O diretório municipal do Partido Social Liberal (PSL) em Arapiraca faz campanha nas redes sociais para os pré-candidatos do partido à prefeitura do Capital do Agreste alagoano. A decisão de expor publicamente os nomes do advogado Cláudio Canuto para prefeito e do médico e oficial do Exército Nuzamário Brito, vice da chapa ‘puro sangue’, enfrenta resistência dentro da agremiação partidária que ganhou notoriedade com a eleição de Jair Bolsonaro e a formação da segunda maior bancada parlamentar no Congresso Nacional.
Indignação
O desconforto com o apoio do diretório municipal aos pré-candidatos aparece no noticiário local e é confirmado pelo tesoureiro-geral do PSL arapiraquense, o advogado Pedro Carlos Cavalcante. Atendendo solicitação do Jornal de Arapiraca, ele esteve na redação do impresso e falou sobre os motivos que o levam a praticamente decidir por sua saída do partido, com sentimento de indignação.
Encontros internos
Pedro Carlos conta que logo após a eleição do Presidente Jair Bolsonaro – candidato mais votado em Arapiraca no primeiro turno das eleições presidenciais -, o diretório municipal promoveu encontros internos entre os dirigentes. “Nessas reuniões, meu nome era colocado como pré-candidato pelo PSL”, afirma o advogado, mencionando o presidente local, o policial civil Abelardo Silva, como um dos apoiadores da proposta. “Democracia zero”
Democracia zero
“De repente, no mês de julho passado, aparece no partido a figura do Cláudio Canuto. E, de uma forma estranha, no período de julho a agosto, os patriotas do partido começam a ser afastados. Netinho Cavalcante, André Pepes, os vereadores sendo colocados para escanteio”, relata sobre a situação que envolve os parlamentares Edvânio do Zé Baixinho e Márcio Marques, políticos eleitos pelo PSL e supostamente excluídos das eleições 2020, pelo menos na mesma sigla, por decisão do diretório municipal feita de “forma acovardada, por pessoas despreparadas e democracia zero”, ressalta o entrevistado.
Criticas
O tesoureiro-geral do PSL arapiraquense diz que o expurgo ocorre de forma velada, sem conversa olho no olho, amparada em discussões nas redes sociais, muitas vezes desencadeadas com informações sem fundamento. Nesse aspecto, Pedro Carlos critica até o presidente do diretório estadual do partido, Flávio Moreno, participante de grupos de Whatsapp que deveriam ter maior controle por parte de Moreno para evitar situações como a que fez o comunicador André Pepes declarar sua decisão de abandonar a sigla. “A falha do Flávio Moreno é essa, não se reunir com o partido em Arapiraca para acalmar os ânimos e determinar o que o partido vai fazer”.
Escola Nota 10
Os municípios alagoanos que ultrapassaram a meta pactuada junto ao Governo de Alagoas em relação à edição 2017 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), nos anos iniciais (1º ao 5º ano) e finais (6º ao 9º ano) do ensino fundamental, serão contemplados com o Prêmio Escola Nota 10. O governador Renan Filho e o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, promovem a cerimônia nesta sexta-feira (8), às 10h, no Palácio República dos Palmares, em Maceió.
Premiação
Serão premiados os municípios Barra de São Miguel, Barra de Santo Antônio, Limoeiro de Anadia, São Miguel dos Milagres, Piranhas, Jaramataia, Coruripe, Roteiro, Teotônio Vilela, Belém, Cacimbinhas, Viçosa, Pindoba, Dois Riachos, Jacaré dos Homens, Feliz Deserto, São Luís do Quitunde, Boca da Mata, Maravilha, Santana do Mundaú, São José da Tapera, Olho d’Água Grande, Água Branca, Novo Lino, Satuba, Minador do Negrão e Coqueiro Seco.
Condenado
O Conselho de Sentença da 8ª Vara Criminal de Arapiraca condenou, na quarta-feira (6), o réu Jonhanta Felipe dos Santos por homicídio qualificado, cometido na calçada de um restaurante em julho de 2013. O júri foi conduzido pelo titular da unidade, juiz Geneir Marques, que fixou a pena em 18 anos de reclusão, em regime inicialmente fechado.
Denúncia
De acordo com a denúncia do Ministério Público, Jonhanta e sua esposa Mariana Honório estavam dançando no restaurante Labaredas Grill, em Arapiraca, quando David Danilo se aproximou e tentou assediar a mulher. O réu teria chegado a chamar a atenção da vítima, perguntando se ela estava louca, pois Mariana estava acompanhada.
Arrastão em ônibus
Na quinta-feira (07), uma dupla armada promoveu um verdadeiro “arrastão” no Sítio Baixa do Capim, zona rural de Arapiraca, no Agreste de Alagoas. De acordo com informações da Polícia Militar, os dois criminosos assaltaram vários estudantes em um ônibus escolar e outros assaltos a diversas pessoas na região. Polícia Militar foi acionada via 190. Uma guarnição da Força Tarefa foi deslocada para atender a ocorrência, ao chegar no local foi informada da rota de fuga dos criminosos.
As vítimas informaram que tiveram vários pertences roubados, como aparelhos celulares e outros.
Rota de fuga
De posse de informações da rota de fuga da dupla, a guarnição saiu em busca dos suspeitos. Durante as diligências, foram informados que durante a fuga, a dupla teria feito outras vítimas de assalto.
... A maior unidade de saúde pública do interior de Alagoas, o Hospital de Emergência Daniel Houly, em Arapiraca, desde o início desta semana vem realizando uma série de atividades para a promoção da saúde do homem e da prevenção do câncer de próstata.
... As ações fazem parte da campanha Novembro Azul e são organizadas pela coordenação do projeto Preparando a Volta Para Casa, Setor de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), com apoio da gerência geral do HE do Agreste.
... No primeiro dia da campanha, os pacientes do setor de internação receberam tratamento gratuito de estética e beleza masculina, com corte de cabelo e barba em parceria com consultores do Instituto Embelezze.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.