Edmilson Teixeira

Messias

Edmilson Teixeira 20 de novembro de 2019

A cidade de Messias promove durante esta sexta-feira, o projeto Estic, sigla que corresponde Empreendedorismo, Sustentabilidade, Tecnologia, Inovação e Criatividade. Trata-se de um projeto que visa unir o poder público com o empreendedorismo na busca de um equilíbrio socioambiental gerando lucro para todos os envolvidos. A proposta do evento é reunir os 11 municípios da Região Metropolitana, a fim de interagir com toda a programação que estará envolvendo os temas pautados.

Messias II

Na verdade, o Estic tem o propósito de fomentar o desenvolvimento de ideias utilizando as tecnologias na escola para que, ainda na educação básica, sejam introduzidas noções de desenvolvimento sustentável visando empreender nas mais diversas áreas, como na agricultura, educação e mercado.

Envolvidos 

“O público do Estic vai desde estudantes do 7º até o 9º ano com os games e robóticas. Trabalharemos com empreendedores através de desenvolver o modelo de negócios e planejar melhor a sua empresa. Outro segmento trabalhado no evento serão os produtores rurais, trazendo pra eles uma nova temática através dos negócios de impacto socioambiental. E para os gestores da Região Metropolitana apresentaremos os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” afirma a organização.

Mobilização

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgou na terça-feira o “Diagnóstico sobre obras paralisadas”, um raio-x que faz anualmente para tentar resolver esse gravíssimo problema que assola o Brasil inteiro. Este ano, a pedido do senador Rodrigo Cunha (PSDB/AL), o CNJ incluirá a fiscalização das obras de creches.

Motivo

A maioria das creches não entrava na fiscalização do CNJ porque o órgão havia estabelecido que só acompanharia obras orçadas em mais de R$1,5 milhão. E a maior parte das obras de creches está abaixo desse valor. Aqui em Alagoas, é um absurdo a quantidade de cidades que enfrentam esse problema.

Argumento

Durante a apresentação do diagnóstico, na sede do Supremo Tribunal Federal, o senador Rodrigo destacou que a educação infantil tem um valor social inestimável, pois além de dar à criança a chance de desenvolver todo o seu potencial cognitivo na tenra idade, ainda libera mães e pais para assumirem um trabalho. Ele elogiou a iniciativa do CNJ de escolher esse tema como prioridade.

Santa Luzia do Norte

Como parte das comemorações do Dia da Consciência Negra que ocorre nesta quarta, a Prefeitura de Santa Luzia do Norte montou um cenário festivo no bairro Quilombo. Haverá corrida para a criançada, Judô, Jiujitsu e Capoeira, Cavalhada (Corrida de Argolinha), palestra sobre os Quilombolas, ministrada pelo professor José Bezerra, apresentação folclórica e dança afro, além de homenagear a mais velha quilombola viva do município.

 Santa Luzia do Norte II

A partir das 19h, haverá concentração na Praça de Eventos. Lá vai ter: Banda de Tambores Afoxé e em seguida caminhada com destino ao bairro do Quilombo; depois  apresentação da banda de Tambores da ONG Engenho de Ideias, concurso da beleza negra 2019, show com a banda de Tambores Afoxé, show com a cantora Bia Pimentel e banda Fuzaca.

Porto de Pedras

O feriadão do último final de semana teve um sabor bem especial na região Norte de Alagoas, em se tratando de badalação festiva. Foi na litorânea cidade de Porto de Pedras, quando de sexta até o domingo milhares de pessoas prestigiaram o Festival do Coco. Atrações musicais houve para todos os gostos, cujo evento proporcionou  muita animação, visto que na sua programação teve Cavalgada, competição náutica (corrida de canoa a vela), além da disputa da Garota do Coco 2019 e de quem mais consumia  água de coco  e raspar a poupa dessa fruta.

Marechal Em meio as festividades do 15 de Novembro na última sexta, o governador Renan Filho, inaugurou o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) de Marechal Deodoro. O órgão visa garantir mais segurança para a população deodorense. O Cisp irá reforçar o combate à violência e fortalecer as ações contra a criminalidade na região. Além disso, o fortalecimento da segurança deverá trazer reflexos no comércio e no turismo do município. A obra foi avaliada em 1,8 milhão em recursos do Governo do Estado Situação “Aqui em Marechal a cada três dias morria uma pessoa, chegamos a ter 12 mortes em um mês, diversos familiares perderam seus entes. E na nossa gestão já tivemos momentos de passar mais de 90 dias sem nenhum assassinato. Então isso representa os avanços na Segurança Pública. E mais do que importante, temos uma cidade histórica e turística e que o povo precisava desse Cisp para fortalecer ainda mais a segurança em nosso município”, discursou o prefeito Cacau. Major Izidoro / Senador A notícia animadora  que chegou para  as sertanejas cidades de Major e Senador Rui Palmeira, é que o INSS está disposto a implantar postos de serviços de atendimentos para aquela população. Tanto é que  na tarde de segunda-feira, o deputado estadual Inácio Loiola (PDT) participou de assinatura do protocolo de intenções para implantação desse projeto, juntamente com as prefeitas Santana Mariano e Jeane Moura, o gerente executivo do INSS em Alagoas, Edgar Barros, colaboradores da administração municipal e do Instituto. Origens A implantação do posto avançado do INSS no sertão  tem sido reivindicação do deputado Inácio Loiola, que requereu à superintendência da instituição a desburocratização do serviço público, afim de facilitar o acesso de informações entre os órgãos públicos, permitindo também maior comodidade para a população dos municípios parceiros. Outros ”Nós que acompanhamos as dificuldades de acesso e locomoção dos alagoanos na região do Agreste e Sertão vimos uma oportunidade de criar uma ponte de comum interesse para a população, bem como aos gestores públicos na construção de um novo fluxo de atendimento, combinando aspectos presenciais e remotos”, destacou Inácio. Segundo o parlamentar, o protocolo de intenções já foi assinado também pelos prefeitos dos municípios de Monteirópolis e Pariconha.