Edmilson Teixeira
Arapiraca
O município desponta como o maior produtor de abacaxi de Alagoas. Na comunidade do Poção, são aproximadamente 500 pequenos produtores rurais que trabalham diretamente com o cultivo do fruto. O bom é que todos recebem sistematicamente assistência técnica da equipe da Emater/AL.
Expectativa
De acordo com dados da Regional da Emater, em Arapiraca, para a safra deste ano a expectativa é de um milhão e 100 mil frutos de abacaxi, o que proporcionará uma renda significativa para os pequenos produtores rurais ligados à agricultura familiar, tanto para os que comercializam diretamente nas feiras livres para atravessadores, como para os que atuam na venda direta para merenda escolar e PAA.
Santana do Mundaú
A Prefeitura busca apoio junto ao Iteral, a fim de promover no município o projeto Quarta Verde. "Idealizado pelo Instituto Irmãos Quilombolas, o projeto que visa realizar uma edição semanal da feira na cidade, e outra semanal na região, tem o objetivo de incentivar a diversidade do plantio, aumentar a renda das comunidades e ampliar a comercialização dos produtos e subprodutos agroecológicos", explicou a presidente do Instituto e a representante da Comunidade Jussara, Dona Raimunda.
Trágico
Na ultima sexta-feira, a jovem dentista Anielly Monise Amaral Santos, de 27 anos, morreu após perder o controle do carro ao sair da pista e capotar em um trecho da AL 115, no município de Girau do Ponciano. Ela era nora do vice-prefeito de Lagoa da Canoa, Paulo Aguiar. Monise trabalhava como dentista na Prefeitura do município. Há informações de que antes de sofrer o acidente, a vítima, teria ligado para familiares informando que estava sendo perseguida.
Porto de Pedras
Prefeito Henrique Vilela afirma que no sábado, mais 70 pessoas deram continuidade ao tratamento de Glaucoma em Maceió. Segundo ele, é um trabalho de parceria entre a Funbrasil e Prefeitura. “Nossa equipe de governo continua facilitando a vida da população, pois é um momento de agradecer a todos os envolvidos nesse trabalho” comentou.
Canal
O deputado Federal Isnaldo Bulhões Júnior (MDB/AL), usou suas redes sociais para reagir contra a paralisação das obras do Canal do Sertão. O motivo é a falta de repasse do Governo Federal. Segundo o parlamentar, não foi por falta de aviso que as obras iriam parar. Há três meses, Isnaldo esteve com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, que na ocasião prometera que a obra não iria paralisar por falta de recursos.Joaquim Gomes
Os ingressantes do curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Aldeia Wassu Cocal, município de Joaquim Gomes, foram recepcionados durante toda manhã de domingo, com uma aula especial, na Escola José Máximo de Oliveira, na própria Aldeia. A Aula Inaugural foi promovida pela UNEAL – Universidade Estadual de Alagoas, e contou com a formação da mesa formada por lideranças indígenas. As aulas ocorrerão quinzenalmente aos sábados e domingos e a formação é específica nos cursos de letras e pedagogia.
ImportânciaO curso de licenciatura indígena, ofertado pela UNEAL, é uma extensão, sendo executado pelo governo do estado, através de recurso oriundo do FECOEP – Fundo de Combate à Pobreza Extrema. Essa é a segunda edição do curso, que visa a formação superior de 280 índios de diversas comunidades indígenas de Alagoas. Os polos estão nos municípios de Pariconha, Palmeira dos Índios, Porto Real do Colégio e Joaquim Gomes.
Maragogi
Muitos moradores de Maragogi tanto da parte urbana como dos povoados, estão na bronca com a Prefeitura. Reclamam de que as árvores centenárias, sobretudo das praças estão sendo podadas de forma truculenta. “Um absurdo estão deixando nossas árvores que nos ajudam muito nesse verão com suas sombras, apenas no tronco”, disse um internauta nas redes sociais.
Delmiro Gouveia
Desde o último dia 7, que a Secretaria Municipal de Saúde, através do Ministério da Saúde e Sesau vêm realizando a vacinação contra o Sarampo nas unidades da rede municipal de saúde. Sábado por exemplo, foi o Dia D da campanha nacional contra o Sarampo, onde 446 doses foram aplicadas. No geral já são mais de 1.100 crianças entre 6 meses e menores de 5 anos que receberam a dose de proteção.
Delmiro Gouveia II
O Sarampo é uma doença viral aguda, altamente transmissível. Seus sintomas são febre alta, mal-estar, coriza, conjuntivite, tosse e falta de apetite. Depois aparecem manchas vermelhas na pele que são a maior característica da doença. “Delmiro Gouveia é uma cidade de convergência de diversos estados do Nordeste, que também já apresentam a doença. Este é o momento de prevenir e proteger as nossas crianças", declarou o prefeito Padre Eraldo.
Edmilson Teixeira
Sobre
É jornalista graduado pela UFAL 1998 e pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, pelo CESMAC 2011