Edmilson Teixeira
Preparativos
Ritmo eleitoral
Um encontro promovido pelo partido Podemos que estava programado para à tarde desta sexta-feira, na Assembleia Legislativa de Alagoas, foi cancelado. “É que diante da impossibilidade da presença da presidente nacional do Podemos, deputada federal Renata Abreu (SP) a nossa Executiva Estadual decidiu adiar a programação para uma data ainda a ser confirmada” justifica Tácio Melo, presidente do partido em nosso Estado.
Ritmo eleitoral II
O evento tinha como finalidade reunir o maior número possível de convidados e familiares, para uma tarde de filiação partidária. Trata-se de uma estratégia de trabalho de Tácio Melo, que dentro de novo um conceito administrativo, visa oxigenar o engrandecimento do partido em Alagoas, sobretudo com a presença de pessoas que compactuam com um partido moderno e cheio de planos para o bem do Brasil. Além da deputada Renata Abreu, também estaria nesse encontro o deputado José Medeiros (MT).
Situação
O senador José Antônio Reguffe, do Distrito Federal, é o mais novo integrante do Podemos. Com a chegada dele, o partido torna-se a segunda maior bancada do Senado, com 10 integrantes, sob a liderança de Álvaro Dias (PR). E este tamanho, como lembra o senador Álvaro Dias, é temporário, porque os planos do partido conquistar a maior bancada do Senado. O partido também já conta com 10 deputados federais.
União dos Palmares
Segundo o jornalista Ivaldo Pinto, União tem tudo para se transformar num importante polo turístico de Alagoas com o aproveitamento do turismo étnico e cultural. “Potencial não lhe falta. A Serra da Barriga, por exemplo, a maior atração, com forte apelo turístico, é um lugar mágico, único no mundo. Só existe em Alagoas, e, por isso, deveria ser melhor trabalhado pelo governo do Estado, por meio do órgão oficial de Turismo, em nível nacional e internacional” disse. União dos Palmares II A Serra da Barriga é tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1985. É no platô da serra, distante 9 km da sede do município, que está instalado o Parque Memorial Zumbi dos Palmares, concebido para homenagear o líder negro Zumbi, cuja inauguração se deu em 2007. Histórico O equipamento, Patrimônio Cultural do Mercosul desde 2017, reconstitui o cenário de uma das mais importantes histórias de resistência à escravidão em todo o mundo. Segundo historiadores, o Quilombo dos Palmares, destruído por Domingos Jorge Velho em 1695, tinha à época uma população de cerca de 30 mil escravos, sendo considerado o maior e mais organizado das Américas. Outros Além da Serra da Barriga, União dos Palmares tem também atrações culturais como o Memorial Jorge de Lima, local onde viveu o príncipe dos poetas brasileiros; a Casa-Museu Maria Mariá, que guarda o acervo da professora, historiadora, jornalista e folclorista, e o Mercado de Artesanato, que funciona em um dos galpões da Estação Ferroviária, comercializando uma variedade de produtos artesanais. Delmiro GouveiaO lançamento do livro Revisão Criminal do Processo Delmiro Gouveia acontece nesta sexta-feira, no Colégio Delmiro Gouveia, lá em Delmiro Gouveia, Sertão alagoano. O evento é uma ação conjunta entre o Governo de Alagoas, através da Secretaria de Comunicação, do Gabinete Civil, do Arquivo Público de Alagoas, da Imprensa Oficial Graciliano Ramos e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AL).
Delmiro Gouveia II
O livro acompanha a revisão da condenação de Róseo Moraes do Nascimento, José Ignacio Pia, conhecido como Jacaré, e Antônio Félix do Nascimento, os principais acusados do assassinato de Delmiro Augusto da Cruz Gouveia, em 1917. A obra é um projeto sonhado por décadas pelo desembargador aposentado Antônio Sapucaia, que faleceu no último dia 3 devido a um infarto fulminante.
Edmilson Teixeira
Sobre
É jornalista graduado pela UFAL 1998 e pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, pelo CESMAC 2011