Arapiraca completa 95 anos de emancipação política na próxima quarta-feira (30) e para comemorar a data, a gestão da cidade promove várias atividades. De acordo com informações enviadas pela assessoria do governo de Rogério Teófilo, os festejos terão início com celebração eucarística, a partir das 7h30, na Concatedral de Nossa Senhora do Bom Conselho.
Em seguida, haverá hasteamento das bandeiras do município, do estado e do país no pátio da Concatedral. À tarde, a programação segue com Desfile Cívico que tradicionalmente atrai centenas de famílias para o Bosque das Arapiracas.
Desfile
A concentração para os participantes desfile começa a partir das 14h. Às 15h30 haverá revista às tropas, por autoridades municipais e eclesiásticas, ato que antecede o início do desfile cujo tema é “A Escola como Espaço de Aprendizagem”. Ainda de acordo com informações da prefeitura, o desfile cívico começa na Rua Minervino Petrônio Portela e segue até a Rua Delmiro Gouveia, nas imediações do ginásio João Paulo II.
Apresentações culturais
Além do Desfile de Emancipação, a programação oficial inclui apresentações culturais nas escolas entre os dias 23 e 25, das 8h às 16h30. Em novembro serão realizados seminários nas escolas quilombolas e apresentações na Tenda Cultural.
Taquarana
Foi bastante movimentada a sessão realizada na quarta-feira 23, na Câmara Municipal de Taquarana, onde os vereadores debateram a perda nos limites territoriais daquele município. A situação estaria favorecendo o município de Belém, que fez a solicitação de revisão dos limites.
Perda de recursos
De acordo com o com o presidente da Câmara, vereador José Gilberto (PR), que demonstrou sua preocupação com a situação. Segundo ele, é uma questão que gera a redução territorial e de população, resultando na perda de recursos. A preocupação é com a perda de território e população, que pode comprometer o coeficiente do Fundo de Participação do Município (FPM).
Recurso na justiça
José Gilberto citou que a situação é comprovada através de documentos do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral). Com esse realinhamento, as perdas atingem cinco comunidades: Lagoa do Tanque, Varas, Lagoa da Pedra, Laranjeiras e Várzea do Arroz. Segundo o vereador José Gilberto, o município está entrando com um recurso na justiça.
Iteral
De acordo com o Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) informou, através de sua assessoria, que tem sempre atendido as solicitações de revisão e identificação de limites territoriais dos municípios alagoanos.
Ainda segundo o órgão, cabe aos gestores municipais fazerem as solicitações e reivindicações. Além disso, todos os municípios confrontantes também são convidados para acompanhar o trabalho em campo. (Blog Roberto Gonçalves).
Escola militar
A ideia do presidente Jair Bolsonaro em implantar no país escolas militares vem causando repercussão desde que os governadores do Nordeste recusaram a oferta (com exceção do Ceará) e os prefeitos passaram a ser a bola da vez para receber o "prêmio" do governo federal para a construção dessas escolas nos municípios brasileiros Os recursos para a construção desse modelo de escola gira em torno de R$1 milhão para cada unidade e atraiu muitos gestores.
Reivindicando a adesão
Em Palmeira dos Índios, a pedido de eleitores e simpatizantes da causa bolsonarista, a vereadora Ana Adelaide França (MDB) fez uma indicação na Câmara Municipal prefeito Júlio César (PSB) reivindicando a adesão do município à proposta do governo federal.
Cabo de guerra
Porém o requerimento da vereadora virou um verdadeiro cabo de guerra, porque o presidente do PSL em Palmeira dos Índios, Flavio Targino absorveu pra si a paternidade da escola militar, dando um chega pra lá na vereadora, que é do partido de Renan Filho que não aderiu ao programa bolsonarista.
... Às vésperas do aniversário de 95 anos de Arapiraca, o Museu Zezito Guedes e a Escola de Artes completam 10 anos, no dia 29 de outubro. E para comemorar, a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, vai realizar uma programação especial e que vai contar com a presença do Patrimônio Vivo da Cultura Alagoana, José Gomes Pereira, conhecido como Zezito Guedes.
.... O escultor, poeta, folclorista e mestre da cultura popular Zezito, que completou 83 anos em 2019, será homenageado com um busto que ficará no Museu ao qual dá nome.
... O Museu Zezito Guedes guarda um grande acervo com objetos, fotos e obras do patrono, além de um rico material sobre a história de Arapiraca.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.