Perda de pessoas públicas com determinado tipo de patologia, apesar de dolorosa, serve para que se alertem as pessoas comuns sobre o fato.
O caso do diretor e ator de TV. Entretanto perdemos um médico oftalmologista muito competente e querido e um colega de turma da Faculdade em Recife.
Aneurisma da aorta torácica dois e um aorta abdominal.
São doenças que cursam sem sintomas. Ou com poucos sintomas.
O que pode provocar essa doença que faz com que o vaso a semelhança de um cano, perca sua capacidade de manter a circulação do sangue normal. As paredes ficam frágeis e ficam se soltando as camadas. Para haver o rompimento é um salto.
Algumas causas que podem favorecer o aneurisma. Hipertensão arterial, hereditariedade, defeitos cardiovasculares congênitos, anomalias da válvula aórtica e traumas cirúrgicos.
Alguns sintomas. Na aorta torácica, dor dorsal, tosse e sibilos. Síndrome de Horner com alteração das pálpebras e visão. Na abdominal presença de ruídos ou movimentos atípicos ao se colocar a mão com pressão sobre o abdome.
Exames. Eco cardiograma, angio tomografia e angio ressonância.
Porém o melhor cuidado é ir ao médico clinico, geriatra, cardiologista ou o de sua confiança para fazer exames preventivos de acordo com sua faixa etária.
Sérgio Toledo
Sobre
Médico ortopedista e do esporte. Pioneiro no alongamento ósseo, transplante de tendões e neurorrafia, como também no tratamento por ondas de choque.
Formado em 1972, pela Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco, hoje UPE.
Pós graduação no IOT (Instituto de Ortopedia e Traumatologia) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Concursado do antigo INAMPS, hoje Ministério da Saúde, já estando aposentado. Atendeu por muito tempo no PAM Salgadinho.