
Traipu
A secretária Municipal de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pesca, Priscilla Palmeira, comemora junto com o prefeito Cavalcante da parceria firmada com o Sebrae e que já começa a dar frutos, entre eles, ela destaca o curso de capacitação para 18 mulheres no sítio Quixaba, na zona rural do município.
Ações concretas
A secretária destaca que, com ações concretas é possível plantar as sementes do desenvolvimento do município. “Esse curso é o primeiro de três, vamos avançar muito mais”, comemora Priscilla Palmeira, aproveitando para agradecer ainda a parceria com a Secretária de Assistência Social, Ivânia Fulô, que cedeu alguns instrumentais utilizados no curso.
Zona rural
Priscilla Palmeira explicou que o curso é voltado para atender as associações e particularmente as mulheres na zona rural. “Estamos levando os meios para a implantação da fabricação de produtos, com o manejo e preparo de doces”, disse, acrescentando que todos os produtos poderão ser comercializados.
... As 28 creches que serão contempladas pelas verbas federais estão localizadas nos municípios de Água Branca, Anadia, Atalaia, Capela, Coité do Nóia, Colônia Leopoldina, Feira Grande, Flexeiras, Jacuípe, Limoeiro de Anadia, Maceió, Maragogi, Marechal Deodoro, Matriz de Camaragibe, Murici, Novo Lino, Pariconha, Paulo Jacinto, Piranhas, Porto Calvo, São Luís do Quitunde, Satuba, União dos Palmares.
... O Estádio Coaracy da Mata Fonseca vai sediar no próximo sábado (30), o Torneio Papai Noel de Futebol. O evento, que é realizado pela Superintendência de Esportes da Secretaria Municipal de Educação, começa às 7h30 da manhã e vai até às 17h30.
... O Torneio vai reunir 16 escolas e clubes de futebol da região para disputar as categorias Sub-12 (nascidos em 2007/2008) e categoria Sub-14 (nascidos em 2005/2006). 22 jogos serão realizados durante todo o dia.
... Os times que ficarem em 1º e 2º lugar, nas respectivas categorias, vão receber troféus e medalhas.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.