Edmilson Teixeira

Sertão alagoano nas paradas!  

Edmilson Teixeira 15 de outubro de 2019

A lha do Ferro, povoado de Pão de Açúcar, às margens do Velho Chico,  Sertão alagoano, é fonte de inspiração do desfile Coletivo Alagoas de 11 marcas de referência do setor vestuário e acessórios do Estado em mais uma edição do “Minas Trend”. O badalado evento que acontece na noite de  quarta-feira da semana que vem  no Expominas, em Belo Horizonte. Pois esse Minas Trend  é considerado o maior salão de negócios de moda da América Latina.

 Conteúdo

Localizada a 18 km da cidade de Pão de Açúcar, a Ilha do Ferro repleta de história, riqueza e memória reflete no artesanato a força do povoado e sua principal atividade econômica, seja em esculturas talhadas na madeira feitas por mãos talentosas, nos ateliês de fundo de quintal ou às margens do Velho Chico.

Carro-chefe 

Mas entre tanta manifestação cultural, é o bordado Boa Noite - trabalho único no Brasil e executado pelas mulheres da região - que mais se destaca. Os frutos de tamanha produção vêm através de aclamação por especialistas e chegam a figurar em revistas especializadas como atração principal em exposições nacionais e internacionais.

Delmiro Gouveia 

“Iniciamos a semana com o município recebendo mais remédios do Programa Dose Certa do Governo de Alagoas. São inúmeros medicamentos que irão abastecer as farmácias da rede municipal de Saúde, que hoje possuem seus estoques completos, beneficiando a população que precisa dos serviços públicos do município. Meus sinceros agradecimentos ao governador Renan Filho” prefeito de Delmiro, Padre Eraldo, com seu recado postado ontem no Instagram.

São Luís de Quitunde

Depois de cinco dias seguidos; especialmente dedicados às crianças do município na última semana, com festa, presente e tudo mais, sobretudo em salas de aulas e praça pública, a Prefeitura de São Luís de Quitunde agora dedicou um dia especial para  seus professores. Foi na noite de segunda-feira, num ginásio de esporte, onde não faltou música ao vivo, entrega de brindes e sorteio de vários prêmios, como notebooks e TVs; isso em comemoração ao Dia do Professor.

 

Satisfação

“Foi um momento para reforçar o quanto eles são importantes e especiais” disse a prefeita Fernanda Cavalcante (MDB) entusiasmada com o momento vivenciado pela Educação do município. Os professores também se divertiram com presença da animadora Paty Maionese.

Boca da Mata

Berço da família Tenório, a cidade de Boca de Mata está há cinco dias sem sinal da TV Pajucara! A população pede o seu reestabelecimento definitivo para que usufruam das informações e entretenimento, considerando que a ocorrência e frequente! Detalhe: a família Tenório é uma das maiores acionistas do Grupo Pajuçara de Comunicação.

 

Arapiraca

Durante os Jogos Comemorativos dos 70 anos da Associação dos Magistrados Brasileiros, ocorridos no último final de semana em Brasília, ao que parece só deu Alagoas no Pódio, sobretudo na maratona. O juiz presidente da Comarca de Arapiraca, Rômulo Vasconcelos, foi ouro nos 5 km; Geraldo Amorim, Comarca de Maceió, prata nos 5 km e Claudemiro Avelino, Comarca de Penedo, bronze nos 10 km.

Jundia

A Secretaria de Saúde de Jundiá vem realizando ao longo dessa semana um trabalho de prevenção na zona rural do município. De acordo com o titular da pasta, Rodrigo Buarque, também vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems), equipes da Vigilância em Saúde, Vigilância Sanitária e os profissionais de endemias estão atuando de forma integrada nas visitas às residências.

Ministro

Nesta quinta-feira em Maceió, o ministro da Cidadania, Osmar Terra, apresentará aos prefeitos de Alagoas, o programa Município Mais Cidadão. A medida contempla uma série de incentivos na área da Cultura, do Desenvolvimento Social e do Esporte para beneficiar as regiões mais carentes do País. O programa é inédito e será realizado por meio de parcerias com as prefeituras e o Sistema S. O lançamento será no auditório da Federação das Indústrias, às 9.30 hs.   Alvo Segundo o ministro Osmar Terra, o objetivo do governo federal é mudar a realidade de vulnerabilidade social por meio da promoção de festivais de música, de dança, e de audiovisual; de olimpíadas municipais e de ações para geração de emprego e renda, além da inclusão das pessoas com deficiência, entre outras.   Meta Com a integração de ações culturais, esportivas e desenvolvimento social, o governo federal acredita ser possível proporcionar mais autonomia às famílias de baixa renda. A ideia é juntar serviços com benefícios para a criação de oportunidades de trabalho para que as pessoas possam, futuramente, depender cada vez menos de programas de transferência de renda como o Bolsa Família. .